TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Scrum metologia rapida

Por:   •  28/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

Scrum:  metodologia ágil

Basicamente o Scrum é usado em projeto em que sua equipe tem um conhecimento “médio” sobre o projeto e suas funcionalidade, vendo que se a equipe dominar todos os pontos e funcionalidades do projeto não há motivo para se envolver com o Scrum vendo que ele é uma ferramenta para facilitar o desenvolvimento de projeto com uma certa complexidade.

O Scrum é conhecido por passar transparecia nos projetos para todos os envolvidos, por ser bem inspecionado por todos envolvidos para sempre manter o projeto no eixo correto e também é conhecido por ser uma metodologia adaptável e que também permite que o projeto sofra adaptação durante sua construção graças as reuniões diárias.

O Scrum é divido em práticas fundamentais para ocorrer, que são divido nos papéis, eventos e artefatos. Este que são divididos em subcategorias, os papeis são:

Scrum máster é o responsável por fazer a metodologia Scrum funcionar, ele é o que mais entende da metodologia e também o mentor que irá manter a equipe motivada a trabalhar daquela forma, ele não é visto como chefe e sim como um auxílio.

Product Owner é o poder central com liderança sobre o produto, o responsável por decidir qual recursos e funcionalidades serão construído e a ordem que devem ser feitos conforme sua importância para o projeto.

O Dev-team: é o grupo que de fato vai construir o projeto, eles que decidem qual ferramenta usar para chegar na funcionalidade desejada.

Temos também os eventos:

Os eventos dentro do Scrum nada mais são o Sprint-planing, Daily Scrum, execução do Sprint, revisão do Sprint e retrospectiva do Sprint. Um Sprint nada mais é que um período de tempo determinado para realizar cada funcionalidade do projeto através do quadro de importância o Backlog que foi gerado pelo Product Owner, o Sprint é divido em várias partes com seus tempos específicos e a parte da equipe que faz daquele Sprint, para que esta tarefa esteja em dia e em plena transparência é realizado reuniões diárias e rápidas de 15 minutos com 3 perguntas que serão respondidas em todas as reuniões, que são “O que eu fiz ontem para ajudar a equipe a chegar na meta do Sprint ?”, “O que eu irei fazer hoje para ajuda a equipe chegar na meta ?”, “Há algum impedimento para chegar na meta ?”, vendo que com essas perguntas sendo feitas diariamente a equipe não perde o controle e não deve sofre atrasos já que nada pega a equipe de surpresa. É importante lembrar que o Sprint tem um tempo fixo e que ao final dele deve ser entregue um incremento do projeto com funcionalidade e com mudanças que tenham sido discutidas nas reuniões diárias ou decidida pelo Product Owner.

Abaixo segue um figura bem conhecida que simplifica e ilustra o processo da metologia Scrum:

[pic 1]

(imagem retirada : http://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/ 25/11/2015)

 Na imagem  podemos ver o product backlog (artefato) que são todas a funcionalidades listadas por importância e relevância no projeto pelo Product-owner(papel)  que é que tem a visão geral do projeto  e de como ele deve chegar na sua faze final, a partir desta lista o Dev-team(papel) e o Scrum máster(papel) irá montar o artefato de Sprint Backlog, que contém todos os eventos de scprint, as reuniões inicias da equipe para discutir ferramentas usadas, as reuniões diárias, as reuniões de revisão e a retrospectiva do Sprint, este planejamento com duração de 2 a 4 semana e sempre com reuniões diárias sobre o dia anterior e respondendo as 3 perguntadas já citadas manterá tudo dentro do eixo para entregar ao fim da Sprint um incremento do produto , e ao fim com todos incrementos juntos temos o último teste e revisão para passar o programa ao status de pronto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com