TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rápida história das empresas

Artigo: Rápida história das empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Artigo  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

RÁPIDA HISTÓRIA DAS EMPRESAS

Devido a complexidade das organizações foi se necessário a administração.A revolução Industrial provocou a substituição do precário e incipiente artesenato das oficinas pela industrialização, preparando o caminho para o aparecimento das modernas industrias e dos desafios de sua administração.

A história das organizações das empresas pode ser dividida em seis fases:

 Fase artesenal-Nesta fase ,o regime de produção é fundamentado no artesenato rudimentar das pequenas oficinas e na mão de obra intensiva e não qualificada na agricultura.

 Fase da transição do artesenato a industrialização-Foi nesta fase que nasceu a Era Industrial com a intensa industrialização e mecanização das oficinas e da agricultura.

 Fase do desenvolvimento industrial-Aqui,dá-se a substituição do ferro pelo aço como material industrial , e do vapor pela eletricidade e pelos derivados do petróleo como principais fontes de energia.O capitalismo industrial cede lugar ao capitalismo financeiro, e então surgem os grandes bancos e instituições financeiras junto com uma espetacular ampliação de mercados.

 Fase do gigantismo industrial-É a fase que compreende a grande depressão econômica de 1929 e á crise mundial por ela provocada.Ocorre o predominio de aplicações técnico ciêntificas e a enfâse em materiais petroquimicos.O mundo se torna menor ainda,e cada vez mais complexo.

 Fase moderna-Nesta fase O desenvolvimento tecnólogico é surpreendente e sua utilização para fins comerçiais se intensifica apartir de produtos e processos mais sofisticados.Novas tecnologias surgem(como circuito integrado,transistor,silicone).

 Fase da globalização-Nesta fase o ambiente externo passa a se caracterizar por uma complexidade e uma mutabilidade que as empresas não conseguem decifrar e interpretar adequadamente.Uma terceira Revoluçao Industrial marca esta fase, e entramos na Era da Informação.

Conclusão

Foi a partir de 1776, após a invenção da máquina a vapor por James Watt e com a sua conseqüente aplicação à produção que surgiu uma nova concepção de trabalho, a qual veio modificar completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordem econômica, política e social. Essas mudanças, em um período de aproximadamente um século, foram maiores do que todas as mudanças ocorridas no milênio anterior. É o período chamado de Revolução Industrial, que se iniciou na Inglaterra e rapidamente se alastrou por todo o mundo civilizado da época. A Revolução Industrial provocou a substituição do precário artesanato das oficinas pela industrialização, preparando o caminho para o aparecimento das modernas empresas e dos desafios de sua administração.Hoje vivemos em mundo de organizações .tudo é inventado, criado, planejado, desenvolvido, produzido, comercializado, financiado e entregue por organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com