TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede sem fio WIMAX

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE POTIGUAR - UNP LAUREATE

CURSO REDE DE COMPUTADORES

REDES SEM FIO WIMAX - TOPOLOGIA DE REDES

RODRIGO RIBEIRO

ANTONINHO PICHINELLI

YURI LIMA

NATAL/RN

2015

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        PADRÃO WIMAX (WORLDWIDE INTEROPERABILITY FOR MICROWAVE ACCESS - INTEROPERABILIDADE MUNDIAL PARA ACESSO DE MICRO-ONDAS)        

3.        WIMAX FÓRUM        

4.        FAIXAS DE FREQUÊNCIAS UTILIZADAS PELO WIMAX        

5.        WIMAX NO BRASIL        

5.1.        REGULAMENTAÇÃO DO PADRÃO WIMAX NO BRASIL        

5.2.        GOVERNOS        

6.        CONCLUSÃO        

7.        REFERÊNCIAS        

  1. INTRODUÇÃO

Hoje em dia o serviço de comunicações móveis é fundamental ao dia-a-dia dos usuários devido à evolução e popularização das redes de telefonia celular, que proporciona mobilidade plena e amplas áreas de cobertura. Esta popularização, juntamente com o crescimento da banda larga para acesso à Internet, tem gerado interesse por novos serviços multimídia oferecidos numa rede que possa integrar aspectos de banda larga e mobilidade.

A tecnologia WiFi (Wireless Fidelity) foi a primeira experiência envolvendo banda larga para acesso móvel. Esta tecnologia permite que dispositivos se conectem à rede local (LAN – local area network) e à internet em bandas de até 54 Mbps (banda larga) livres de cabos, porém não permite mobilidade plena e permite alcance de apenas 100 metros de distância de cada ponto de acesso.

A tecnologia WiMAX (IEEE 802.16) que tem se destacado como a grande promessa de rede de banda larga pessoal (ou Internet móvel). A proposta da tecnologia WiMAX é proporcionar ao usuário funcionalidades como:

Amplas áreas de cobertura e acordos de roaming nacional e internacional.

Mobilidade plena, possibilitando ao móvel manter a conexão com o provedor de serviço mesmo se deslocando com velocidades de veículos automotores.

Velocidades de acesso a dados de, no mínimo, 400 kbps.

  1. PADRÃO WIMAX (WORLDWIDE INTEROPERABILITY FOR MICROWAVE ACCESS - INTEROPERABILIDADE MUNDIAL PARA ACESSO DE MICRO-ONDAS)

É uma tecnologia de banda larga sem fio com abrangência metropolitana (MAN – metropolitan area network), que foi desenvolvida com a finalidade de superar os obstáculos apresentados pelas redes de comunicações via cabo, como também pelo padrão WiFi. Ela é definida pelo padrão IEEE 802.16 e suportada pelo WiMAX Fórum (consórcio mundial da indústria que tem como objetivo promover globalmente a tecnologia, bem como garantir a interoperabilidade dos equipamentos). É destinado às aplicações: Internet, vídeo, teleconferência, troca de arquivos, comércio, governo eletrônico e VoIP (voice over Internet protocol).

Posicionamento do padrão WiMAX e de outros padrões IEEE para redes sem fio.[pic 2]

Para melhorar o atendimento de requisitos técnicos e permitir diferentes tipos de acesso para os usuários, foram definidas duas versões do padrão WiMAX:

IEEE 802.16-2004, anteriormente conhecido como 802.16d, foi aprovado em julho de 2004. É destinado as aplicações fixas e comunicação móvel em baixa velocidade tanto em condições de visada direta (LOS) como em condições de ausência de visada direta (NLOS), em frequências de 2 a 11 GHz.

IEEE 802.16e, foi aprovado em dezembro de 2005. Complementa os serviços de WiMAX fixo, suportando aplicações portáteis e móveis em ambas as condições de propagação, LOS e NLOS, em frequências de 2 a 6 GHz.

WiMAX apresenta algumas vantagens que são:

Arquitetura flexível: suporta tanto arquiteturas ponto-multiponto como também arquitetura ponto a ponto entre estação rádio-base (ERB) e CPE (customer premises equipment);

Banda larga pessoal: a versão 802.16e suporta banda larga portátil e móvel, com múltiplas aplicações de voz sobre IP, dados e vídeos;

Interoperabilidade: por ser baseado em padrões IEEE e ser certificado quanto à interoperação por laboratórios selecionados pelo WiMAX Forum, o padrão WiMAX possibilita que um provedor de serviços possa escolher equipamentos de diferentes fabricantes para sua rede.

Área de cobertura: o padrão WiMAX tem cobertura teórica de 50 km em níveis inferiores de modulação, com BPSK e QPSK, porém na prática atinge áreas menores, de aproximadamente 30 km;

Grande capacidade: é capaz de propiciar banda de acesso de até 70 Mbps para canais com largura de banda 20 MHz;

Rapidez de implementação: quando comparada à implementação de infraestruturas via cabo, o WiMAX oferece rapidez e simplicidade.

  1. WIMAX FÓRUM

O WiMAX Fórum fundada em abril 2002 é uma corporação sem fins lucrativos formada por centenas de fabricantes de equipamentos (Samsung, Intel, Nokia, Motorola, Siemens) e operadoras de telecomunicação (British Telecom, France Telecom) componentes de grande importância no mercado mundial. Ele tem como objetivo garantir a compatibilidade e interoperabilidade entre equipamentos de diferentes fabricantes, incentivando desta forma a concorrência entre eles de forma a garantir mais flexibilidade de escolha e menores custos aos usuários. Ele também é responsável por certificar os equipamentos voltados para implementação de redes baseadas no padrão 802.16, garantindo aos usuários que operam corretamente e atendem todas as especificações do IEEE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (211.2 Kb)   docx (106.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com