TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto integrado

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.783 Palavras (16 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 16

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

A IMPORTÂNCIA DO

ENSINO DE INFORMÁTICA

PARA CRIANÇAS

 Paraty/RJ

2015

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de tecnologia

A IMPORTÂNCIA DO

ENSINO DE INFORMÁTICA

PARA CRIANÇAS

Nome: Fabiana Boniolo de Oliveira

RA(s): 1501021

Curso: Superior Tecnologia da Informação

Semestre: 1º semestre

 Paraty/RJ

2015

RESUMO

Neste trabalho foi desenvolvido um estudo sobre a inclusão digital e sustentabilidade para crianças a nível de ensino fundamental matriculadas em escolas públicas e comunidade carentes.

Foi feito um levantamento de como montar uma ONG com fluxograma dessa ONG para o ensino de informática para crianças e de como descartar corretamente o resíduo que consumimos de forma consciente.

Também foi feito uma pesquisa entre os sistemas operacionais Windows, Linux e Android para escolher qual seria a melhor opção de uso e de custo benefício para o implantação na ONG. Junto com uma tabela estatística de qual é o mais usado no Brasil e no Mundo.

Windows foi escolhido como melhor sistema operacional por ser de fácil manuseio e com um ótimo desempenho funcional a atender da melhor forma os usuários da ONG.

Palavra-chave: Inclusão Digital. Sistemas Operacionais

ABSTRACT

In this work a study on e-inclusion and sustainability for children to elementary school enrolled in public schools and needy community.

A survey of how to set up an NGO with this NGO flowchart for the computer education for children and how to properly dispose of the waste we consume consciously been done.

It was also made a survey of the Windows operating systems, Linux and Android to choose which would be the best use of option and cost effective for the deployment in NGOs. Along with a statistical, table which is the most used in Brazil and the world.

Windows was chosen as the best operating system to be easy to handle and with a great functional performance to meet in the best users of the NGO.

Kay-word: Digital inclusion. Operating Systems

SUMÁRIO

1. Introdução        5

2. Um estudo sobre a importância do ensino de informática para crianças        6

3. Um roteiro e um fluxograma de como montar uma ONG        8

4. Um estudo sobre as características dos sistemas operacionais Windows, Linux e Android para desktops, devendo apresentar análises de vantagens, desvantagens de cada uma das soluções, além de uma tabela apresentando as estatísticas de uso no brasil e no mundo        10

5. A recomendação, as devidas justificativas, de qual sistema operacional deverá ser adotado pelo empresário        16

6. Conclusão        17

7. Referências        18


1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado um estudo sobre a importância do ensino da informática para crianças do ensino fundamental matriculadas em escola públicas e de comunidades carentes.

Será apresentado uma forma consciente do descarte de resíduos e consumo consciente dos materiais tecnológicos.

Também será apresentado um estudo um levantamento do que é preciso para montagem de uma ONG e dos sistemas operacionais a ser implantado para melhor atender as necessidades desta ONG.

Os sistemas Operacionais pesquisados foram o Windows, Linux e o Android e foi feito uma comparação em suas características suas vantagens e desvantagens e qual é o mais usado no Brasil e no mundo.

Cada sistema operacional foi teve um pouco de sua história apresentada, da sua criação ao seu desenvolvedor.

  1. UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE INFORMÁTICA PARA CRIANÇAS

Um dos objetivos da introdução dos computadores na vida das crianças é que esta tecnologia estimule suas mentes e potencialize seu desenvolvimento intelectual, paralelamente ao seu desenvolvimento psicossocial, uma vez que sua coordenação motora está se estabelecendo conjuntamente a seus gostos e relações sociais.

O uso do computador pelas crianças contribui para o aceleramento de seu desenvolvimento cognitivo e intelectual ajudando-as em suas habilidades de criar e de encontrar soluções para problemas com os quais se defrontam. Além disso, esse recurso acrescenta uma tal dimensão motivacional que tarefas que poderiam ser vistas pelas crianças como cansativas são realizadas com interesse graças a seu nível de complexidade e realismo.

Portanto, é de suma importância o desenvolvimento de estratégias que promovam a inclusão dessa população nessa nova tecnologia. Contudo, antes de utilizar o computador como ferramenta de aprendizagem, a criança precisa aprender como se dá o seu funcionamento.

A informática trouxe benefícios para o setor educacional. Em aspectos construtivistas, houve uma maior interação entre aluno/professor/computador, tornando este recurso um subsídio imprescindível no processo de mediação do conhecimento. Em aspectos tradicionais, percebeu-se a defasagem apresentada diante das situações ocorrentes e constatou-se a necessidade de mudança. O trabalho a ser desenvolvido com crianças sugere o uso da informática como fonte inovadora do processo de aprendizagem, visando um melhor aproveitamento e rendimento das atividades desenvolvidas pelo setor.

A informática direcionada às crianças pode auxiliar no seu processo educativo por possibilitar que a ela aprenda “brincando”, construindo seu próprio conhecimento, desenvolvendo competências e habilidades como agir com autonomia, pensar, criar, aprender e pesquisar.

O domínio sobre as funções básicas do computador é fator fundamental para adolescentes e jovens em busca de uma atividade profissional.

Portanto, a inclusão digital dos profissionais da educação, assim como a inserção das crianças nesta realidade torna-se de fundamental importância para que, na medida do possível modifique-se o panorama educacional e conquiste-se as mudanças necessárias, objetivando adquirir conhecimentos realmente aplicáveis e condizentes com a realidade em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (170.1 Kb)   docx (126.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com