TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE GESTÃO DE CONTROLE DE ABASTECIMENTO DE VEÍCULO NA PLATAFORMA ANDROID

Por:   •  4/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.460 Palavras (18 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA WEB

OTTO FRANCISCO DE OLIVEIRA FILHO

SISTEMA DE GESTÃO DE CONTROLE DE ABASTECIMENTO DE VEÍCULO NA PLATAFORMA ANDROID.

NATAL-RN

2014

OTTO FRANCISCO DE OLIVEIRA FILHO

SISTEMA DE GESTÃO DE CONTROLE DE ABASTECIMENTO DE VEÍCULO NA PLATAFORMA ANDROID.

Artigo apresentado como requisito para conclusão do Curso de Especialização em Projeto e Desenvolvimento de Software para Web, da Universidade Potiguar-UNP.

Orientador: Prof. Esp. Weinberg de Paiva e Souza.

NATAL-RN

2014

SISTEMA DE GESTÃO DE CONTROLE DE ABASTECIMENTO DE VEÍCULO NA PLATAFORMA ANDROID[1].

Otto Francisco de Oliveira Filho[2]

Prof. Esp. Weinberg de Paiva e Souza[3]

RESUMO

Este artigo tem como finalidade abordar o avanço da tecnologia nos últimos tempos, bem como os benefícios proporcionados aos cidadãos e a todos que dela necessitem direta ou indiretamente. Destacamos os avanços de um modo geral, que de alguma forma transformaram a vida das pessoas em diversos aspectos.  Dessa forma, nos voltamos com atenção especial para as mudanças ocasionadas pela internet (destacando as redes sociais e seus impactos na vida real), que são potencialmente proporcionadas por inovadores equipamentos, como tablets e celulares (Smartphone), com seus avançados sistemas operacionais. Envolvidos nessa atmosfera, pontuamos sob vários aspectos as oportunidades e facilidades no uso do celular/Android, destacando sua plataforma, arquitetura, vantagens, desvantagens e os motivos que o levam a ser mundialmente consumido, tendo em vista as inúmeras razões que fazem dele um diferencial, diante de seus diversos e necessários aplicativos, os quais trazem agilidade na vida diária. Diante dessa possibilidade, o objetivo do projeto foi propor um sistema de gerenciamento de combustível veicular, com o intuito de informatizar de maneira eficiente, fácil e rápida o controle dos gastos de combustível do veículo. Para isso, os recursos técnicos utilizados foram um celular (modelo da Motorola RAZi) e um Notebook DELL inspiron 1545. Para produção e desenvolvimento, foi necessário o programa AndroidDeveloper Tools. E por fim, para auxiliar na modelagem orientada para objetos do sistema, será necessário o software (https://www.draw.io/), que também foi usado como auxílio na criação dos diagramas. Conclui-se que o aplicativo, depois de testado e executado, é um sucesso. Sua utilidade é reunir informações importantes no celular que podem ser acessadas sempre que houver necessidade.

Palavras-chave: Avanços. Benefícios. Android. Tecnologia.

 1 INTRODUÇÃO

Geralmente há vários motivos que nos levam a debruçarmos sobre uma temática. É certo que antes de tudo precisamos de uma motivação pessoal. Outras vezes, pela relevância do estudo ou ainda pela utilidade que isso venha trazer para as pessoas, em diversos aspectos da vida social e econômica.

É importante destacar os avanços que a tecnologia tem proporcionado ao longo do tempo, ou seja, ela faz parte da evolução da humanidade. Assim, é visível que nas últimas décadas esses avanços se tornaram tão marcantes que às vezes se torna complexo acompanhar a velocidade das inovações.

Compondo esse cenário, temos a chegada do telefone sem fio/celular, computador, internet, sem contar com outras descobertas que teremos a oportunidade de enfatizar adiante. Obviamente há críticas em relação a esse processo evolutivo, devido à velocidade e quantidade de informações que chega à vida das pessoas diariamente. Porém, não temos a pretensão de nos determos nesse aspecto e sim nos benefícios provocados.         

Convém assinalar e reafirmar ainda que são muitos os avanços preciosos em todos os campos do saber, desde a simples integração com o mundo, proporcionada pela internet, a descobertas científicas que ganharam novas dimensões e suas repercussões se mostram a cada dia fantástica.

Surge a tecnologia 3g (usada pela terceira geração de telefonia móvel), analógica (uma onda é registrada ou usada em sua forma original) e depois a digital (Baseada em circuitos eletrônicos que se fundamentam em uma lógica binária), com máquinas fotográficas portadoras de excelentes recursos.

Sendo assim, a explanação realizada nos dá sustentação para apresentar a proposta do projeto que resultou na conclusão deste trabalho. A partir de reflexões e da vivência pessoal na área de sistema de informação, foi possível desenvolver uma proposta de um sistema que irá atender às necessidades das pessoas no que diz respeito ao controle de informações de consumo de combustível, com um aparato de dados específicos, atualizados e precisos. A ideia surgiu visando um melhor gerenciamento dessas atividades. Para tanto, a solução proposta é desenvolver um sistema com uma interface simples e que funcione em um celular com o sistema android versão superior a 2.2.

Dessa forma, o objetivo do trabalho é informatizar de forma eficiente, fácil e rápida o controle dos gastos com combustível veicular. Oferecer ao usuário a possibilidade de tomada de decisões, facilidade para compreender gastos e outras informações pertinentes sobre o veículo, facilitando possíveis transações comerciais, como também contribuindo para controle de gastos com combustível, facilitando também a organização do orçamento pessoal.

Os capítulos que seguem explanarão sobre os avanços e benefícios da tecnologia, bem como as oportunidades e facilidades no uso do celular/Android.  Em seguida, o último capítulo se voltará para os resultados e a concretude de funcionamento do aplicativo, voltado para uma proposta de uma tecnologia acessível.

2 AVANÇOS E BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA

Para situar os avanços da tecnologia[4] e seus possíveis benefícios, faz-se necessário situarmo-nos na história da humanidade. Ou seja, se voltarmos nosso olhar para o passado, perceberemos que o homem buscou incessantemente melhorias de vida.

É óbvio que essa busca infelizmente nem sempre se deu com os cuidados necessários para a preservação do planeta, transformando-se numa expressiva preocupação planetária. Porém, nosso objetivo é focar nos ganhos e praticidade que essas tecnologias trouxeram para a vida das pessoas em alguns aspectos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (539.7 Kb)   docx (660.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com