TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Tese: SISTEMA DE INFORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Tese  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

O que são SISTEMAS DE INFORMAÇÂO:

Um Sistema de Informação (SI) é um sistema cujo elemento principal é a informação. Seu objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações de tal modo a apoiar as funções ou processos de uma organização.

Geralmente, um SI é composto de um sub-sistema social e de um sub-sistema automatizado. O sub-sistema social inclui as pessoas, processos, informações e documentos. O sub-sistema automatizado é composto por máquinas, computadores, redes de comunicação que interligam os elementos do sub-sistema social.

Importância de quem utiliza os sistemas: Ao contrário do que muitos pensam, as pessoas (juntamente como os processos que executam e com as informações e documentos que manipulam) também fazem parte dos Sistemas de Informação. O Sistema de informação é algo maior que um software, pois além de incluir o hardware e o software, também inclui os processos (e seus agentes) que são executados fora das máquinas.

Isto implica em que pessoas que não usam computadores também façam parte do sistema e, consequentemente, necessitem ser observadas e guiadas pelos processos de planejamento e análise de sistemas.

Qual o objetivo dos sistemas de informação?

O objetivo dos sistemas de informação é transformar dados em informação e conhecimento.

Podemos classificar DADOS como coisas, eventos, atividades, e transações que são gerados (a), classificados (a) e armazenados (a) em determinado local. Mas de certa forma são inúteis para nós se não soubermos utiliza-los.

Mas afinal, o que é informação?

O conceito de INFORMAÇÂO, refere-se à união e organização desses dados de forma que gerem um significado específico para quem utiliza.

A diferença entre dados e Informação: As notas de um aluno na sala de aula, a média dessas notas, é um dado. Mas o boletim do aluno é uma informação, pois por meio dele o aluno poderá ver suas notas que foram calculadas organizadas e entregues.

Conhecimento:

Conhecimento basicamente consiste nos dados e/ou informações que são organizadas e que transmitem entendimento, experiência e aprendizado à quem utiliza.

Por exemplo: Uma companhia que está recrutando em sua escola concluiu ao longo do tempo que alunos com Coeficiente de Rendimento (CR) acima de 7.0, tiveram mais sucesso em seus programas de gestão. Baseada nesta experiência, a companhia decidiu entrevistar somente alunos com Coeficiente de Rendimento acima de 7.0. Facilitando assim o processo de recrutamento. Chamamos isso de Conhecimento Organizacional, onde por meio dessas informações organizamos o tempo, as ações, e também podemos tomar decisões, poupando tempo com coisas desnecessárias e agregando valores a companhia e obtendo força de trabalho.

Mas por que os Sistema de informações são considerados importantes?

Os sistemas de informações são importantes para nós por uma variedade de motivos. Primeiramente eles estão presentes em nossa vida, no nosso cotidiano. Segundo, o campo de SI oferece muitas oportunidades de carreira. E por último, todas as áreas de uma organização utiliza sistemas de informação.

Como os sistemas de informação estão presentes na nossa vida?

Podemos dizer que muitas tarefas que você realiza no cotidiano você também pode fazer online:

1. Ter aulas à distância,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com