TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencial teorico sobre vpn

Por:   •  29/4/2016  •  Ensaio  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 4

REFERENCIAL TEORICO

De[a] acordo com Emilio Tissato Nakamura e Paulo de Geus (1999), retrata que

 A VPN (VIRTUAL PRIVATE NETWORK) possibilita a conectividade em níveis globais a custos relativamente baixos, permitindo assim que as comunicações das organizações sejam realizadas de modo a tornar possível a adoção de um modelo de negócio mais rápido e mais dinâmico. Além disso, a VPN possui também importantes aspectos econômicos, principalmente com relação à desnecessidade de se manter uma infraestrutura de comunicação própria. No caso do acesso remoto VPN, não é mais necessário que a própria organização mantenha a sua estrutura de acesso remoto, já que os usuários passam a utilizar os provedores de acesso, ao invés de discarem para a própria organização. O acesso remoto VPN possui a vantagem de poder ser utilizado pelos clientes ou pelos pequenos parceiros que ainda não possuem uma conexão direta com a Internet, e que portanto necessitam utilizar os provedores de acesso. Além desses usuários externos, existe ainda o grande número de funcionários que trabalham de suas próprias residências, e de telecommuters, que estão sempre viajando e possuem pontos de conexões diferentes a cada momento. O acesso remoto VPN objetiva solucionar os problemas de conexões desses usuários, e devido ao seu grande potencial de uso, a sua importância para o mundo atual é bastante grande. O tunelamento – criação do túnel virtual entre o cliente, nesse caso, e a rede da organização – é iniciado a partir de um software cliente instalado no equipamento do usuário. Outros tipos de VPN, como os que conectam redes diferentes (gateways VPN)”.

 Mas com passar dos anos e novas tecnologias sendo lançadas VPN tem uma maior demanda, pois com a utilização via internet fica de melhor qualidade, ou seja, com o aumento da banda em bits o acesso a pacotes de dados tem uma velocidade maior, impondo a utilização de tal recurso em uma rede mundial como em uma rede local diminuindo o custo de infraestrutura, porem com todo esse aumento na tecnologia hackers desenvolvem programas que podem conseguir  seus dados mas  mesmo conseguindo ter acesso de nada adiantaria pois ao utilizar uma VPN para transitar pacotes de dados, é utilizado uma criptografia de modo que não consigam ter acesso ao conteúdo.

Segundo[b] Lino Sarlo da Silva (2002) a segurança, sendo ela no olhar digital como sendo ela um bem ou patrimônio, vai depender do valor que se quer proteger, pois quando falamos de informações digitais, como e-mails, dados importantes, transferências de dinheiro, ou seja, toda ação sensível aos negócios de uma empresa, para se definir preço a um pacote dados e uma tarefa complicada, que envolve muitos aspectos.  Pois quando pensamos em segurança a pergunta é: como valorizar o que queremos proteger? Essa pergunta tem que ser respondida com muita cautela pois devemos analisar o trafego da informação sensível. Se pensarmos de forma extremista, poderíamos aplicar tal segurança que para acessarmos o elevador de uma empresa utilizaríamos cartões magnético. Lino Sarlo da Silva retrata que devemos olharmos a empresa como um conjunto, e dividi-la em subconjuntos determinando o que cada grupo terá acesso, o próximo passo e analisar o fluxo da informação a ser transmitida, ou seja, de onde ela vai e para onde ela vai, quem poderá ter acesso a tal informação, quanto ela vale, e se essa informação é importante para a empresa. Mas com toda essa evolução na tecnologia podemos transitar informações de formas diferentes via internet, pois não devemos nos preocupar com a segurança do pacote de dados sem  antes analisarmos o valor significativo de tal informação, ou  seja, se formos transferir dados como tal, transferências bancarias, dados privados, dados que se em mãos erradas podem prejudicar alguém, devemos pensar em um meio de segurança, um meio de segurança que e de baixo custo de implementação seria utilizado VPN, que ao utilizarmos VPNs logicamente dados a serem transferido via internet são criptografados de forma que o pacote de dados mesmo não chegando a seu destinatário não prejudica ninguém pois sem a senha definida pelo o usuário não teria um acesso as informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com