TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM III

Por:   •  11/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.687 Palavras (15 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 15

Resumo

Este estudo trata do Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM III), referente à pesquisa realizado no Terceiro bimestre do primeiro período do Curso de Graduação Tecnológica em análise e desenvolvimento de sistemas da Universidade Paulista – UNIP - realizada na cidade do Brasília, Distrito federal e implementa uma rede de dados em uma empresa fictícia, com o intuito de demonstrar, de forma prática, os conhecimentos adquiridos com base em estudos das disciplinas Fundamentos de Redes de dados e comunicação, Matemática para computação, Ética e legislação profissional e Metodologia científica.

Abstract

Este estudo trata do Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM III), referente à pesquisa realizado no Terceiro bimestre do primeiro período do Curso de Graduação Tecnológica em análise e desenvolvimento de sistemas da Universidade Paulista – UNIP - realizada na cidade do Brasília, Distrito federal e implementa uma rede de dados em uma empresa fictícia, com o intuito de demonstrar, de forma prática, os conhecimentos adquiridos com base em estudos das disciplinas Fundamentos de Redes de dados e comunicação, Matemática para computação, Ética e legislação profissional e Metodologia científica.

1. INTRODUÇÃO     

O objetivo desta proposta é apresentar os resultados do trabalho de estudo e simulação, voltado para a implantação de rede física e lógica para o novo Centro de Inclusão digital do idoso, seguindo normas e procedimentos presentes nas ISOs (International Organization for Standardization), organização internacional que descreve normas e procedimentos em variados seguimentos, a ISO no Brasil é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Com isso, garantiu-se a comunicação os diversos ambientes e a alta disponibilidade nos aspectos físicos e lógicos na rede proposta, seguindo as melhores práticas e procedimentos de qualidade, levando em consideração que não é o alto custo que rege o desenvolvimento do mesmo.

Para se alcançar o objetivo proposto, buscou-se também disponibilizar recursos para melhorar o processo de inclusão digital, tornando o ambiente mais fácil e amigável. Assim como, propor para a organização as melhores tecnologias utilizadas no mercado, considerando a relação do custo benefício, crescimento e segurança das informações transitadas; desenvolver um projeto consistente, capaz de garantir a eficiência de uma estrutura que está em processo de expansão constante, não sendo possível prever todos os gastos com equipamentos no início da implantação; e estruturar a rede para que com a vinda dos novos setores não se tenha a necessidade de desfazer tudo que já foi feito, apenas inserindo os novos departamentos no mesmo padrão de qualidade do que foi realizado.

Um trabalho dessa natureza se justifica porque a prefeitura entende a importância da inclusão digital. Essa realidade segue uma tendência mundial, focando em um cenário mutante complexo no qual as pessoas precisam lidar e realizar suas operações, a fim de garantir o cumprimento das suas metas e cultivar seus valores. Um processo de comunicação que extrapola o sentido de comunicação enquanto instrumento e/ou transmissão de informações, enquanto processo básico e passa a ser entendida como um importante processo a ser exercido, um processo estratégico para a comunidade.

Para garantir a comunicação, o CIDI utiliza o Sistema ERP, Arquivos em Rede, Serviço de Domínio, planilhas eletrônicas com consulta no banco de dados, desenvolvimento de artes gráficas e utilização de Sistemas Web.

2. UNIVERSO DA PESQUISA – DEMANDA APRESENTADA

A demanda apresentada propõe um ambiente com seis espaços, conforme definição abaixo:

  1. Sala de administração: Espaço destinado aos funcionários que trabalharão e administrarão a CIDI. Deverá conter um computador com impressora acoplada, destinados ao coordenador responsável pela administração

. [pic 1]

  1. Sala de Triagem e Cadastro: Destinada ao cadastramento dos idosos que serão atendidos pelo CIDI. Deverá conter dois computadores, com Sistema de Informação interligada a um Banco de Dados, onde serão armazenadas as informações dos usuários, e uma impressora de rede. Dois funcionários serão responsáveis por este setor.

[pic 2]

  1. Laboratório de Informática: Destinados aos cursos que serão disponibilizados para os idosos. Deverão ser instalados 13 computadores, sendo um destinado ao instrutor e os demais aos cursistas. A maior parte dos cursos ministrados contemplarão o uso de planilhas eletrônicas, editores de texto, acesso à internet, dentre outras ferramentas. 

[pic 3]

  1. Laboratório de Acesso à Internet: Destinados aos usuários que desejarem acessar a internet por meio de desktops. Será composto por oito computadores, que poderão ser usados por uma hora, mediante a reserva. Haverá sempre um monitor responsável por auxiliar os idosos.

[pic 4]

  1. Espaço para Palestras: Com capacidade para 100 pessoas, terá um computador lidado a um Datashow, visando facilitar o trabalho do palestrante.

[pic 5]

  1. Espaço de Convivência: haverá uma lanchonete com mesas, cadeiras e poltronas, em espaço agradável e confortável para que os idosos possam conviver e acessar à internet por meio de seus dispositivos pessoais. Deverá ser instalado um ponto de acesso sem fio. Haverá sempre um monitor para auxiliar nas dúvidas e dificuldades dos usuários.

[pic 6]

Por tratar-se de um estudo preliminar, sem a apresentação da planta baixa do local da implantação, não será possível apresentar o orçamento exato do projeto. Será apresentado um desenho inicial, mas que poderá sofrer alterações.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 REDES DE COMPUTADORES

Hoje em dia, tanto no ambiente explícito da informática quanto fora dele, todos nós temos contato com algum tipo de rede em maior ou menor grau. As redes de computadores surgiram da necessidade da troca de informações, onde é possível ter acesso a um dado que está fisicamente localizado longe de você (TORRES, 2001).

Segundo SOARES (1995), uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores e por um sistema de comunicação, ou seja, é um conjunto de enlaces físicos e lógicos entre vários computadores (chamados hosts).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (606.2 Kb)   docx (392.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com