TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto exposetivo explicativo análise

Por:   •  13/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.035 Palavras (9 Páginas)  •  1.774 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Instituto Superior Mutassa

Cento de Formação a Distancia

Delegação de Chimoio

Curso de licenciatura de ensino de Geografia

Técnica de Expressão

As características linguísticas do Texto expositivo explicativo

Estudante: Ana Antônio Jambaia                                             Docente: dr.

                                             

                                                  Chimoio, Setembro de 2021

Índice

Introdução        1

Objectivos        2

Metodologia de trabalho        2

Diferença entre acta e o relatório        2

Texto expositivo explicativo        3

Meio ambiente        3

Características linguísticas do Texto expositivo explicativo        4

a)        O emprego da passiva apassivante.        4

b)        Uma nominalização.        4

c)        Oração subordinada integrante.        4

d)        Oração subordinada relativa.        4

e)        Expressão explicativa.        4

f)        Função da linguagem.        5

g)        Nível da linguagem.        5

h)        Tipo de linguagem.        5

Conclusão        7

Referências bibliográficas        8

Introdução

O presente trabalho trata sobre a diferença da acta e relatório, características linguísticas do Texto expositivo explicativo. Durante o desenvolvimento do trabalho apresentaremos detalhadamente o texto expositivo explicativo, no concernente à características estruturais e discursivas; bem como aos princípios que regulam a construção do referido texto. Uma das características do texto expositivo/explicativo consiste na abstracção do sujeito entanto que membro duma sociedade determinada; deve neutralizar tudo o que se possa resultar de uma apreciação pessoal, subjectiva. A forma passiva é um mecanismo para tornar impessoal o discurso científico; ela é usada como uma estratégia de objectividade, de afastamento do sujeito enunciador do seu discurso. Em suma, usam-se procedimentos de invisibilidade, mesmo que em alguns textos apareça um nós, eu, estarão desprovidos do valor individualizante. Por se tratar de um discurso monológico, observa-se a ausência de tu.

Objectivos

Objectivo Geral

  • Conhecer as características linguísticas do Texto expositivo explicativo.

Objectivos específicos

  • Diferenciar a acta e o relatório;
  • Escolher de forma aleatório um texto expositivo explicativo;
  • Explicar as características linguísticas do Texto expositivo explicativo.

Metodologia de trabalho

A metodologia usada neste trabalho, foi o método de revisão de literatura, consulta de livros, a internet, onde baixou-se artigos relevantes ao tema, em seguida o uso do computador para a sua execução.                                     

Diferença entre acta e o relatório

Acta é a reprodução de factos, decisões e opiniões reportados a assembleias, reuniões ou conselhos...é o relato oficial de tudo o que se passou durante a reunião de uma instituição, departamento, secção, conselho ou grupo de trabalho. Costuma fazer-se a distinção entre projecto de acta e a acta propriamente dita, coincidindo a passagem do primeiro à segunda com o momento da sua aprovação enquanto um relatório é uma exposição escrita de um determinado trabalho ou experiência laboratorial. Não é apenas uma descrição do modo de proceder (técnicas, reagentes, material, etc.),

Segundo Rei (1990: 183)

O relatório trata-se de uma declaração formal dos resultados de uma investigação feita por alguém, que em relação a ela recebeu instruções de um outro, sob forma de pedido ou ordem. Exige estudo prévio, e aprofundado, elevado grau de elaboração, e matéria para apreciação e decisões posteriores.

Texto expositivo explicativo

Meio ambiente

Meio ambiente é tudo o que está a nossa volta. Inclui os seres vivos, seres não vivos e as forças naturais. O ambiente proporciona condições para o desenvolvimento e crescimento dos seres vivos, pois eles simplesmente não existem em seu ambiente. Estudos feitos sobre o meio ambiente revelam que se não mudarmos de atitude, perderemos as condições de sobrevivência. Isto porque a nossa vida depende da água potável, do ar puro, do solo fértil, etc. que vão desaparecendo pela acção criminosa de quem vive o presente, sem pensar na sustentabilidade do Planeta. É comum algumas pessoas culparem as autoridades de não zelarem pelo cumprimento das leis ambientais, o que facilita a acção dos exploradores das nossas riquezas minerais, vegetais e hídricas. Mas ficar só reclamando e transferindo responsabilidade ou procurando culpado não vai contribuir para a preservação do meio ambiente. Além disso, é necessário que cada um faça a sua parte, demonstrando, com exemplos e empenho, que realiza alguma coisa em busca de uma melhor qualidade de vida. No processo de preservação ambiental, cada ser humano pode contribuir, cuidando para não degradar a terra. Às vezes, um simples gesto faz uma grande diferença. Por exemplo, se cada um colocasse o lixo numa sacola, num plástico, num contentor para depois ser depositado em local apropriado, em vez de deitar o lixo no chão; se cada um não poluísse os rios; se não fizesse queimadas nem o corte descontrolado de árvores, em pouco tempo teríamos uma considerável melhoria na qualidade do meio ambiente. Portanto, é muito imperioso que cada indivíduo entenda que ambiente limpo é muito importante para a saúde de todos os seres humanos. Qualquer tipo de poluição causa danos ao meio, e isso é prejudicial para a humanidade inteira. Hoje vários tipos de problemas graves de saúde, como o câncer, estão aumentando rapidamente em todo o mundo e a principal razão por trás do aumento dessas doenças está na maior quantidade de poluição no meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (156.9 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com