TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quarta geração de computadores

Por:   •  23/3/2024  •  Projeto de pesquisa  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 2

4ª Geração de Computadores**

**Introdução:**

A evolução dos computadores ao longo das décadas é marcada por diferentes gerações, cada uma trazendo avanços significativos em termos de tecnologia, desempenho e capacidades. A 4ª geração de computadores é um marco importante na história da computação, introduzindo avanços fundamentais que moldaram o cenário tecnológico moderno. Neste seminário, exploraremos os principais aspectos e características dessa geração de computadores.

**1. Contexto Histórico:**

- A 4ª geração de computadores surgiu na década de 1970 e continuou até meados da década de 1980.

- Este período foi caracterizado por avanços significativos na miniaturização de componentes eletrônicos e no desenvolvimento de novas tecnologias de computação.

**2. Tecnologias e Inovações:**

- Microprocessadores: A principal inovação da 4ª geração foi o desenvolvimento dos microprocessadores, que integravam várias funções de processamento em um único chip de silício.

- Uso de circuitos integrados em larga escala (LSI) e circuitos integrados em muito larga escala (VLSI) para aumentar a capacidade de processamento e reduzir o tamanho dos computadores.

- Computadores pessoais (PCs): Com o advento dos microprocessadores, os computadores pessoais tornaram-se mais acessíveis e populares entre os consumidores, marcando o início da era dos PCs.

**3. Avanços em Software:**

- Surgimento de sistemas operacionais mais avançados, como o MS-DOS e o Unix, que ofereciam maior usabilidade e funcionalidades.

- Desenvolvimento de linguagens de programação de alto nível, como C e Pascal, que simplificaram o processo de desenvolvimento de software.

**4. Aplicações e Impacto Social:**

- A 4ª geração de computadores teve um impacto significativo em diversas áreas da sociedade, incluindo negócios, educação, ciência e entretenimento.

- A popularização dos PCs levou à automação de processos empresariais, ao crescimento da indústria de software e à democratização do acesso à informação e comunicação.

**5. Desafios e Limitações:**

- Mesmo com os avanços tecnológicos, os computadores da 4ª geração ainda tinham limitações significativas em termos de capacidade de processamento, memória e armazenamento em comparação com os computadores modernos.

- A dissipação de calor era um problema crescente devido à densidade de transistores nos microprocessadores.

**6. Conclusão:**

A 4ª geração de computadores foi um período marcante na história da computação, caracterizado pelo desenvolvimento dos microprocessadores e pela popularização dos PCs. Os avanços tecnológicos desse período pavimentaram o caminho para a era digital em que vivemos hoje, transformando radicalmente a maneira como vivemos, trabalhamos e nos comunicamos.

**Referências:**

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com