TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede social de assistência social

Resenha: Rede social de assistência social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Resenha  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Entretanto, apesar do crescimento da rede pública de assistência social, nas décadas de 40 a 60, o Estado retardou a concretização da política social destinada a enfrentar questões oriundas das desigualdades sociais. Boschetti destaca que sem um aparato legal que a concebesse como direito social e dever estatal, a assistência era facilmente considerada como ajuda provisória para suprir as dificuldades individuais das populações pobres. (BOSCHETTI, 2001)

Mesmo com tais características, o Sistema Brasileiro de Proteção

Social prossegue rumo à sua consolidação e expansão durante o autoritarismo da ditadura militar dos anos de 1970. Nesse período “o país se desenvolveu economicamente com a expansão da produtividade, modernização da economia e entrada do capital estrangeiro em parceria com o Estado”. A ditadura caracterizou-se por forte censura, ausência de eleições e repressão aos opositores da política em vigência. (FALEIROS, 2000)

Destaca-se o fato de que, nesse período, a expansão dos programas sociais, assume claramente, “a função de mitigar a profunda repressão desenvolvida sobre setores populares da população brasileira.”

Pode-se afirmar que as políticas sociais funcionavam como uma espécie de “substitutivo da liberdade política controlada e negada.” (SILVA, 2001, p. 01)

A ampliação progressiva dos programas sociais é resultado da ampliação do campo das necessidades culturalmente construídas, bem como, em decorrência do desenvolvimento industrial e sua expansão, que ocasionaram mudanças massivas na sociedade exigindo repostas às questões sociais que emergiam. (TITINUSS, 1963; WILENSK e LEBEAUX, 1965 apud ARRETCHE, 1995).

A ruptura com o regime militar foi lenta e gradual, principalmente com a anistia de 1979. A década de 1980 foi marcada por forte movimento social e autêntico sindicalismo, pois a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com