TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE RESERVAS DE EQUIPAMENTOS DE MULTIMÍDIA

Por:   •  11/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.565 Palavras (11 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar Curso Superior de Tecnologia

MARIANA CARDOSO DE BARROS – RA: 0570067

SISTEMA DE RESERVAS DE EQUIPAMENTOS DE MULTIMÍDIA

Maceió – AL 2021

MARIANA CARDOSO DE BARROS – RA: 0570067

SISTEMA DE RESERVAS DE EQUIPAMENTOS DE MULTIMÍDIA

Projeto Integrado Multidisciplinar para obtenção do título de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresentado à Universidade Paulista – UNIP EaD.

Maceió – AL 2021

A tecnologia de software constitui uma ferramenta essencial na sociedade proporcionando diversos benefícios como exemplo a organização automatizada de determinadas tarefas de uma empresa com a finalidade de obter melhores resultados nos trabalhos realizados minimizando as possíveis falhas humanas. Nesse contexto, o presente projeto tem como objetivo compor parte da avaliação das matérias de Projeto de Interface com o Usuário, Programação Orientada a Objetos, Engenharia de Software e Economia e Mercado integrando o aprendizado e aplicando os conhecimentos adquiridos em uma situação real; para tal fim, será elaborado um sistema de reservas de equipamentos contextualizado no cenário de uma escola que pretende obter, através de um sistema automatizado, um melhor aproveitamento dos recursos de mídia da instituição a fim de excluir o registro manual dos usuários. O projeto será fundamentado nos modelos de qualidade da engenharia de software MPS.BR e será aplicado recursos de classes, encapsulamento, herança e polimorfismo.

Palavra-chave: Programação, Sistema de Reservas, Software, MPS.BR.

Software technology is an essential tool in society, providing several benefits, such as the automated organization of certain tasks of a company with the purpose of obtaining better results in the work performed, minimizing possible human failures. In this context, the present project aims to compose part of the evaluation of the subjects of User Interface Design, Object Oriented Programming, Software Engineering and Economics and Market, integrating the learning and applying the acquired knowledge in a real situation; for this purpose, an equipment reservation system will be developed, contextualized in the context of a school that intends to obtain, through an automated system, a better use of the institution's media resources in order to exclude the manual registration of users. The project will be based on the quality models of the MPS.BR software engineering and will apply class, encapsulation, inheritance and polymorphism resources.

Keyword: Programming, Reservation System, Software, MPS.BR.

INTRODUÇÃO        6

  1. Viabilidade        7
  2. Agentes Econômicos        7
  3. Prazo de Conclusão e Investimento        8
  4. Análise de Requisitos        8
  1. Requisitos Funcionais e Regras de Negócio.        8
  2. Requisitos Não-Funcionais        11
  1. Requisitos de Produto        11
  2. Requisitos Organizacionais        12
  3. Requisitos Externos        12
  1. Metodologia de Qualidade        13
  2. Sistema Orientado a Objeto        14
  1. Classes e Objetos        14
  2. Herança        16
  3. Polimorfismo        17
  1. Testes        17
  2. Conclusão        20
  3. Referências        21

INTRODUÇÃO

A era da informação trouxe para o mundo contemporâneo a exigência de se adaptar aos avanços tecnológicos e um dos espaços afetados por essa mudança foi a sala de aula que demanda ambientes interativos de aprendizagem para conectar professor e aluno aos diversos ambientes que a tecnologia da informação pode proporcionar. No que se refere ao projeto político pedagógico as Diretrizes Curriculares Nacional da Educação Básica define a utilização de mídias:

Concretamente, o projeto político-pedagógico das unidades escolares que ofertam o Ensino Médio deve considerar: VIII – utilização de diferentes mídias como processo de dinamização dos ambientes de aprendizagem e construção de novos saberes; (Diretrizes Curriculares Gerais Nacionais da Educação Básica, 2013 - Projetos Políticos Pedagógicos - Cap. VIII. p. 178).

Nesse contexto, o Colégio Vencer Sempre possui um número de equipamentos de multimídia em que os funcionários da escola fazem uso em suas atividades de ensino, porém o registro da reserva dos aparelhos é realizado de forma obsoleta permitindo gargalos no processo. O propósito da escola é resolver estes problemas investindo em um sistema de registro de reservas a fim de aperfeiçoar o trabalho dos professores que tornarão suas aulas mais dinâmicas e interativas através dos recursos multimídia que a escola oferece.

Este trabalho irá abordar todo o processo de construção do sistema desde a realização do projeto à sua implementação. Determinará os agentes econômicos, o investimento e tempo necessários, os requisitos de sistema, a aplicação dos conceitos de projeto de interface e programação orientada à objetos, e os casos de teste.

  1. Viabilidade

A utilização de um sistema manual de agendamento causa prejuízo de tempo e dinheiro ao colégio, ao analisar esse contexto fica evidente que a implantação trará benefícios em todas os setores, tanto da administração que terá fácil acesso aos dados de agendamento, quanto aos profissionais que irão utilizar os equipamentos que terão o tempo de agendamento otimizado e não enfrentarão dificuldades de comunicação pois um sistema automatizado diminuirá significativamente erros humanos, quanto para o setor financeiro que terá uma administração de danos mais potencializada pois conseguirá mapear os danos, as causas, e elaborar de forma mais planejada conserto ou substituição do equipamento e também aos alunos que terão aulas mais interativas, dinâmicas e acessíveis a nova realidade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (552.5 Kb)   docx (352 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com