TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE COMPARATIVA ENTRE SISTEMAS ESTRUTURAIS LAJES MACIÇAS E LAJES TRELIÇADAS

Por:   •  13/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.749 Palavras (7 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 7

ANALISE COMPARATIVA ENTRE SISTEMAS ESTRUTURAIS LAJES MACIÇAS E LAJES TRELIÇADAS

 Antônio Marcos de Góis

 Acadêmico do Curso Engenharia de Estruturas da Unisociesc, Joinville-SC, Brasil

Orientadora Luciana Maria Bonvino Figueiredo Pizzo

 Docente do Curso Pós Graduação da Unisociesc, Joinville-SC, Brasil

Resumo

No passsado, as estruturas eram construidas sujeitas apenas às cargas distribuidas e vão normalmente pequenos, adotando-se assim estruturas com lajes maçiças. Tendo em vista o atual crescimento da construção civil e demanda por redução de custos e de tempo de execução de uma obra de pequeno a médio porte, torna-se indispensavel uma gama maior de conhecimento de novas técnicas para poder atenuar as perdas na construção civil. O presente trabalho tem como objetivo e realizar uma análise comparativa entre os sistemas estruturais de convencioinais de lajes maciçasas e lajes nervuradas treliçadas. Em Virtude de grandes números de sistemas estruturais de lajes disponivel atualmente no mercado, o que se pretende alcançar uma analise adequada tecnica e financiera dos sistemas de lajes abordados.

Palavras chaves – Lajes, Maciça, Treliçada.

Abstract

In passsado, the structures were built subject only to distributed loads and will usually small, adopting so structures with solid slabs. Given the current growth of construction and demand for cost reduction and a small to medium size work of run time, it is indispensable to a wider range of knowledge of new techniques in order to mitigate losses in civil consgtrução. The prresente work aims and conduct a comparative analysis of the structural convencioinais systems maciçasa slabs and lattice ribbed slabs. In virtue of large numbers of structural systems currently available on the market slabs, which aims to achieve a proper technique and financiera analysis of covered slabs systems.

Resumo traduzido para a lingua inglesa. Deverá vir em itálico.

 Key words - Lajes, Mass, Lattice.

1 Introdução

A construção civil brasileira vive uma fase em que o setor vem perdendo poder em relação a outros anos, que segundo a Câmara Brasileira da Industria da Construção (Cbic), o setor vem sofrendo uma queda. O PIB da construção civil registrou em 2015 a maior queda dos últimos 12 (doze) anos, a construção civil, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou queda de 7,6% em seu Produto Interno Bruto (PIB).

Em 2015 a economia brasileira de acordo com o IBGE, apresentou redução de 3,8% em seu PIB, a maior registrada na nova série histórica do indicador iniciado em 1996. No cenário brasileiro, a construção civil tem uma grande importância na economia do país, e em busca de alternativas mais economicas, faz-se  necessário estudos comparativo entre os vários métodos construtivos, em edificações, as lajes são os elementos estruturais que mais utilizam volume de concreto e formas, tendo uma grande parcela no valor final da obra.

2 Referencial Teórico

Com a dinâmica acelerada do mercado da construção civil, tem-se focado continuamente a exigência nos prazos, na redução de custos e na elaboração de projetos mais ousados. Para suprir a demanda oriunda da constante evolução dos processos construtivos, surge a necessidade de encontrar soluções que otimizem tais processos.  

A fim de elucidar questões relacionadas na escolha de qual tipo de laje seria mais adequada para um edificação modelo de 3 pavimentos, de aproximadamente 150 m² cada pavimento, o presente trabalho propõe uma análise comparativa entre 2 tipos de lajes mais utilizadas no mercado (maciça, nervurada treliçada), visando os aspectos econômicos e estruturais de cada uma.

Lajes maciças, por sua vez, como estrutura e elemento de fechamento é  muito resistente e oferece um excelente isolamento acústico e térmico. As lajes nervuradas treliçadas geralmente são utilizadas para vencer pequenos, médios e as vezes, grandes vãos, e são utilizadas principalmente em obras de pequeno e médio porte. Sendo que essas obras responder uma grande parte do mercado da construção civil, esse trabalho ajudara a escolher que tipo de laje será mais econômica.

3 Metodologia

Para poder alcançar os objetivos desejados com esse trabalho, será utilizado uma dificação de 3 pavimentos com pé direito de 3,00 metros e com aproximadamente 750 m² cada pavimento.

Os cálculos necessários para obter os resultados estruturais desejados para a edificação em questão, serão lançados no software AltoQi Eberick V9 Basic, o qual atende todas os requisitos da NBR 6118 de 2014. O programa tem recursos para gerar estruturas em 3D, e pórticos espaciais para análise da estrutura e para os cálculos das lajes o mesmo utiliza o método de grelha.

Para o lançamento da estrutura é precisso definir alguns parâmetros construtivos tais como:

1 – A resistência do concreto que será utilizado para a construção da edificação, para esse trabalho utilizaremos um fck igual a 30 MPa.

2 – Para a confecção do concreto utilizaremos com agregado graúdo a pedra nº 1.

3 – Para a classe de agressividade vamos programar para classe II, por a estrutura estar em ambiente urbano e risco de deterioração da estrutura ser pequena.

4 – As Cargas das lajes que utilizaremos serão o peso próprio da estrutura, cargas acidentais que vamos usar 150 kgf/m², cargas permanentes de 50 kgf/m² e para as cargas de paredes, considerando uma espessura de 15 cm e um peso próprio de 1300 kgf/m².

O software em questão e destinado para elaboração de projetos em concreto armado, a estrutura e definida atraves de pavimentos que vem a representar os diferentes niveis da edificação.

Após a configuração do Eberick com esses valores, será lançada a estrutura para análise estática linear da estrutura e obtenção dos resultados. Em seguida será feito o levantamento de todos os quantitativos de formas, aço e concreto, para os tipos de lajes que serão analisadas para esse trabalho.

Projeto Arquitetônico

[pic 1]

Fonte: Do Autor

Modelo Estrutural Usado

[pic 2]

Fonte: Do Autor

Armação Positiva das Lajes Maciças em X

[pic 3]

Fonte: Do Autor

Armação Positiva das Lajes Maciças em X

[pic 4]

Fonte: Do Autor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (407.4 Kb)   docx (89.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com