TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro Final

Por:   •  10/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

Problematização

Atualmente em torno de X% da população utiliza ônibus como meio de transporte. As pessoas utilizam diariamente esse meio para se locomoverem de casa até o trabalho ou de casa até a escola, por exemplo.

Com isso, usuários de ônibus enfrentam muitos problemas, tais como a incerteza do tempo de espera no ponto de ônibus, não saber o horário que passa o ônibus, o perigo de esperar em pontos de ônibus em áreas mais isoladas e o risco proporcionado por motoristas imprudentes.

Sendo assim, a fim de promover praticidade e bem-estar aos passageiros, surgiu a ideia de criar um aplicativo em que o usuário pode compartilhar informações com outros passageiros sobre o estado, a rota e a localização dos ônibus.

Descrição da ideia de negócio

Por meio do aplicativo, o usuário pode indicar quando entrou em um ônibus e pode realizar comentários sobre o ponto em que entrou no ônibus e sobre as condições do veículo, incluindo comentários sobre o motorista e sobre a qualidade da estrutura do ônibus.

Um usuário marca que entrou em um ônibus e esse check-in aparece de forma anônima, se o usuário desejar, para todos os usuários que estão utilizando o aplicativo. Além disso, o usuário do aplicativo pode escolher os pontos e os ônibus para os quais deseja receber notificações. Então, ele saberá quando o ônibus escolhido passou pela parada que cadastrou, através do check-in de outro usuário.

Isso se dará através de um sistema de hashtags, muito popular em redes sociais. Na interface do check-in, o usuário colocará a linha em que entrou e a parada onde embarcou (e.g.: #260.2, #AvPaulista) e então esse check-in será registrado como a posição atual do ônibus. Qualquer comentário que o usuário gostaria de realizar sobre o ônibus ou a parada também seria feito utilizando esse sistema de hashtags para que o comentário possa ser localizado pelos outros usuários do serviço.

O aplicativo possui um mapa, e nele aparecerá um símbolo do ônibus quando uma pessoa fizer um check-in em determinada parada. Quando outra pessoa fizer o check-in em uma próxima parada, aparecerá outro símbolo e o símbolo anterior ficará menos destacado para mostrar a rota recente do veículo.

O aplicativo também terá um botão para reportar abuso, caso um passageiro perceba que ocorreu um check-in de mentira. Se um usuário recebeu muitas denúncias, ele será excluído da rede social.

Como o aplicativo é uma rede social, as pessoas podem interagir de acordo com os ônibus que utilizam. Um grupo da linha será criado automaticamente e as pessoas podem interagir por ele.

Pontos favorecedores da ideia de negócio

Um dos maiores problemas relacionados ao uso de ônibus é o passageiro não ter nenhuma certeza de quando vai pegar seu ônibus ou se ele vai chegar. Mas com essa rede social ele pode ficar informado da situação do seu ônibus em tempo real, evitando assim que o perca ou que corra riscos, ficando muito tempo em paradas mais perigosas.

As pessoas se interessam muito por redes sociais porque elas se sentem atraídas pela possibilidade de compartilhar momentos de seu dia-a-dia e elas passam uma grande parte dele dentro de um ônibus. O objetivo do aplicativo, portanto, é reunir em um só lugar essas duas realidades de um modo descontraído possibilitando aos usuários interagirem através do aplicativo, tornando a viagem mais divertida.

Obstáculos possíveis

Alguns problemas que dificultam a implementação desse aplicativo são a aceitação do usuário, o mau uso por parte dos usuários, e a monetização da rede social, já que o download do aplicativo será gratuito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (297.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com