TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO 1º CAP. SISTEMAS DE BANCO DE DADOS - 6ª ED

Por:   •  15/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Professor: Katia Barros                        Data de Entrega:06/11/2017

Curso de Engenharia de Sistemas – 2º período

Aluno: MATEUS TEIXEIRA SOARES

Matrícula: 0217599

  RESUMO 1º CAP. SISTEMAS DE BANCO DE DADOS - 6ª ED

Um banco de dados é uma coleção logicamente coerente de dados com algum significado inerente. Uma variedade aleatória de dados não pode ser corretamente chamada de banco de dados. Um banco de dados ele precisa ter uma finalidade especifica e uma interação com eventos do mundo real e um público que está interessado em seu teor. Ele pode ter qualquer tamanho e complexidade, a sua construção é o processo de armazenar os dados em algum meio controlado pelo SGBD. ”O SGBD é um sistema de software de uso geral que facilita o processo de definição, construção, manipulação e compartilhamento de dados entre diversos usuários e aplicações”. Definir um banco de dados envolve especificar os tipos, estruturas e restrições dos dados a serem armazenados, a construção é o processo de armazenar os dados em algum meio controlado pelo SGBD. A manipulação é incluir funções como consulta ao banco de dados, recuperar dados específicos, atualizar o banco para refletir mudanças no minimundo e geração de relatórios com base nos dados. O compartilhamento de um banco de dados permite que diversos usuários e programas acessem-no simultaneamente. Com isso, temos que um banco de dados é uma coleção de dados relacionados esta definição é bastante genérica.

        O SGBD possui algumas funções importantes como: proteção e manutenção. A proteção inclui amparo do sistema contra defeitos de hardware ou software, zelar por segurança e acesso não autorizado ou malicioso. Um grande banco tende a durar vários anos, assim o SGBD necessita atualizar o sistema na medida que os requisitos evoluem com o passar dos tempos. Uma das vantagens de banco de dados é o suporte para múltiplas visões de dados, pois pelo fato de possuir muitos usuários, e cada um podendo ter o seu ponto de vista e sua necessidade, esse suporte auxilia nesse ponto atendendo as necessidades de uma gama maior de usuários. Quanto ao compartilhamento de dados e processamento de transação multiusuário, necessita permitir que vários usuários acessem os dados desse suporte simultaneamente isso é essencial se o dado para múltiplas aplicações está sendo integrado e mantido em um único banco de dados. O SGBD precisa incluir um software de controle de concorrência para garantir que vários usuários tentando atualizar o mesmo dado faça isso de uma maneira controlada, de modo que o resultado dessas atualizações seja correto. A principal função do software multiusuário é garantir que as transações simultâneas funcionem de maneira eficiente não ocorra confusão por estarem acontecendo ao mesmo tempo.

        Em banco de dados, transação é um programa em execução ou processo que inclui um ou mais acesso ao banco de dado, como leitura ou atualização de seus registros. Existem duas propriedades importantes a de isolamento e de atomicidade, isolamento garante que cada transação pareça executar isoladamente das demais, já a de atomicidade garante que todas as operações de uma transação sejam executadas ou que nenhuma seja.

        Outras vantagens de usar o SGBD é o seu controle de redundância.  Restrição ao acesso não autorizado, importante principalmente quando são envolvidos dados financeiros que são geralmente confidencias sendo assim, somente pessoas autorizadas tem a permissão para acessá-los. Armazenamento persistente para objetos do programa, os sistemas de banco de dados orientados a objeto geral oferecem compatibilidade da estrutura de dados com uma ou mais linguagens de programação orientada ao objeto. O sistema oferece capacidade para atualizações e consultas eficientes como seu armazenamento costuma ser armazenado em um disco o SGBD precisa oferecer estruturas técnicas de pesquisa especializada para agilizar a procura de registros no disco. Arquivos auxiliares, denominados índices, são usados para essa finalidade. Para garantir segurança na manutenção de dados caso ocorra falhas de hardware ou software o SGBD precisa oferecer um subsistema de backup e recuperação dos dados do usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (127 Kb)   docx (174.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com