TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a diferença entre uma rede de computadores e sistemas distribuídos?

Tese: Qual a diferença entre uma rede de computadores e sistemas distribuídos?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Tese  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  6.375 Visualizações

Página 1 de 3

1) Qual a diferença entre rede de computadores e sistemas distribuídos?

As redes de computadores possibilitaram que os trabalhos realizados antes em apenas um computador, pudessem ser realizados por um grande número de computadores separados, ao alcance de todas as pessoas. Sua principal característica é o compartilhamento de recursos, que torna todos os programas, equipamentos e dados disponível a todos os usuários da rede.

Um sistema distribuído é definido como um conjunto de unidades de processamento independentes, que através da troca de comunicaçãoe gerenciamento de sincronização pode processar uma aplicação em diferentes locais e em sistemas com características prórprias, dando a impressão ao usuário que toda aplicação é gerenciada por um sistema único.

Diferenças entre redes de computadores e Sistemas Distribuídos:

A maior diferença é que em sistemas distribuídos um conjunto de computadores independentes parece ser para seus usuários um único sistema coerente. Em uma rede, essa coerência e esse modelo de software estão ausentes. O usuário fica exposto a máquinas reais.

Considerações:

-A internet não é uma rede de computadores: A internet é uma rede de redes.

-A World Wide Web não é uma rede de computadores: A Web é um sistema distribuídos que funciona na internet, repare que tudo tem a aparência de um documento (Página web), ou seja, o usuário tem a impressão de ser um único sistema, já que existe apenas um modelo ou paradigma (o documento).

2) Quais são os tipos de meios de transmissão que podem interconectar uma rede de computadores. Cite exemplos

Computadores em rede ficam interligados por meio de fios elétricos, fibras ópticas ou ondas de rádio ou raios de luz, como, por exemplo: cabo de pares trançados, cabo coaxial, fibra óptica, ondas de luz e ondas de rádio.

3) Qual o principal objetivo das redes? Por que?

objetivo básico de uma rede de computadores é garantir que todos os recursos de informação sejam compartilhados rapidamente, com segurança e de forma confiável. Para tanto, a rede deve possuir meios de transmissão eficientes, regras básicas (protocolos) e mecanismos capazes de garantir o transporte das informações entre os seus elementos constituintes.

A justificativa é prover a comunicação confiável entre os vários sistemas de informação, melhorar o fluxo e o acesso às informações, bem como agilizar a tomada de decisões administrativas facilitando a comunicação entre seus usuários.

4) Pode-se afirmar que ao acessar a Web está-se adotando o uso da tecnologia cliente/servidor. Explique essa afirmação.

Sim. Existem vários tipos de servidores. Os mais conhecidos são: Servidor de Fax, de arquivos, web, email, imagens, FTP. Cada um destes servidores executa uma função, por exemplo, para você visualizar o SOL do UNIBH, você está utilizando o Servidor web, o qual é responsável pelo armazenamento das páginas de um site.

Para que você consiga abrir páginas web, você utiliza um navegador, portanto o navegador é o cliente e o site é o servidor, pois o primeiro acessa informações disponibilizadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com