TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual das alternativas está correta para a definição de população?

Por:   •  17/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.778 Palavras (8 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 8

Estatística - A estatística é ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, analise e interpretação de dados

A estatística pode ser definida como uma subdivisão da matemática que descreve características de conjuntos, organizando e resumindo dados a seu respeito, buscando relações entre esses conjuntos de dados e elaborando modelos de forma tal que possam ser feitas previsões a respeito de sua evolução temporal ou da de conjuntos com características similares. População é o termo que os estatísticos utilizam para descrever um grande conjunto de dados que tem algo em comum ♣ A distinção entre os dados realmente coletados, a amostra, e a vasta quantidade de dados que poderiam ser observados, a população, é a chave para o bom entendimento da Estatística

Qual das alternativas está correta para a definição de população?

R: Conjunto de todos os elementos apresentando uma característica comum objeto de estudo.

Ramo d conhecimento 3 grupos : Estatística descritiva. ♣ Probabilidades. ♣ Inferências.

A chamada estatística descritiva diz respeito à organização e ao resumo dos dados que se tenha a respeito do conjunto estudado, de modo a descrevê-lo de maneira apropriada. Fazem parte dessa subdivisão a elaboração de tabelas e gráficos para a apresentação dos dados e a determinação de parâmetros que representem o conjunto, como a moda, a mediana, a média e as medidas de dispersão, que dizem respeito ao nível de similaridade entre os elementos do conjunto. O estudo das probabilidades busca definir se um determinado evento tende a acontecer frequentemente ou não. A utilização de probabilidades ajuda a fundamentar tomadas de decisão, avaliando riscos e permitindo que se façam escolhas mais seguras. ♣ Os tópicos relacionados a elas serão discutidos em duas das unidades da apostila, sendo que na Unidade I desenvolveremos os conceitos gerais e na Unidade III abordaremos modelos estatísticos de distribuição de probabilidades.

 A inferência estatística é o ramo de maior importância, visto que é este o instrumental utilizado para transcender as informações a respeito de um dado conjunto para uma realidade maior, ou seja, é a maneira de se entender o todo a partir de uma parte. Por exemplo, é a inferência que nos permite extrapolar os resultados de uma pesquisa de opinião para toda a população. Esses temas trataremos na Unidade IV.

Dados quantitativos  São chamados de dados quantitativos aqueles que expressam quantidades. Nesse caso, os valores associados a tais grandezas serão sempre valores numéricos.  São exemplos de dados quantitativos: renda, altura, peso, idade, área cultivada, número de computadores, tamanho da memória, rapidez do processador etc. Os dados quantitativos podem ser ainda subdivididos em dois tipos:  Discretos.  Contínuos.

São valores contínuos aqueles que podem assumir qualquer valor num certo intervalo. Dos exemplos dados anteriormente, citamos a altura. ♣ São valores discretos aqueles que podem assumir apenas alguns valores num certo intervalo, notadamente quando só se podem ter números inteiros. São chamados dados qualitativos aqueles que expressam qualidades que não se podem medir ou quantificar. ♣ Os valores associados a essas variáveis podem não ser numéricos. Como exemplo de variáveis qualitativas: nome, escolaridade, cor, sabor, patente etc.

Assim como os dados quantitativos, os qualitativos têm uma subdivisão. ♣ Eles podem ser nominais ou ordinais. ♣ Os dados ordinais são aqueles que se podem ordenar.

 Os dados nominais são aqueles que não têm uma ordem natural, suas diferenças não implicam em alguma forma de hierarquia, sendo as classes diferenciadas pelo seu nome. Um exemplo é a variável cor. Ninguém pode dizer que o vermelho valha mais que o azul

Variáveis Quantitativas: discretas, contínuas Variáveis Qualitativas: , nominais , ordinais

Classificação da variável sabor: qualitativa nominal.

Os dados quando estão nessa forma chamam se Dados Brutos enquanto os dados colocados em ordem são chamados de Rol.

Como pode ser classificada a variável “conceito obtido na última prova de biologia” ?

b) Qualitativa ordinal.

♣ Um estudo estatístico começa pela definição das variáveis do problema.

Classifique as variáveis quantitativas em contínuas (c) ou discretas (d). ( ) População: atletas Variável: altura ( ) P.: pacientes de um hospital Variável: pacientes com insuficiência cardíaca. ( ) P.: bebes monitorados em uma UTIneonatal Variável: peso

b) Contínua, discreta, contínua.

Moda  A palavra moda é utilizada por nós cotidianamente com um significado parecido com a definição em estatística.

Mediana ♣ A segunda grandeza que utilizaremos como um resumo do conjunto é a mediana, que definimos como sendo o valor que corresponde ao ponto central do conjunto.

Média aritmética. ♣ Média ponderada. ♣ As médias são as grandezas mais comumente utilizadas nas análises estatísticas.

Uma atleta participou das três provas de uma competição. Suas notas, nas duas últimas provas, foram, respectivamente, o dobro e o triplo da nota da primeira. Se a média aritmética das três notas foi 28,6 pontos, a nota da primeira prova foi: e) 14,3.

O conceito de intervalo é bastante intuitivo e coincide com o significado da linguagem cotidiana. O intervalo de valores é aquele que vai do menor ao maior valor

O intervalo é uma medida de dispersão fácil de calcular, porém de utilidade limitada, pois traz apenas informações sobre os valores extremos. ♣ Não leva em conta a variabilidade. ♣ A exemplo do que discutimos para as medidas de posição, quando abordamos a média, vamos agora definir uma medida de dispersão que considere cada um dos valores individuais.

A variância utiliza as distâncias entre os valores individuais e as médias, mas o faz elevando esses valores ao quadrado. ♣ Não cabe aqui discutir os motivos de tal definição, dada a complexidade da matemática envolvida, mas vale uma discussão qualitativa dessa escolha. ♣ Ao utilizarmos os quadrados das diferenças, garantimos que os parâmetros de desvio serão sempre positivos, já que o produto de números com sinais iguais é sempre positivo. ♣ Além disso, esse critério faz com que tenhamos ainda mais rigor na medida da “injustiça”, pois quanto maior a diferença, maior o peso com que ela será contada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com