TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão com problema?

Por:   •  13/4/2024  •  Exam  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1

Correta

Questão com problema?

Governança Corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo o relacionamento entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.

Nesse contexto e considerando os dados apresentados, avalie as afirmações que se seguem:

I. A Governança Corporativa visa agregar valor ao capital da instituição e mitigar riscos.

II. As boas práticas de Governança Corporativa são benéficas a todos, em especial ao conselho.

III. A Governança Corporativa visa o bom relacionamento, mas privilegia quem tem mais ações.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Sua resposta

Correta

I e II, apenas.

Comentário

Alternativas corretas: I e II, apenas. De acordo com o IBGC (2009) os princípios de governança são: Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa têm como objetivo básico preservar o valor econômico da organização a longo prazo e garantindo sua longevidade o que representa os princípios básicos das boas práticas de governança corporativa. IBGC. Código das melhores práticas de governança corporativa. 4. Ed. São Paulo: IBGC, 2009. Disponível em: 18 Out. 2020 http://www.ibgc.org.br/index.php/publicacoes/codigo-das-melhores-praticas. Acesso em: 23 Out 2020.

Questão 2

Incorreta

Questão com problema?

Governança Corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo o relacionamento entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

Sabendo-se da importância da governança corporativa para as instituições e o mercado, podemos afirmar que inúmeras são as possibilidades em defini-la.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa definição.

Sua resposta

Incorreta

Sistema de relações pelo qual as sociedades e governos são monitorados.

Solução esperada

Estrutura de poder que se observa no interior das corporações.

Comentário

Alternativa correta: Estrutura de poder que se observa no interior das corporações. Para Rossetti e Andrade (2014) existem muitas possibilidades para definir a Governança Corporativa, porém, as que mais se aproximam ao papel atual são quatro, sendo a alternativa escolhida uma delas. ROSSETTI, José Paschoal. ANDRADE, Adriana. Governança Corporativa: Fundamentos, Desenvolvimento e Tendências, 7ª edição. São Paulo: Grupo GEN, 2014. 9788522493067. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522493067/. Acesso em: 23 Out. 2020.

Questão 3

Correta

Questão com problema?

 “O Brasil tem passado por momentos turbulentos envolvendo grandes corporações, sendo que muitos de nós jamais esperávamos tais escândalos. [...] A maioria possui também um conselho de administração que representa os interesses dos acionistas, e uma direção executiva para colocar em prática os objetivos determinados pelo conselho.

Diante da situação mencionada acima, a qual tem por base a corrupção e/ou jogo de interesses, o conselho de administração é fundamental para defender os reais interesses do negócio.

Neste sentido, podemos afirmar que o conselho de administração tem o papel de:

Sua resposta

Correta

Aconselhar e avaliar os dirigentes, monitorar a gestão, aprovar as políticas e propostas de deliberação e prestar direcionamento estratégico.

Comentário

A alternativa correta é: Aconselhar e avaliar os dirigentes, monitorar a gestão, aprovar as políticas e propostas de deliberação e prestar direcionamento estratégico. O Conselho de Administração (CA) tem o papel de dar o direcionamento estratégico, monitorar a gestão, aprovar as políticas e propostas de deliberação e aconselhar e avaliar os dirigentes - U1S1 - página 12.

Questão 4

Incorreta

Questão com problema?

Muitas vezes, o que o dono do negócio almeja pode estar desalinhado com o que os executivos estão buscando e, consequentemente, a geração de turbulência e ações que não correspondem ao interesse principal da empresa.

Nesse cenário, se faz necessária a utilização de mecanismos para que todos os envolvidos tenham suas expectativas atendidas, ou pelo menos entendidas e respeitadas, e aí surge a governança corporativa[...].

Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com