TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SMTP, POP3 e IMAP

Por:   •  2/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.040 Palavras (17 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 17

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - CÂMPUS PAU DOS FERROS

LÍVIO AUGUSTO DE QUEIROZ

MARCOS ELIAS DE OLIVEIRA JÚNIOR

MATEUS EDUARDO FERNANDES VIEIRA

SERVIDOR DE E-MAIL: SMTP, POP3 E IMAP

PAU DOS FERROS – RN

2013

1 INTRODUÇÃO

Com o advento da Internet nas últimas décadas, especialmente a partir dos anos 80, as redes de computadores se tornaram cada vez mais importantes e ocuparam mais espaço no cenário mundial. A Internet cresceu e se popularizou, surgindo também a necessidade de uma comunicação mais rápida entre as pessoas, clientes, a partir mensagens uns aos outros por meio dos servidores de correio eletrônico (e-mail).

Em geral, quando um remetente envia mensagem a um ou mais destinatários, não basta apenas saber o e-mail das pessoas que vão receber a mensagem. Também é importante a Internet que ela seja rápida, eficiente e segura, atendendo às necessidades dos usuários. Como ocorre esse processo de troca de mensagens? A resposta está no uso dos servidores de e-mail, também chamados de protocolos, que surgiram para que os usuários de rede possam trocar mensagens de uma maneira mais segura e eficiente, com o mínimo possível de problemas, falhas e interrupções.

Este trabalho tem como principal objetivo descrever e abordar sobre correio eletrônico, e tam­bém sobre protocolos SMTP, POP3 e IMAP, servidores de e-mail que possibilita a troca de mensagens entre os agentes de correio do remetente e do destinatário.

Este trabalho encontra-se estruturado da se­guinte forma: o capítulo 2 apresenta um breve detalhamento do correio eletrônico; no capítulo 3 está focado o protocolo SMTP; o capítulo 4 apresenta uma abordagem sobre o protocolo POP, também conhecido por POP3; o capítulo 5 define o protocolo IMAP e, por fim, o capítulo 7 mostra as conclusões e/ou considerações finais.

2 CORREIO ELETRÔNICO

O correio eletrônico, também chamado de e-mail (sigla inglesa que significa eletronic mail), é um serviço básico de comunicação entre uma ou mais pessoas na rede. Ele existe desde o início da era da Internet, é rápido, barato e um meio de comunicação assíncrono, isto é, as pessoas podem leem, enviam, respondem e encaminham os e-mails no horário que lhe achar conveniente.

2.1 FORMATO E MODOS DE ACESSO

Um endereço de correio eletrônico é formado por um nome de utilizador, uma arroba (@) e um nome de provedor, que associa e designa o endereço do usuário (exemplo: usuário@domínio). Através do correio eletrônico é possível solicitar e enviar arquivos e informações.

Pode-se acessar o correio eletrônico de duas maneiras. A primeira delas é através de um programa, que permite a leitura das mensagens recebidas, bem como seu envio, que pode ou não resposta de uma mensagem recebida. Alguns dos principais programas de e-mail são o Outlook Express, Eudora, Incredimail e Mozilla Thunderbird.

A segunda maneira, mais comumente utilizada, é através de Webmail, que pode ser acessada em qualquer máquina através de navegadores ou browsers, como o Mozilla Firefox, o Google Chrome, desde que o usuário mantenha conexão com a Internet. Exemplos de serviços webmail o Outlook (antigo Hotmail), o Yahoo e o Gmail.

2.2 COMPONENTES

O correio eletrônico é formado por três componentes:

Agente de usuário: permitem que usuários leiam, respondam, retransmitam, salvem e componham mensagens. São exemplos o Outlook (antigo Hotmail) e o Thunderbird;

Servidor de correio: formam o núcleo da infraestrutura do e-mail. Cada destinatário possui uma caixa postal em um dos servidores de correio, que administra e guarda as mensagens recebidas e gerenciam a fila de mensagens, ou seja, quando uma mensagem não é, ela tentará ser enviada depois. Caso não haja sucesso, a mensagem será removida da fila e uma mensagem de correio é enviada ao remetente informando do erro;

Protocolo SMTP: é o principal protocolo de camada de aplicação do correio eletrônico da Internet. Usa o serviço confiável da conexão TCP para enviar suas mensagens do servidor do remetente para o servidor do destinatário.

3 PROTOCOLO SIMPLES DE TRANSFERÊNCIA DE CORREIO (SMTP)

Simple Mail Transfer Protocol (SMTP, em português: Protocolo Simples de Transferência de Correio) é um protocolo da camada de aplicação criado para realizar o transporte de correio eletrônico na Internet, geralmente entre um cliente de e-mail e um servidor de correio, utilizando-se conexão persistente, aberta até que todos os objetos referenciados sejam enviados e/ou recebidos. O SMTP utiliza a arquitetura cliente-servidor e transporte orientado à conexão, o protocolo TCP (Transmission Control Protocol), na porta 25 do servidor, é um dos protocolos mais antigos utilizados em redes de computadores apresentando, por isso, algumas características ultrapassadas.

3.1 HISTÓRICO

Na década de 1960, em plena Guerra Fria, as pessoas se comunicavam com outras usando sistemas desenvolvidos para computadores mainframe específicos. À medida que mais computadores iam se interligando, especialmente na ARPANET, do governo dos Estados Unidos, as normas desenvolvidas permitiam que os usuários de diferentes sistemas de e-mail um do outro. Foi assim que surgiu o protocolo SMTP, a partir de implementações, como o Protocol Mail Box, o Mail Protocol, o correio FTP e o programa SNDMSG.

Este trabalho de desenvolvimento da ARPANET se estendeu até a década de 1980. Logo em seguida, o cientista da computação estadunidense Jonathan B. Postel propôs um protocolo de transferência de e-mail que pudesse reduzir a dependência do correio FTP. Foi assim que, em novembro de 1981, ele descreveu o protocolo SMTP, na Request for Comments (RFC) 788, que logo passou a ser muito utilizado. Consequentemente, o SMTP foi evoluindo e várias versões foram sendo lançadas, até se tornar o protocolo mais utilizado para transporte de correio eletrônico na Internet.

3.2 MODELO

O modelo SMTP é formado apenas por apenas dois componentes:

Remetente é aquele que irá enviar a mensagem para o destinatário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com