TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Implantação de Sistema de Comunicação em Redes

Por:   •  27/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Projeto de Implantação de Sistema de Comunicação em Redes para Matriz e Filial de uma Empresa

UNIP – MANAUS

2020

UNIVERSIDADE PAULISTA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

UNIP – MANAUS

2020

Resumo

O presente projeto traz uma proposta de implantação de um sistema de informação que auxilie na comunicação entre matriz e filial de uma empresa, permitindo o gerenciamento remoto de estoque, remanejamento de mercadorias e colaborando para otimizar seus processos.

Para isso, o terminal a ser implantado, foi projetado respeitando a Organização de Computadores e Economia no modelo de Totem escolhido. Além de outros pontos estratégicos que facilitem a utilização pelo usuário e justifique sua implantação. Visando estimular o autoatendimento no terminal, foi também, planejado um material de divulgação publicitária e um comunicado para promover a adaptação do equipamento ao centro de cidadania. Todas as medidas propostas levam em consideração o local de implantação e priorizam mediar o acolhimento ao centro social, garantindo as mulheres acesso aos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais promovidos pelo centro.

Palavras-chave: Comunicação, Empresa, Rede de computadores.

Abstract

        

Sumário

1.        Introdução        6

2.        Centros de cidadania das mulheres.        7

2.1 Centro de cidadania das mulheres em Manaus.        7

2.2. Atividades desenvolvidas no CRDM/Manaus.        8

2.3. Parcerias e Atendimento no CRDM - Manaus.        9

3.        Organização de computadores        10

4.        Sistema Operacional – SO        11

4.1. Desenvolvimento dos Sistemas Operacionais        12

4.2.1. O Linux        12

4.2.2. O Windows        12

4.2.3. Análise de diferenças Linux/Windows        12

5.        Terminais de informação e autoatendimento        13

5.1. Como funcionará o TOTEM instalado        14

6.        Totem para centros de cidadania das mulheres        16

6.1. Demonstração do aplicativo nos terminais        16

7.        Comunicação aplicada        18

7.1. Estratégia de Comunicação        19

Press release        19

Conclusão        20

Referências        21

  1. Introdução

As ferramentas de comunicação são fundamentais para o desempenho de diversas atividades, no mundo corporativo elas podem inclusive ser relacionadas diretamente a produtividade e lucratividade de uma empresa.

Segundo Amorim (2018) citado por Nunes (2018), as tecnologias de informação e comunicação têm sido os verdadeiros motores da economia nacional ao aumentar a produtividade de outros setores. Tal fato, tem sido comprovado durante os impactos da pandemia de COVID-19 na economia, onde as tecnologias de informação vem desempenhando papel primordial na mudança de comportamento de muitas empresas, incluindo o trabalho remoto e até mesmo a demanda adicional de serviços se comparado com o cotidiano histórico de operação, conforme aborda em estudo Okano et al (2020).

Neste sentido, em um mercado global e competitivo, as empresas precisam do aporte das ferramentas computacionais para otimizar suas atividades, prezando pela segurança de suas informações e, principalmente no que diz respeito a relações entre empresa matriz e suas filiais, pela padronização do serviço.

Com isso, este projeto aborda a proposta de implantação de um plano de colaboração para melhor comunicação entre empresas filiadas e sua matriz, com o objetivo de melhorar a comunicação e facilitar a interação remota entre seus colaboradores. Para isso, nas etapas constam a disponibilização do link de comunicação de dados, distribuição de redes, interligação das filiais com a matriz, características do cabeamento e o plano de endereçamento de rede.

Tal projeto será desenvolvido de maneira interdisciplinar, fazendo uso de conceitos abordados em Fundamentos de redes de dados e comunicações, Matemática para computação, Metodologia científica, Ética e legislação profissional, Laboratório de arquitetura e redes de computadores. Todas as medidas propostas consideram a implantação das ferramentas em uma empresa fictícia, respeitando o código de conduta padrão e as questões éticas de sigilo de informações em uma empresa de médio porte.  

  1. A empresa: AnFlipe

A AnFlipe é uma empresa atuante no mercado de utilidades domésticas desde 2012 e com o passar dos anos veio se automatizando para melhor atender seu público. Com matriz em Urucará/AM e hoje, com 1 filial em Santarém/PA e 1 em Parintins/AM, a empresa conta ao todo com 70 estações de trabalho, incluindo quatro pontos informatizados de controle de estoque e despache de mercadorias, distribuídas entre suas unidades.

Devido ao aumento de demanda de pedidos on-line, a empresa detectou a necessidade de reestruturar sua base de comunicação e pretende neste momento implantar uma estrutura de TI que interligue as suas unidades, para que cada unidade tenha acesso ao estoque da outra, colaborando assim para o atendimento integrado.

3. Sistemas Operacionais de Rede.

Em 2003, Tanenbaum já descrevia o conceito de redes de computadores como sendo o conjunto de computadores autônomos, interconectados por uma única tecnologia; e desde aquela época, somente cresceu a necessidade de interligação e interação entre pessoas e empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com