TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório CMM

Por:   •  20/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 3

O presente relatório refere-se ao curso de CMM - Sistema de Modelagem para Desenvolvimento de Software oferecido pela fundação Bradesco. O curso tem como objetivo promover o conhecimento sobre os cinco níveis de maturidade do CMM. O curso foi dividido em: Introdução ao SEI-CMM; Nível de Maturidade 2: Repetível; Nível de Maturidade 3: Definido; Nível de Maturidade 4: Gerenciado e Nível de Maturidade 5: Em otimização.

Software Engineering Institute (SEI) é um centro de pesquisa que desenvolveu um padrão de maturidade de processos, o Modelo de Maturidade de Capacitação (CMM), que permite que as empresas de desenvolvimento de software aprimorem seu processo de desenvolvimento, oferecendo um linhas padrão de qualidade para desenvolver softwares que sejam aceitáveis para os clientes.

A maturidade de uma empresa pode ser conhecida através da comparação de seus processos com os processos definidos em cada nível do CMM. Um nível de maturidade compreende vários processos, chamados Áreas de Processo Chave (KPA). Esses KPAs são organizados em Características Comuns. Essas Características Comuns contêm as Práticas Chave que descrevem as atividades da empresa em um nível de maturidade A seguir será mostrado um panorama dos cinco níveis de maturidade do CMM .

O nível Inicial é o primeiro nível de maturidade. Este nível representa uma empresa com desenvolvimento e práticas de manutenção instáveis. No nível Inicial, o processo de desenvolvimento de software muda constantemente de acordo com os requisitos do projeto. Os processos de desenvolvimento de software neste nível são caracterizados por imprevisibilidade na qualidade do produto, no tempo de entrega, nos custos e nos prazos de desenvolvimento. No nível Inicial, a empresa depende do empenho e das habilidades de indivíduos para que o trabalho seja feito.

O segundo nível de maturidade é o nível Repetível. Neste nível o sistema de administração de projetos de softwares existe e é usado em toda a empresa. O objetivo do nível Repetível é implementar práticas de administração efetivas, que permitam que uma empresa conclua projetos bem-sucedidos com base no aprendizado de projetos prévios.

O terceiro nível de maturidade é o nível chamado Definido. Neste nível, os processos padrões de desenvolvimento e manutenção do software são documentados em toda a empresa. Esses processos são chamados de processos de software padrão e permitem que a empresa melhore sua performance. Neste nível, são criados grupos para monitorar as atividades do processo de criação do software. Esses grupos também treinam a equipe para entrar no processo. As empresas no nível de maturidade  Definido são estáveis e consistentes. Os processos de software ajudam a acompanhar a qualidade, o custo, os prazos e a funcionalidade dos projetos.

O quarto nível de maturidade é o nível Gerenciado. Neste nível, uma empresa estabelece metas quantitativas para seus produtos e processos. A produtividade e a qualidade dos processos fundamentais do software são medidas em todos os projetos. Os dados dos processos definidos de cada projeto são coletados e analisados e são feitas adaptações para que se mantenha a qualidade do processo. Os processos neste nível de maturidade permitem que uma empresa desenvolva softwares de qualidade.

Por fim o quinto nível de maturidade na estrutura CMM é o nível Otimizado. Neste nível de maturidade, a empresa se concentra na melhoria contínua do processo e é capaz de identificar os pontos fracos de seus processos e toma medidas corretivas para melhorá-los. Os processos de software são avaliados e aprimorados constantemente para prevenir defeitos conhecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com