TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO SGBD (sistemas de gerenciamento de banco de dados)

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

- Armazenamento

Hierarquias de armazenamento

Computadores usam uma variedade de tecnologias de armazenamento de dados , incluindo a memória de acesso aleatório , de fita, discos rígidos e discos ópticos. Visto como um grupo , estes dispositivos constituem uma hierarquia organizada pela velocidade, capacidade e custo, onde os métodos mais rápidos e mais caros ocupam os níveis superiores , e os mais lentos , unidades menos caros e de maior capacidade assumir o baixo.

Primário: Memória principal e cache tendo um alto custo, capacidade limitada, volátil.

  • Informações em tempo de execução, sendo elas perdidas quando por exemplo a falta de energia.

Secundário: Discos magnéticos, memória flash possuem um acesso rápido

  • Informações volumosas e que vão ficar registradas um certo tempo.

Terciário: Fitas e discos ópticos, Offline

  • Tanto no armazenamento secundário quanto no terciário ficam as mídias que não podem ser acessadas diretamente pela CPU, o que inclui unidades de disco rígido (secundário) , unidades de mídia removível, discos ópticos e fitas. Estes níveis de armazenamento são mais baratos, com menor rapidez no acesso aos dados, mas com maior capacidade de armazenamento.

Arquivos desordenados/ordenados

Desordenados (Heap): é o método mais simples, onde registros são armazenados no arquivo na ordem que são inseridos (na última posição). Por conta disso, a inserção é muito eficiente. No entanto, a busca e a exclusão são mais trabalhosos, para excluir utiliza-se marcador de 1 bit, isto deixará espaços livres nos blocos que pode resultar em espaços desperdiçados e a busca obrigatoriamente será linear.

Ordenados: é o método de busca mais eficiente, pois por ser ordenado pode se usar de vários métodos para fazer buscas mais rápido do que linearmente. Porém inserção e exclusão são mais trabalhosos, a inserção passa a ser muito custosa pois, para inserir é preciso reorganizar arquivo e excluir é baseada em marcador com reorganização periódica.

- Indexação

        Índice primário

        É um índice ordenado que é definido com base em um arquivo de dados ordenado pela chave primária, possui um único nível, esparso, total de entradas no índice = número de blocos do arquivo de dados isso diminui o total de blocos

e melhora o desempenho na pesquisa.
        Alguns problemas são referentes a inserções e remoções quando é feito o deslocamento dos registros nos arquivos de dados e de índice para ordenação ou a alteração dos valores dos campos de referência no índice (registros âncoras).

Uma possível solução seria, um arquivo overflow desordenado uma lista ligada de registros overflow para cada bloco no arquivo de dados sendo realizada uma reorganização periódica com recriação do índice.

        Índice de agrupamento

É um índice ordenado definido com base em um arquivo de dados ordenado por um atributo não chave (atributo de agrupamento, podendo possuir valores duplicados), possui um único nível, esparso, total de entradas no índice = número de valores distintos do atributo de agrupamento.

Os problemas do índice de agrupamento também são referentes a inserção e remoção quando é feito o deslocamento dos registros nos arquivos de dados e de índice para ordenação ou a alteração dos valores dos campos de referência no índice.
        Uma possível solução seria, reservar um bloco no arquivo de dados para cada valor distinto do atributo de agrupamento e adicionar um campo de encadeamento nesses blocos.

- Otimização de consulta

União

Em teoria dos conjuntos, a união de dois ou mais conjuntos é o conjunto dos elementos que pertencem a pelo menos um destes conjuntos. Em outras palavras, a união de dois conjuntos A e B é formada por todos os elementos pertencentes a A ou B ou a ambos. Neste caso teremos uma união de tuplas, onde tuplas que pertencem a pelo menos uma das tabelas consultadas serão retornadas. Só é possível fazer uma união, quando o número e o tipo de atributos é o mesmo.

ALUNOS

NOME

SOBRENOME

Cecília

Ortiz Rezende

João

da Silva

Laura

Nogueira

Paula

Andrade

INSTRUTORES

NOME

SOBRENOME

Joel

Nunes

Marcio

Santos

Paula

Andrade

João

da Silva

RESULTADO <---- (ALUNOS) ∪(INSTRUTORES)

RESULTADO

NOME

SOBRENOME

Cecília

Ortiz Rezende

João

da Silva

Laura

Nogueira

Paula

Andrade

Joel

Nunes

Marcio

Santos

              Interseção

Em teoria dos conjuntos, a interseção é um conjunto de elementos que, simultaneamente, pertencem a dois ou mais conjunto. Neste caso teremos uma interseção de tuplas, onde apenas as tuplas que pertencerem a todas as tabelas consultadas serão retornadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (176.6 Kb)   docx (952.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com