TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a Consequência do Uso de Materiais ou Superfícies de Cores Escuras Para o Clima Urbano?

Por:   •  15/8/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 4

1. Qual a consequência do uso de materiais ou superfícies de cores escuras para o clima urbano?

Materiais ou superfícies escuras reduzem a capacidade da diminuição da temperatura através da evapotranspiração, o que provoca cidades que acumulam calor ao absorver mais e refletir menos a radiação solar. Além disso, a baixa reflexividade e quantidade de vegetação resultou em uma diferença de temperatura entre as áreas urbanas e rurais. Esse processo é mais evidente no final da tarde e início da noite, quando as estradas, calçadas, edificações (superfícies impermeáveis) começam o processo de liberação do calor acumulado durante o dia.

2. Do ponto de vista do clima urbano, que elementos são importantes de serem considerados no planejamento urbano a fim de gerar ambientes térmicos aceitáveis tanto do ponto de vista do consumo energético das edificações quanto do conforto térmico dos pedestres?

O investimento na vegetação, sobretudo arbórea é essencial. Corredores ecológicos urbanos estão entre as melhores opções, pois infiltram as águas das chuvas, e, consequentemente, evitam enchentes e seus danos, evitam o assoreamento dos corpos d’água; abrigam vias para pedestres e ciclistas, oferecem áreas de lazer e contemplação, conectam fragmentos de ecossistemas isolados, em áreas urbanizadas, além de melhorar o clima urbano. Pois a diminuição da temperatura pela arborização promove um maior conforto térmico da população nas ruas e nas suas casas, diminuindo o consumo energético (ar condicionado).

3. Elenque os benefícios, desafios e oportunidades relacionados à arborização.

Benefícios: A vegetaçãom diminui os valores da temperatura ambiente (por reduzir as ondas de calor) e da temperatura corpórea do indivíduo, filtra a poluiçao atmosférica, produz mais sombras, reduz ruídos da rua, etc. Consegue trazer benefícios tanto ambienteais, como econômicos, sociais e psicológicos.

Desafios: A grande quantidade de pavimentação e crescimento contínuo das áreas urbanas acaba dificultando o cultivo da vegetação arbórea.

Oportunidades: permeabilidade ao solo, sombreamento, manutenção da umidade do solo e do ar, proteção das nascentes, absorção de calor e de poluição etc.

Elenque os doze princípios orientadores para inserção da vegetação arbórea no meio urbano.

1- Conheça a árvore (seus recursos)

2 Tenha uma estratégia abrangente da árvore

3 Incorpore árvores em planos de políticas e em outros planos urbanos

4 Crie locais adequados para as árvores

5 Escolha as árvores certas

6 Busque múltiplos benefícios

7 Busque indivíduos saudáveis

8 Forneça solo, ar e água

9 Busque os agentes interessados

10 Adote uma abordagem de gerenciamento de bens

11 Esteja consciente do risco (em vez de avesso ao risco)

12 Adapte a gestão às necessidades

4. O que são e quais são as características principais das ruas verdes?

As ruas verdes são as ruas arborizadas, que integram e manuseiam águas pluviais, reduzindo o escoamento superficial durante o período das chuvas fortes. A vegetação favorece a amenização climática (diminuição da temperatura) e dá-se a preferência de travessia a pedestres e a ciclistas (estimulo da circulação de baixo impacto). Além disso, as ruas verdes conectam a avifauna e os insetos entre os fragmentos/recintos com vegetação (jardins, praças e parques), valorizam a área, facilitam a educação ambiental, etc.

5. Qual a consequência mais imediata da substituição da vegetação por superfícies rígidas como concreto, asfalto, etc. no meio urbano?

A substituição da vegetação por superfícies rígidas favorece a ocorrência de inundações e de deslizamentos, por impermeabilizar o solo. Também, em muitos casos, suprime áreas naturais alagadas/alagáveis e florestadas, o que resulta em consequências nocivas para o ambiente.

6. As temperaturas registradas no meio urbano tendem a ser maiores do que as registradas no meio rural circundante a elas. Faça uma breve explanação da explicação para este fenômeno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com