TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede sem fio (wireless) [Texto expositivo-explicativo]

Por:   •  29/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  1.127 Visualizações

Página 1 de 4

Índice

1. Introdução        2

1.1.Objectivos Gerais        2

1.1.1.Objectivos Específicos        2

2.Rede sem fio (wireless) [Texto expositivo-explicativo]        3

3.Conclusões e Recomendações        4

4.Referências Bibliográficas        5


1. Introdução

O presente trabalho que tem como tema Redes Sem fio ou simplesmente wireless um termo em inglês esse que significa “sem fio” (wire - fio,  less - sem ou menos) onde vai se explicar como é que funciona uma rede sem fio ou seja sem cabos de conexões, com base em três categorias em que a definição redes sem fio se divide, isto é a Interconexão de sistemas, LANs sem fio e WANs sem fio.

1.1.Objectivos Gerais

O objectivo das redes sem fio (wireless) é de compartilhar serviços, informações e recursos nas em um conjunto de dispositivos de diferentes classes como: computadores, routers, modems, celulares e outros, conectados mediante sinais, cabos, ondas radioeléctricas ou qualquer outro tipo de transporte de dados digitais.

1.1.1.Objectivos Específicos

  • Dar a conhecer e informar o que são redes sem fio à sociedade em geral, como também a sociedade informática;
  • Composição das redes sem fio;
  • O Funcionamento das redes sem fio.

2.Rede sem fio (wireless)

Rede sem fio é uma rede de comunicação sem cabo ou mesmo sem fio por onde a transmissão de dados que é realizada através de ondas. Existem vários tipos de rede na qual esta definição faz parte, por exemplo, as redes utilizadas para a provisão de internet, dos serviços de telefonia móvel ou simplesmente para uso pessoal. A principal função de uma rede sem fio é estabelecer uma comunicação entre variedades de dispositivos sem a utilização de cabos. Esta forma de ligação possui grande importância da parte financeira, pois se economiza deixando de lado a presença de cabos. No entanto, o principal problema destas redes é a segurança, forma que torna necessário o desenvolvimento de padrões específicos para manter a rede livre de qualquer tipo de ataque de invasão, virus ou por roubar de qualquer informação. No caso da internet, estes sistemas de segurança recebem o nome de WPA, WP2 e WEP. As redes sem fio estão divididas em três categorias que são: Interconexão de sistemas; LANs sem fio; WANs sem fio.

As Interconexão de sistemas é chamada de Bluetooth e com ela é possível a conexão com câmeras digitais, fones de ouvido e até o seu celular sem precisar de instalação de drivers, sendo necessário só aproxima-los ao computador e ligá-los.

As LANs sem fio praticamente todos os notebooks e laptops já saem de fábrica equipados com essa tecnologia conhecida como WiFi 802.11G. A velocidade de uma rede com essa tecnologia pode chegar a 54 Mbps e pode chegar a distâncias de dezenas de metros. O objetivo principal dessa categoria é a mobilidade, ou seja, para que esteja conectado a qualquer hora em qualquer lugar e a qualquer momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (147.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com