TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Terceiro Seminário de Escrita Científica

Por:   •  28/2/2024  •  Relatório de pesquisa  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório do Terceiro Seminário de Escrita Científica - IFMA

Alunos: Fabricio Eduardo Silva Bezerra e Igor de Sousa Abreu

O III Seminário de Escrita Científica, organizado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), se destacou como um evento abrangente que visou fomentar discussões sobre diversos aspectos cruciais para a prática acadêmica. A abertura foi proferida pelo professor Rogério Teles, Pró-Reitor da instituição, destacando a importância de aprimorarmos nossas habilidades na escrita científica. Além disso, a professora Georgiana, nossa anfitriã, nos conduziu com maestria e anunciou a participação da psicóloga convidada, Natália Pinto Coutinho.

Com o objetivo de promover a discussão sobre ética na ciência, prevenção de plágio e autoplágio, além de abordar temas relacionados à escrita em inglês, elaboração de projetos e a temática da saúde mental e física, o seminário proporcionou, ao longo de três dias, palestras e oficinas que abordaram todos os elementos essenciais para aprimorar a qualidade da escrita científica.

Destaca-se que a live de abertura, apresentada pela psicóloga Nathália Pinto, introduziu de maneira impactante o tema central do evento, intitulado "A Interferência da sua Voz Interna na sua Saúde Física e Mental". Ao demonstrar a estreita relação entre uma boa saúde e a concepção adequada da escrita, Nathália proporcionou reflexões profundas sobre como a voz interna pode influenciar nossa saúde física e mental.

Além disso, ela utilizou uma analogia com um vídeo ilustrativo, onde duas corujinhas representavam as diferentes vozes internas que todos enfrentamos. A maneira como a coruja branca, simbolizando o adulto saudável, enfrentou o lado crítico, ressoou com a importância de desenvolvermos uma abordagem compassiva conosco mesmos.

Nathália iniciou sua apresentação destacando a utilidade da voz interna, porém, ressaltando que, em momentos de estresse, pressão ou emoções intensas, ela pode transformar-se em um diálogo interno crítico. A influência dos estímulos e das palavras foi abordada de forma a evidenciar como tanto os fatores externos quanto nossas próprias palavras afetam diretamente nossos sentimentos e comportamentos. A conscientização desses processos foi apontada como uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de um diálogo interno mais saudável.

Adicionalmente, a psicóloga enfatizou a importância da espiritualidade, do contato com a natureza e do autoconhecimento como elementos essenciais para o autocuidado. Ao relacionar a espiritualidade à busca de significado e propósito de vida, Nathália destacou a conexão com algo maior do que nós, proporcionando conforto e esperança. Ainda, evidenciou os efeitos positivos de passar tempo ao ar livre em ambientes naturais e a relevância do autoconhecimento para lidar eficazmente com o estresse e pensamentos intrusivos.

Além disso, a palestra proporcionou uma reflexão sobre a influência da saúde emocional na escrita científica, destacando a importância de desenvolver um adulto saudável capaz de lidar com as críticas internas de maneira construtiva.

O III Seminário de Escrita Científica cumpriu de forma notável seus objetivos, proporcionando momentos de reflexão sobre a ética na ciência, a influência da voz interna e estratégias para fortalecer o diálogo interno. O evento ofereceu oportunidades para a introspecção e o autoconhecimento, fundamentais para lidar com as frustrações inerentes ao processo acadêmico. A exemplo de uma das frases parafraseadas de sua apresentação: Nosso DNA é como um Piano a forma como tocamos nossos genes ditará a forma como vemos o mundo ou seja a forma como interpretamos nossas vozes fará de nós mesmo uma pessoa entendida ou confusa, por isso destaca-se a abordagem holística do seminário, que incluiu a discussão auto entendimento pessoal, plágio, autoplágio, escrita em inglês e elaboração de projetos, demonstra a preocupação do evento em oferecer uma formação integral aos participantes. Em resumo, o III Seminário de Escrita Científica não apenas contribuiu para o aprimoramento das habilidades acadêmicas, mas também promoveu uma abordagem abrangente que reconhece a importância do bem-estar mental e do autoconhecimento para o sucesso na jornada científica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com