TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Rede de Computadores

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.350 Palavras (14 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Projeto Integrado Multidisciplinar III

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO DE REDE DE COMPUTADORES

SÃO PAULO/SP

2015

[pic 2]

Projeto Integrado Multidisciplinar III

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO DE REDE DE COMPUTADORES

        

RA

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

 Semestre

Trabalho de projeto de rede de computadores para obtenção parcial de nota da Universidade Paulista (UNIP),

.

SÃO PAULO/SP

2015

RESUMO

A empresa “Pesquisa Certa” atua na área de pesquisa de mercado e necessita da implantação de uma nova base de operações para o município de Jundiaí. Com base nesta necessidade será criado um projeto físico/lógico para a implantação de uma rede de computadores com capacidade para 50 estações de trabalho e mais 6 hosts, incluindo um servidor de aplicação e um servidor de banco de dados. Todo o projeto foi dimensionado de acordo com a planta baixa da empresa. Prevendo uma possível expansão ao longo dos anos, os switchs cotados para o projeto suportaram um aumento de até 20% de hosts. O projeto detalha o planejamento e as especificações técnicas da rede, como a topologia física e lógica usada, quais computadores, sistemas operacionais e softwares serão usados nas estações de trabalho, servidores, padrões de cabeamento e conectorização, o protocolo de transporte usado na rede e o provedor de internet, prevendo uma possível redundância do mesmo. Foi estabelecido uma política de ética para a empresa, atentando aos direitos do cliente, sua propriedade intelectual e aspectos éticos e legais referentes ao uso da Internet. Aborda a metodologia para produção do projeto detalhando os instrumentos necessários para a elaboração do trabalho científico. O conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação desta produção científica.

Palavras-chave: rede de computadores, topologia, servidor, ética e metodologia.

ABSTRACT

The company "Pesquisa Certa" works in market research area and requires the implementation of a new base of operations for the city of Jundiaí. Based on this need will be created a project physical/logic for implementing a computer network for up to 50 workstations and over 6 hosts, including an application server and a database server. The entire project has been designed in accordance with the blue print of the company. Anticipating a possible expansion over the years, switchs quoted for the project supported an increase of up to 20% of hosts. The project details the planning and the technical specifications of the network, such as physical and logical topology used, which computers, operating systems and softwares will be used on workstations, servers, cabling standards and connectorization, the transport protocol used in network and internet provider, foreseeing a possible redundancy of the same. An ethical policy was established for the company, considering the client's rights, intellectual property and their legal and ethical issues related to Internet use.It addresses the methodology for producing the project detailing the instruments necessary for the preparation of scientific work. The set of techniques and processes used for research and the formulation of this scientific production.

Keywords: computer network, topology, server, ethics and methodology.

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

2        PROJETO DA REDE DE COMPUTADORES        6

2.1        PLANEJAMENTO        7

2.2        ESPECIFICAÇÕES DA REDE        7

2.3        TOPOLOGIA FÍSICA DA REDE        8

2.4        TOPOLOGIA LÓGICA DA REDE        8

2.5        ESTAÇÕES DE TRABALHO        9

2.6        SERVIDORES        9

2.7        CABEAMENTO E CONECTORIZAÇÃO        10

2.8        PROTOCOLO        10

2.9        PROVEDOR DE INTERNET        11

3        POLÍTICA ÉTICA        11

3.1        DIREITOS DO CLIENTE        12

3.2        PROPRIEDADE INTELECTUAL        12

3.3        ÉTICA EMPRESARIAL        13

3.4        USO DA INTERNET        14

4        METODOLOGIA        14

5        CONCLUSÃO        15

REFERÊNCIAS        16

1    INTRODUÇÃO

        Antes da invenção dos computadores, as empresas precisavam de gigantescos arquivos para armazenar a sua enorme quantidade de arquivos e papéis importantes. Com o surgimento dos computadores esses enormes arquivos se resumiram em pequenos discos rígidos, que podem armazenar enormes quantidades de arquivos. Além disso, os computadores trouxeram uma infinidade de ferramentas para os colaboradores das empresas conseguirem trabalhar com melhor qualidade, como softwares, impressoras, copiadoras e etc.

        

Um tempo após a invenção dos PC’s (computadores pessoais), foi criada a primeira rede de computadores, a ARPANet, que tinha o objetivo de interligar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano. Ela então evoluiu para o que conhecemos hoje como Internet.

        A internet trouxe uma velocidade incrível para a troca de informações entre longas distancias, proporcionando novos horizontes para as empresas realizarem negócios.

        Hoje em dia, praticamente toda empresa necessita de uma rede de computadores e um provedor de internet, para conseguir realizar suas atividades com velocidade e eficiência. E isto não seria diferente com a empresa “Pesquisa Certa”, da qual realizaremos o projeto de rede de computadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (427 Kb)   docx (336.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com