TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WIMAX - REDE BANDA LARGA SEM FIO

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.236 Palavras (9 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. Introdução

2. Descrição e Funcionamento

3. Principais Aplicações

4. Faixa de Frequência

5. Velocidade

6. Evolução

7. Segurança

8. Vantagens e Limitações

9. Conclusão

10. Referências Bibliográficas

1. Introdução

A distância era um dos entraves para a evolução do homem. Com a criação da internet, esse estigma foi derrubado, uma vez que podemos “viajar” para qualquer lugar do mundo com apenas alguns cliques. Vemos que à cada dia que se passa, novas tendências surgem, e trataremos exatamente de uma dessas que prometem inovar a distribuição de internet no mundo.

Velocidade e portabilidade. É isso que a rede WiMax pode possibilitar ao usuário. Conectar-se em qualquer lugar, à qualquer momento , estando em movimento ou não, com rapidez e qualidade. Isso leva ao questionamento de “por que ainda não temos isso?” e, as respostas seguem no decorrer deste trabalho.

2. Descrição e Funcionamento

O WiMax (Worldwide Interoperability for Micro-Wave Acess) é uma tecnologia de acesso sem fio, baseado no padrão IEEE 802.16. Seu funcionamento assemelha-se muito ao do WIFI, o que deu ao padrão o carinhoso apelido de “WIFI com esteroides” que embora seja muito criativo, dá ideia de competição entre as duas tecnologias, quando na verdade é mais cabível dizer que uma completa a outra. Mas a aplicação da alcunha se deve também ao fato de que as redes WiMax podem transmitir dados à distâncias bem maiores, com frequências e quantidade em bits bem maiores do que um roteador comum.

A entrega do sinal é feita através de torres, como as de telefonia celular, e o recebimento pode ser por “boxes” apropriadas, cartões PMCIA (Personal Computer Memory Card International Association), ou por acessórios integrados ao aparelho receptor final.

3. Principais aplicações

Como a proposta do WiMax abraça praticamente qualquer situação, sua implantação é conivente ao extremo. O uso em redes privadas, por exemplo, tem a vantagem da velocidade, rapidez na instalação, além de eliminar a taxa elevada da utilização de linhas físicas. O fato de dispensar fiações torna possível o uso em automóveis em movimento, redes de vídeo vigilância (em estradas, pontes…), em redes municipais, na criação de hotzones para os mais diversos fins, entre outros.

4. Frequência

Não podemos falar de frequência sem saber o significado dessas siglas:

- LOS (line-of-sight) - A linha que separa as duas antes é chamada de Linha de Visão ou Visada. A Linha de Visão Completa é quando não existe obstáculos entre as duas antenas.

- NLOS (non-line-of-sight) - Linha de Visão Encoberta é quando há total obstrução entre as duas antenas.

- OFDM (ortogonal frequency-division multiplex) - É uma técnica usada de modulação multiportadora que tem por ideia básica dividir o dado a ser transmitido em diversos canais e transmiti-los paralelamente, a menores taxas, essa técnica é ideal pra condições NLOS.

- OFDMA (Orthogonal Frequency-Division Multiple Access) – A OFDMA é semelhante a OFDM, porém este modelo destina cada sub-canal a um usuário diferente, assim cada usuário possui um conjunto de sub-portadoras diferentes por onde podem enviar e receber dados.

- S-OFDMA (Scalable Orthogonal Frenqueny Division Multiplexing Acess) – A S-OFDMA vai adicionar escalabilidade para a OFDMA. Ele vai dimensionar o tamanho da FFT (Fast Fourier Transform) para a largura do canal, mantendo a frequência subportadora em espaçamento constate entre diferentes larguras de banda de canal.

IEEE 802.16

Em 2001 foi lançado o primeiro padrão (802.16) denominado WirelessMan-Sc (Wireless Metropolitan Area NetWork Single-Carrier), que usava a faixa de frequência de 10 a 66GHz e operava apenas sob condições LOS, além de torres de transmissão altas e caras.

IEEE 802.16a

Em abril de 2003, foi criada a ementa 802.16a substituindo o 802.16, que possibilitou o uso na faixa de frequência de 2 a 11GHz, e incluiu a técnica OFDM, podendo assim operar em condições NLOS, o sistema de modulação utilizado é os de OFDM e OFDMA que utilizam faixas de frequências licenciadas e não licenciadas, também foi implementada uma redução no consumo elétrico dos equipamentos e ainda a utilização de antenas menores e portáteis.

IEE 802.16d

Publicado em junho de 2004 usando todos os padrões anteriores o padrão de acesso sem fio de banda larga fixa, também conhecido como WiMAX Fixo, opera a faixa de 2 a 11GHz, tem um alcance de 8 a 12km em cobertura NLOS e de 30 a 50km em cobertura LOS.

IEE 802.16e

Publicado em fevereiro de 2006 este padrão é o WiMAX móvel tem cobertura NLOS opera na faixa de 2 a 6 GHz é destinado a dispositivos móveis, faz handoff entre células com velocidades de até 100 Km/h não tem frequência de operação definida ainda, mais deve operar na faixa de 2 a 6 GHz. A má notícia é que este padrão não é compatível com os anteriores, pois possui uma tecnologia diferente de modulação S-OFDMA.

Frequência Do WiMax No Brasil Atualmente:

Faixa de 2,5GHz - Frequência licenciada. Esta é a melhor frequência disponível para WiMAX no Brasil. É a mais baixa, então teremos os melhores alcances, exigindo uma menor quantidade de estações rádio base para cobrir uma determinada área. Hoje em poder das empresas de MMDS.

Alcance com Linha de Visada (LOS) = 18 – 20 km

Alcance

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com