TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOFTWARE E SISTEMAS OPERACIONAIS

Projeto de pesquisa: SOFTWARE E SISTEMAS OPERACIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  5.359 Palavras (22 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 22

MÓDULO II – SOFTWARE E SISTEMAS OPERACIONAIS

SOFTWARE 2

- SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP 3

- INICIANDO O WINDOWS 4

- INICIALIZAÇÃO DO WINDOWS XP 4

- TELA DE LOGON 4

- ÁREA DE TRABALHO OU DESKTOP 4

- ACESSAR AS PROPRIEDADES DE VÍDEO 5

- 1 - ABA TEMAS 6

- 2 - ABA ÁREA DE TRABALHO 6

- 3 - ABA PROTEÇÃO DE TELA 7

- 4 - ABA APARÊNCIA 8

- 5 - ABA CONFIGURAÇÕES 8

- ÍCONES 8

-ATALHO 9

- BARRA DE TAREFAS 9

1 – BOTÃO INCIAR 9

2 – ÁREA DE INICIALIZAÇÃO RÁPIDA 10

3 – BOTÕES DA BARRA DE TAREFAS 10

4 – BARRA DE IDIOMAS 10

5 – ÁREA DE NOTIFICAÇÃO 10

- MENU INICIAR 11

- DESLIGAR O COMPUTADOR 12

- FAZER LOGOFF 12

- MENU DE PROGRAMAS 12

- PROGRAMAS MAIS FREQÜENTE 12

- PROGRAMAS FIXADOS NO MENU INICIAR 12

- IDENTIFICAÇÃO DO USUÁRIO 13

- PASTAS PRINCIPAIS E DOCUMENTOS RECENTES 13

- ATALHOS DE CONFIGURAÇÃO 13

- AJUDA, PESQUISA E EXECUÇÃO DE COMANDOS 13

- JANELAS 14

- ARQUIVOS OU PASTAS 14

- SISTEMAS DE ARQUIVOS 15

- PROGRAMAS 16

- WINDOWS EXPLORER 17

- LIXEIRA 18

- FERRAMENTAS DE SISTEMA 18

- GERENCIADOR DE TAREFAS 19

- PAINEL DE CONTROLE 20

- ALGUMAS TECLAS DE ATALHO 21

EXERCÍCIOS PROPOSTOS 23

SOFTWARE

SOFTWARE são programas executados no computador. O termo software pode denominar um conjunto de programas ou apenas um programa específico.

Um PROGRAMA é uma seqüência lógica de ações, que, após serem executadas, apresentam um resultado, que pode ser correto ou não. Um programa é formado por linhas seqüenciais, mas nem sempre são executadas na ordem em que aparecem, pois pode ocorrer que determinada linha possua um desvio para outro local.

Não há uma classificação rígida e definitiva de softwares. Uma classificação válida é a que segue:

• Software Básico (ou de sistema)

 Sistemas Operacionais – software responsável pelo gerenciamento do hardware e pela interface com o usuário. Estabelece a plataforma sobre a qual os programas são executados.

 Utilitários - softwares relacionados à manutenção do computador e de seus dispositivos, como gerenciadores de memória, desfragmentadores de disco etc.

• Software aplicativo – são os programas voltados aos usuários, como editores de texto, planilhas, tocadores de áudio e vídeo etc.

• Linguagens de programação – são softwares utilizados para a criação de outros softwares.

Outro tipo de classificação, que ultimamente é muito comentado, tem relação com a forma de aquisição e distribuição. São os seguintes tipos:

• Software (Código-Fonte) Aberto (Open-Source) - Programas que têm seu código fonte aberto. Qualquer um pode baixar o código fonte do programa, estudá-lo ou mesmo aperfeiçoá-lo. Open Source não é a mesma coisa que de domínio público. Um programa Open Source continua pertencendo ao seu criador e a quem ajudou no seu desenvolvimento.

• Software Livre (Free Software) – É um conceito mais amplo que o de Open Source. Software livre é o software que vem com permissão para qualquer um copiar, estudar, usar e distribuir, com ou sem modificações, gratuitamente ou por um preço. Em particular, isso significa que o código fonte deve estar disponível.

• Domínio Público - Software de domínio público é software não protegido por copyright (direitos de cópia). Isso significa que algumas cópias ou versões modificadas podem não ser livres.

• Software Proprietário - É aquele que não é livre. Seu uso, redistribuição ou modificação é proibido, ou requer que você peça permissão, ou é restrito de tal forma que você não possa efetivamente fazê-lo livremente.

• Freeware – O termo freeware não possui uma definição clara e amplamente aceita, mas é muito usado para programas que permitem redistribuição, mas não modificação (seu código fonte não está disponível). Não são software livre, portanto não é correto utilizar o termo freeware para referir-se a software livre.

• Shareware – É o software que vem com permissão para redistribuir cópias. No entanto as cópias livremente distribuídas contêm restrições de tempo de uso ou de utilização de recursos. Para continuar usando um shareware ou para liberar todos os seus recursos, o usuário deve pagar por uma licença.

• Software Comercial – É o software que é desenvolvido visando à obtenção de renda por meio do uso do software. É um artigo de consumo. Comercial e proprietário não são termos equivalentes. A maior parte dos softwares comerciais é proprietária, mas existem softwares livres comerciais e softwares não-comerciais e não-livres.

- SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP

O Windows é um sistema operacional gráfico, desenvolvido pela Microsoft ®, que utiliza imagens, ícones, menus e outros aparatos visuais para ajudá-lo a controlar seu computador. Ele gerencia o trabalho do hardware e interage com o usuário. Porém, antes de falarmos do Windows, vamos comentar um pouco da evolução do Windows até os dias de hoje.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com