TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de ultrabook e tablets

Por:   •  9/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório 1 – Modelos de Equipamentos Ultrabook e Tablets

  1. Introduções à arquitetura de computadores.

       Arquitetura e Organização de Computadores

O computador é uma máquina ou dispositivo capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem para gerar um determinado resultado, o qual atenda a uma necessidade específica. Essa sequência de instruções é denominada algoritmo, o qual pode ser definido como um conjunto de regras expressas por uma sequência lógica finita de instruções, que ao serem executadas pelo computador, resolvem um problema específico. Assim, podemos dizer que um ou mais algoritmos compõem o que conhecemos como programa de computador, que no âmbito profissional da área de informática é conhecido como software.

As partes físicas de um computador, tais como: dispositivos de entrada e saída (ex.: monitor, teclado, impressora, webcam), dispositivos de armazenamento (ex. memória volátil e permanente), processador, assim como todo o conjunto de elementos que compõem um computador são chamados de hardware.

Dessa forma, pode-se dizer que a combinação do hardware e do software forma o sistema computacional. A disciplina Organização e Arquitetura de Computadores enfatiza o estudo dos componentes de hardware de um computador.

Os computadores podem ser classificados em dois tipos principais: analógicos e digitais.

Os computadores analógicos não trabalham com números nem com símbolos que representam os números; eles procuram fazer analogia entre quantidades (ex. pesos, quantidade de elementos, níveis de tensão, pressões hidráulicas). Alguns exemplos desse tipo de computador são o Ábaco – que se utilizava de pequenos carretéis embutidos em um pequeno filete de metal para realizar cálculos – ou a régua de cálculo – que utiliza comprimentos de escalas especialmente calibradas para facilitar a multiplicação, a divisão e outras funções.

Pode-se dizer que o computador analógico é uma categoria de computadores que se utiliza de eventos elétricos, mecânicos ou hidráulicos para resolver problemas do homem. Ou seja, tais computadores representam o comportamento de um sistema real utilizando-se para isso de grandezas físicas.

Computadores analógicos são normalmente criados para uma finalidade específica, assim como ocorre com a construção de circuitos eletrônicos que implementam sistemas de controle (ex.: sistemas de segurança, sistemas de controle de nível). Nesses sistemas, os resultados da computação analógica são utilizados dentro do próprio sistema. Assim, uma pessoa era responsável pela programação e funcionamento desses computadores analógicos, realizando a programação diretamente no hardware (ex.: engrenagens, roldanas). No início do século XX as primeiras calculadoras mecânicas, caixas registradoras e máquinas de cálculo em geral foram redesenhadas para utilizar motores elétricos, com a posição das engrenagens representando o estado de uma variável. Exemplos de variáveis utilizadas em computadores analógicos são: a intensidade de uma corrente elétrica em um resistor, o ângulo de giro de uma engrenagem, o nível de água em um recipiente.

Diferentemente dos computadores analógicos, que representam números por meio da analogia direta entre quantidades, os computadores digitais resolvem problemas realizando operações diretamente com números, enquanto os analógicos medem. Os computadores digitais resolvem os problemas realizando cálculos e tratando cada número, dígito por dígito. De acordo com Monteiro (2007), um computador digital é uma máquina projetada para armazenar e manipular informações representadas apenas por algarismos ou dígitos, que só podem assumir dois valores distintos, 0 e 1, razão pela qual é denominado de computador digital.

  1. Computadores pessoais

Que são computadores para uso pessoal, ou seja, em casa, trabalho, curso, etc.

Desde então foram criados meio cada vez menor para facilitar o uso de computadores como os:

-Notebook;

-Tablets;

-Smartphones.

Evoluções e Características dos computadores pessoais e equipamentos portáteis disponíveis no mercado

Os computadores pessoais são muitos utilizados no mundo todo e por causa dessa grande evolução, foram inventados os equipamentos portáteis para facilitar o uso em si.

A maioria da população tem seu computador pessoal em casa, mas também tem seu equipamento portátil que é impossível uma pessoa não tela hoje em dia.

Antigamente era quase impossível uma pessoa ter um equipamento para interligarem uma com a outra quando não estivessem em casa, hoje me dia é muito comum, graças ao equipamento portátil que você pode fazer ligações para qualquer lugar do país, basta colocar creditos.

Nos tempos antigos os computadores eram muitos grandes e eram somente compostos por códigos, depois de um tempo por meio de muitas pesquisas, foram inventados os computadores pessoais com interfaces gráficas, porem, ainda não tinha mouse e nem teclado, que logo foram inventados.

No inicio um projeto que foi apresentado para uma empresa de inicio foi rejeitado, porque acharam que era uma perda de tempo um computador ter um mouse e um teclado.

Graças a uma pessoa que viu que aquele projeto teria um grande futuro no mundo da tecnologia, essa pessoa roubou o projeto e hoje todo o computador pessoal e algum equipamento portátil tem o seu mouse e teclado.

Hoje o uso de equipamentos portáteis é muito grande, pois todo adolescente tem um smartphone para mandar mensagem ou navegar na internet de qualquer lugar que ele tenha rede.

Os equipamentos portáteis de hoje em dia estão fazendo tudo que um computador pessoal faz hoje em dia, são poucas coisas que um equipamento portátil não faz que um computador pessoal faça.

Desde um computador que não podia fazer mais que uma tarefa de uma vez, agora você pode fazer quantas tarefas que você quiser, tanto em um computador pessoal, quando em um equipamento portátil.

  1. Arquitetura RISC e CISC

RISC foi desenvolvida na década de 70 pela IBM, mas o primeiro chip surgiu em 1980.

        RISC (Reced Intruction Set Computer ou Computador com conjunto reduzido de Instruções) ,uma linha de processadores que favorecem um conjunto simples e pequeno de instruções fazendo com que suas execuções sejam mais rápidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (290.7 Kb)   docx (537.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com