TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Registradores

Por:   •  16/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 7

UNINÃO EDUCACIONAL DO NORTE

UNINORTE

VALNEILSON DA COSTA OLIVEIRA

RESENHA

Registradores

DOCENTE: STENIO CANIZIO

RIO BRANCO/AC- OUTUBRO/2015

Registradores

ULA

Uma peça essencial da unidade central de processamento CPU, e até dos mais simples processadores. A verdade é, que, a ULA é uma grande calculadora eletrônica. Von Neuma, um matemático propôs o conceito de ULA em 1945, quando tinha feito um relatoria sobre fundamentos para um novo computador, que se chamava EDVAC.

Cada atividade que desempenhamos, como digitar trabalho e entre outras coisas, é entendido pelo pc, como sequencias de “zeros” e “uns”. Em outras palavras, o computador é somente uma “caixa burra” que só faz é entender os conjuntos binários que foram pré-programadas para fazer determinada função. É dever desenvolvedor, fazer mapeamento de atividades para que o computador entenda. Mesmo sendo “caixa burra” ela possui um cérebro chamado CPU, que é responsável por buscar e executar as instruções existentes na memória, recuperando e transferindo os dados da memória, é processando as informações, e também é capaz de comandar os outros chips presentes no sistema computacional. Basicamente é composta de unidade de controle, unidade lógica e aritmética, é registradores.

Algumas atividade feitas frequentemente dentro de sua máquina, necessitam de uma certa velocidade. Pode até parecer que não, mas a cada ação do usuário, o pc está fazendo milhões de operações de lógica aritmética. Por esse motivo o componente essencial em uma CPU é a ULA, que é um circuito digital que realiza operações lógicas aritméticas, ou seja, em outras palavras, temos um calculadora dentro da CPU, ela é capaz de somar, dividir, subtrair, dividir duas entradas, faz a verificação si a  entrada é nula, negativa, igualdade entre entradas, entre outras diversas funções. Sem falar também que muitas ULAs conseguem fazer operações lógicas bit a bit do tipo AND, OR, NOT.

Unidade de controle é o responsável por controlar as ações em um sistema, e os registradores permitem armazenar valores em uma espécie de registro. CPU possui uma memória de altíssima velocidade que é capaz de armazenas algumas informações, essas informações são transmitidas em um intervalo de tempo determinado, que é chamado de “CLOCK. Cada operações ocorre em determinados ciclos por segundos. A importância e o funcionamentos do clock vai mais além do que uma espécie de tique dentro do computador.

Acumulador

Funcionando com um registrador, o acumulado é a origem e destino de muitas das operações básicas do microprocessador. Como registrador de origem, ele contém dados, esses dados serão usados em uma determinada operação, que serão guardados.

O Acumulador é um registrador dentro da unidade de lógica e aritmética, ele é um dos registradores da CPU, no qual se armazena ou registra os resultados de alguma operação aritmética, a saída da ULA é ligada nela. Os cálculos são efetuados mais rapidamente com o acumulador, pois não é necessário escrever o resultado de cada cálculo na memória principal.

Registrador de instrução

Esse proporciona uma localização de armazenamento temporário na qual a instrução atual do microprocessador é ali mantida enquanto é processada. As instruções de programação são repassadas para o microprocessador, uma à uma através do barramento de dados. Nessa primeira parte de cada ciclo da máquina, aquela instrução é buscada e decodificada e depois é executada no segundo ciclo de máquinas. Concluindo então que o conteúdo desse registrador é modificado toda vez que uma nova instrução deve ser executada ou seja, sempre que se começar um novo ciclo de instrução.

Contador de instrução

O é o registrador que armazena o endereço de memória onde está armazenada a próxima instrução a ser executada pela UCP.  este registrador também é conhecido como ponteiro de instruções. Ele é, ao mesmo tempo, um registrador e um contador, ou seja, um registrador cujo conteúdo é incrementado somado a um constantemente. Cada vez que se inicia-se um ciclo de instrução, a UCP lê o endereço que está contido no CI e busca na memória a instrução que está armazenada naquele endereço. Depois da leitura da instrução que será executada, o sistema automaticamente modifica o valor contido no CI, de modo que ele aponte para o endereço da próxima instrução. Dessa forma, quando a instrução terminar de ser executada e a UCP for iniciar um novo ciclo de instrução, buscando uma nova instrução para ser executada, o CI já estará apontando para essa instrução. Por mais que as instruções que formam um programa sejam armazenadas em sequência na memória, nem sempre o processador obedecerá a essa sequencia para que execute o programa. Quando o valor do CI é alterado, normalmente ele é incrementado aumentado de 1 unidade, de modo que o novo endereço armazenado no CI seja o que vem logo após o endereço lido. Mas também pode ocorrer uma situação em que o programa precise fazer um desvio para executar uma instrução armazenada em outro endereço de memória  que não seja a instrução seguinte aquela que acabou de ser realizada. Nesse processo, o novo valor do CI não será o valor antigo acrescido de uma unidade. Ele será definido pela instrução corrente que deve conter o endereço da próxima instrução a ser executada. Uma instrução como essa que inibe o mecanismo de sequenciamento automático, é chamada de instrução de desvio.

Registrador de Endereços de Memória

REM, São registradores ligados às operações de leitura e escrita na memória principal que para facilitar futuras explicações será abreviada por MP. São utilizados, portanto, durante a transferência de informações entre a UCP e a memória que temporariamente armazena a informação pode ser um dado ou uma instrução que será transferida da MP para a UCP  em uma operação de leitura  ou da UCP para a MP (em uma operação de escrita). Possui um tamanho capacidade de armazenamento  igual ao do barramento de dados que, como já foi visto, tem um tamanho múltiplo do tamanho da palavra do processador faz o armazenamento temporariamente o endereço de acesso da posição de memória que será utilizada durante a operação de leitura ou de escrita pela UCP possui um tamanho igual ao dos endereços de memória e, consequentemente, do barramento de endereços além todos os dispositivos citados acima (RDM, REM, barramentos de dados e de endereços, também participam das operações de leitura e escrita na memória o controlador também conhecido como decodificador, que é um componente da memória principal que decodifica o endereço colocado no barramento de endereços, localizando a célula desejada, a UC e o barramento de controle, que vai conduzir os sinais de controle que saem da UCP para a MP e vice-versa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com