TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de Projeto - Aplicativo para serviços culinarios

Por:   •  16/4/2019  •  Seminário  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

Proposta de Projeto

Aplicativo para Serviços Culinários

Wellington Capoia
weellingtonc@gmail.com

Orientador:
Prof. Anderson Rici Amorim
anderson.riciamorim@gmail.com

Resumo


Comer é essencial ao ser humano, todos precisam comer. E com o avanço da tecnologia, existem inúmeras opções de atendimento a essa necessidade, de modo a atender os mais variados poderes aquisitivos, paladares e disponibilidade de tempo e espaço. De fast food a iFood, é possível solicitar uma refeição a praticamente qualquer hora. No entanto, apesar dos diferentes tipos de comida rápida que esses estabelecimentos e aplicativos oferecem, existem poucas opções realmente personalizadas e que atendam exatamente às necessidades e preferências nutricionais de alguns consumidores. Clientes com diabetes, por exemplo, podem encontrar dificuldade quando trata-se de variedade no cardápio. Assim como para outras dietas especiais/restritivas, veganas, hiperproteicas, etc. Nestes casos, em que o cardápio geralmente é desenvolvido por médicos, nutrólogos ou nutricionistas, o paciente precisa providenciar o que foi recomendado. Assim, neste trabalho, propõe-se o desenvolvimento de um aplicativo para as principais plataformas móveis cujo foco é conectar clientes a prestadores de serviços de culinária, de modo a oferecer opções de serviços personalizados no preparo das refeições.


_______________________________________________________________


1.Introdução

A alimentação é um dos fatores mais importantes na rotina da humanidade. O ser humano se alimenta para sobreviver, mais que isso, se alimenta também por prazer, de modo que comer bem é uma busca constante e atual. Comer bem vai muito além de escolher alimentos nutritivos. A refeição é uma experiência que deve ser vivida em sua totalidade.

Atualmente, a preocupação com a alimentação vai muito além do instinto básico, de modo que é sabido que uma boa alimentação está ligada ao bem estar, à saúde, e o descuido nessa área pode causar graves doenças, como por exemplo a obesidade [1].

Sabe-se que um dos prováveis fatores do sobrepeso/obesidade nos brasileiros inclui alimentação fora de casa, o que se explica com a competição econômica entre produtores de alimentos. E economicamente, sabe-se que geralmente quem leva mais paga menos. Além disso o crescimento da oferta de refeições rápidas é outro agravante [2].

No entanto, percebe-se que esse cenário totalmente favorável a essa indústria tem mudado. Dados de uma pesquisa recente sobre atividades de lazer mostram que apesar de sair de casa para comer ser uma atividade muito popular, ela fica em igualdade com receber amigos para uma refeição em casa [3].

Entretanto, hoje em dia muitas pessoas não dispõem de tempo livre para preparar essas refeições. Sabendo que 25% dos brasileiros sofrem de hipertensão [4], que tem no excesso de sódio uma de suas causas é válido lembrar que o preparo caseiro das refeições permite um maior controle do que se é ingerido, podendo diminuir problemas esse tipo.


2. Objetivo

O objetivo deste trabalho é implementar um sistema para dispositivos móveis  em que usuários possam encontrar prestadores de serviços culinários capacitados para atender a necessidades alimentares específicas, de modo a servir como uma alternativa mais completa para o fast-food.

3. Justificativa

Com a incorporação de refeições rápidas nas rotinas alimentares [5], as pessoas, muitas vezes, se esquecem dos malefícios que toda essa rapidez pode causar. As pessoas, geralmente, têm tudo em casa, de maneira rápida, e isso acaba fazendo com que se perca grande parte da experiência de comer algo caseiro.

Nesse cenário, é possível observar diversas ferramentas para providenciar diferentes tipos de refeições, porém nenhuma com foco específico em refeições caseiras.

4. Metodologia

Inicialmente será feito o levantamento de requisitos com base na técnica de questionários, de modo a deixar claro os objetivos do sistema e qual será o modelo de negócio utilizado.

Após o levantamento de requisitos serão feitas as modelagens necessárias: Diagrama de Classe, Diagrama de Caso de Uso e Diagrama de Atividades.

Com os diagramas prontos será desenvolvida a interface do sistema, com foco na experiência do usuário.

Com a interface pronta será feita a programação das funções do sistema e integração das mesmas.

E, finalmente, serão feitos testes, tanto de caixa branca (estresse, execução, operação, segurança) quanto os de caixa preta (requisitos e tratamentos de erros).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com