TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório

Por:   •  2/8/2015  •  Resenha  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA CONTEMPORÂNEA DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

PROFESSOR: JOSÉ CARLOS DUARTE

ALUNA: ELIZETE FRANCISCA DE SOUSA GOMES

RELATÓRIO

        Falar sobre a formação de professores no Brasil é remeter-se a um panorama com mudanças históricas e muitas discussões. Para compreender as diversas problemáticas vivenciadas hoje, bem como sugerir soluções possíveis ao cenário brasileiro que se encontra submerso em um sistema educacional com muitas mazelas, a maioria provocadas pela má formação inicial de seus docentes que se encontram, entre outras, carentes de uma concreta e reflexiva relação teórico-prática. Para que o professor seja reconhecido como o grande influente do processo educacional é necessário investir nele, pois todos os aspectos materiais apresentados por qualquer instituição não se compara a importância do papel do professor. Dessa maneira, a qualidade de sua formação é essencial para a transformação da educação e do ensino. Creio que foi pensando nisso que as políticas públicas agiram e criaram a Plataforma Freire, com o objetivo de qualificar os professores da rede publica e assim garantir uma educação de qualidade.

        Inserir-me na área educacional em 2008, após ser aprovada no concurso público, sempre trabalhei procurando dar o melhor de mim e garantir com que os meus alunos aprendessem. Inscrevi-me na Plataforma Freire e desde o primeiro semestre de 2011 estou cursando pedagogia na UESB.

        No decorrer das aulas, nos posicionamentos dos professores percebi que precisava unir a teoria à minha prática, para então poder fazer a composição de uma docente profissional capaz de atuar de maneira competente em diversas situações desafiadoras da profissão, bem como tornar-me sujeito-autor da minha formação continuada, refletindo constantemente sobre o meu fazer pedagógico, que se proponha a pesquisar, a perceber nesta prática a primícia capaz de levar-me a produzir o meu próprio conhecimento. Recordo-me de um trecho do livro Pedagogia da autonomia de Paulo Freire (1996) que destaca que a reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação teórico-prática, sem a qual, a teoria pode tornar-se um “blá, blá, blá” e a prática uma aversão entre a ação e os domínios diversos do conhecimento que dá primazia à ação.

        O curso de Pedagogia possibilitou-me ter um novo olhar sobre a educação que antes eu desacreditava, no sentido de ser um agente de transformação da sociedade. Hoje penso que nada é mais compreensível do que a certeza de que formar o professor é estratégico, por cruzar todos os setores da sociedade e por conter, em seu âmago, a questão do projeto de sociedade que se almeja para o país, pois o professor molda gerações. E a cada passo que eu dava na sala de aula eu me recordava dos ensinamentos de meus professores, dos textos estudados e a cada dia pude mudar a minha prática embasada na teoria. E a Plataforma Freire nesse sentido, nos oferece uma formação alicerçada na teoria e que nós podemos de imediato aplicar na prática, ou seja, permite-nos acompanhar de perto a relação estabelecida entre o que é visto nas salas da faculdade e o que acontece nas nossas práticas diárias. Assim, podemos dizer que com a efetivação da teoria encontramos um meio para aprimorar nossos saberes e aumentar nossa capacidade para o exercício da profissão que escolhemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com