TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEPARAÇÃO DE MATERIAIS POR CORES

Por:   •  7/12/2019  •  Projeto de pesquisa  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO:

Durante algumas visitas técnicas observamos que muitos processos de produção, estoque, distribuição, logística e comercialização de quase tudo que se produz, é realizado de uma forma técnica, organizada mas não eficiente, pois percebemos que se pudéssemos identificar todos produtos e processos por cores, tudo seria produzido de uma forma ainda mais organizada e eficiente utilizando sensores calibrados e precisos nesta seleção. Facilitando ainda as vendas, pois seria de fácil e rápida localização a identificação dos produtos em suas prateleiras de onde seriam comercializados.

INTRODUÇÃO:

Seletores de produtos com tecnologia cada dia mais estão presentes em nossas vidas, fazendo parte do cotidiano, seja no celular, no carro, e até mesmo na rua, sempre existe um sensor tentando facilitar a vida do ser humano. Por este motivo, neste projeto, desenvolveremos uma máquina capaz de separar bolas coloridas através de suas cores. Para isso, será necessária a utilização de um sensor de cor RGB, que permitirá identificar qual a coloração de cada bola e separá-las corretamente. Ao final, todos estarão devidamente separados em seus recipientes por suas cores. Este projeto envolve as áreas de eletrônica, mecânica e programação, gerando desafios interessantes e motivadores e com isso conseguimos aplicar os conhecimentos adquiridos em diversas áreas. Nosso projeto usa bolas para simbolizar os produtos que seriam selecionadas e separadas de uma forma rápida e eficiente.

O TRABALHO PROPOSTO:

Desenvolvemos um protótipo num ambiente virtual utilizando um simulador para Arduino, foi possível visualizar a posição de cada sensor e o completo funcionamento do protótipo a ser construído. Com a convicção do pleno funcionamento do nosso projeto, mensuramos as dimensões da estrutura base onde seria montado todos os componentes sensores e atuadores necessários para aplicação das técnicas idealizadas para esse projeto, aprimoramos o sistema lógico fazendo ajustes e seguimos para calibração, onde foram necessários testes com as bolas coloridas que colocamos um tubo de PVC na estrutura do seletor nos quais as bolas de cores verde, azul, amarela e vermelha seriam separadas dentro de um balde dividido por cores. A parte pneumática e mecânica implantados na estrutura formam o sistema capaz de realizar a separação com rapidez e qualidade.

DESCRIÇÃO DO DISPOSITIVO:

O dispositivo desenvolvido nesse trabalho consiste em um sistema capaz de separar bolas através das cores. A princípio, insere-se as bolas em um tubo, o sistema analisará através do sensor RGB a bola corrente em seguida o sexto com a cor da bola corrente será posicionado para recebê-la, logo em seguida um pistão pneumático será acionado impulsionando a bola para o sexto que corresponde a cor da bola.

DESCRIÇÃO DO HARDWARE:

Os elementos de hardware utilizados no sistema são um Arduino Nano, que controla toda a parte de software e hardware, um sensor de cor RGB (TCS-3200), que identifica as cores das bolas, um pistão pneumático para impulsionar a bola para o sexto, um Servo Motor de 360 graus com rotação contínua para rotacionar o sexto, Estrutura Madeira e Acrílico para armazenar todo o sistema, Tubo de PVC para colocar as bolas , lâmpadas coloridas para sinalizar cada bola selecionada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com