TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório

Por:   •  7/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO FEDERAL TECNOLOGICO DE MINAS GERAIS
CAMPUS VIII

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

KEILA CAETANO

LINA AMARAL

MARIANA CAMPOS

ROSIELE PINHEIRO

VANESSA CORREA

RELATÓRIO DE PROJETO FINAL DA

DISCIPLINA DE PDI

Varginha
2011

KEILA CAETANO

LINA AMARAL

MARIANA CAMPOS

ROSIELE PINHEIRO

VANESSA CORREA

Sistema de avaliação de anomalias na retina

Relatório de desenvolvimento de trabalho acadêmico apresentado como item de avaliação na disciplina de  Processamento Digital de Imagens no curso de Informática.

Varginha
2011

RESUMO

O objetivo deste documento é apresentar aos alunos e professores a elaboração do projeto final da disciplina de Processos Digitais de Imagens, tendo como tema o sistema de avaliação de retinas. Este trabalho foi realizado com base em projetos semelhantes já existentes, e auxilio do professor.  

O trabalho busca mostrar como pode -se detectar a doença na retina, tendo como meios a comparação entre a mesma estando boa e uma outra não saudável. No decorrer do texto iremos disponibilizar nossos objetivos, metodologias utilizadas, exemplos, perspectiva, dentre outros. Também buscamos apresentar os projetos semelhantes já existentes, estes que contribuirão para a realização do nosso.


INDÍCE

1. INTRODUÇÃO        1

1.1 Motivação         1

1.2 Objetivos         2

1.3 Resultados Esperados         3
1.4 Abordagem Adotada ............................................................................4

2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................5

  1. INTRODUÇÃO

A Retinopatia afeta a visão porque provoca micro aneurismas nos vasos sanguíneos que alimentam a retina. Um material anormal é depositado nas paredes dos vasos sanguíneos da retina que é a região conhecida como "fundo de olho", causando estreitamento e às vezes bloqueio do vaso sanguíneo, além de enfraquecimento da sua parede – o que ocasiona deformidades conhecidas como micro-aneurismas. Estes micro-aneurismas freqüentemente rompem ou extravasam sangue causando hemorragia e infiltração de gordura na retina.

O sistema detecta anomalias na retina a fim de fazer a triagem desses pacientes de modo que sejam encaminhados a um especialista No entanto, o projeto tem que superar um obstáculo importante: o sistema não pode apresentar resultados falso-negativos Resultados falso-positivos não chegam a causar problemas tão sérios, porém ocupam desnecessariamente o tempo de um especialista. É importante detectar anomalias no estágio inicial da doença aumenta a possibilidade de resultados melhores no tratamento, já que essa doença tem como característica ser silenciosa, não apresentando sintomas no estágio inicial da doença.

  1. Motivação

Nosso tema é o Sistema de avaliação de anomalias na retina, tendo este várias doenças. Para nosso projeto, iremos abordar a Retinopatia Diabética.

Dentre tantas doenças, selecionamos esta para o trabalho por que  as opções até então obtidas para a realização do projeto foram as mais coerentes e de fácil acesso á dados e  ás suas informações.

1.2 Objetivos

Nosso projeto tem como objetivo analisar retinas e assim chegar á conclusão dizendo se são saudáveis ou não. Dando ênfase ao desafio de obter o menos possível de resultados falso-negativos, ou seja, apresentar 0% de falso-negativos e o menor número possível de falso-positivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com