TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário C++

Por:   •  12/6/2016  •  Seminário  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 9

        

Profª. Andressa Cristina– Linguagens de Programação

Fillipe Cesarini – 2014.1.08.037

Guilherme Kalil – 2011.1.08.009

        

Características

O C++ é uma linguagem de nível intermediário, ou seja tanto próxima da linguagem de máquina como próximo da linguagem do homem. A partir disto, percebe-se que o C++ não é uma linguagem de legibilidade simples. Ela possui identificadores livres, palavras reservadas mnemônicas e estruturas de controle básicas e uma boa estruturação do código com os separadores e isolamento de expressões. Uso do "*" denota diversas coisas, como sinal multiplicador, passagem por referência, declaração de ponteiros. Efeitos colaterais também são prejudicais à legibilidade. Devido à possibilidade de abstração de dados e de sua expressividade, o C++ possui grande redigibilidade, tornando fácil de se escrever seus programas mas quando se trata de confiabilidade, C++ possui várias características que acabam propiciando erros de programação, como a manipulação direta de endereços de memória utilizando ponteiros. Se bem escritas, aplicações C++ são fáceis de ler e entender, contribuindo para uma alta manutenibilidade, porém deve-se tomar cuidado devido aos problemas de legibilidade, que podem causar problemas. As classes que compõem um sistema podem ser aproveitadas em outros sistemas, sem qualquer alteração, pois dados e funções estão contidos dentro da classe, o que aumenta a reusabilidade.

C++ a nível de código é extremamente portável, tendo compiladores para várias plataformas, processadores e sistemas diferentes, porém nem todas as plataformas possuem um compilador C++ completo porque não há boas implementações para todas as plataformas. Ele une as dificuldades de aprendizado de C e JAVA, além de possuir um número excessivamente alto de conceitos diferentes tornando ela uma linguagem com aprendizado mais difícil do que as duas citadas, porém quem aprende C++ terá grande facilidade de aprender novas linguagens e além disso, apresenta grande flexibilidade, embora seja bom, este fato faz com que seja necessário que a programação seja muito mais cuidadosa para não terem erros.

O C++ possui mais recursos que o C, o que o torna menos eficiente, consumindo mais memória e processamento, porém é bastante ortogonal, se a linguagem fornece algum recurso para ser utilizado, muito provavelmente permitirá que você implemente esse mesmo recurso ou um parecido usando as facilidades que ela própria fornece.

História

O C++ começou a ser desenvolvido por Bjarne Stroustrup da Bell Labs por volta de 1980. A ideia era implementar uma versão distribuída do núcleo do Unix que fosse compatível com os recursos já implementados, desenvolvidos em C. Inicialmente a linguagem foi denominada ‘C with classes’ e somente em 1983 teve o nome alterado para C++, juntamente com a inserção de novas características como funções virtuais, sobrecarga de operadores e funções, referencias, constantes, gerenciamento manual de memória, melhorias na verificação de tipo de dado e estilo de comentário de código de uma linha(//).

C foi escolhido como base para o desenvolvimento da nova linguagem por possuir uma proposta de uso genérico, ser rápido e portável para diversas plataformas. Outras linguagens também serviram de inspiração para a criação como por exemplo ALGOL 68, Ada, CLU e ML.

A primeira versão oficial saiu em 1985, juntamente com o livro “The C++ Programming Language”, que abordava vários pontos da linguagem. Em 1989 uma nova versão foi lançada, acrescentando características como: Herança múltipla, classes abstratas, métodos estáticos, métodos constantes e membros protegidos, além do suporte a orientação a objeto.

Durante muito tempo, o C++ foi visto como sendo um conjunto estendido do C, entretanto, em 1999 o novo padrão ISSO para a linguagem C separou ainda mais as duas linguagens. Devido às incompatibilidades que surgiram após esse período, muitas empresas que desenvolvem compiladores não oferecem suporte à versão mais recente da linguagem C.

Pode-se dizer que C++ foi a única linguagem entre tantas outras que obteve sucesso como uma sucessora à linguagem C, inclusive servindo de inspiração para outras linguagens como Java e C#.

Compiladores

Dev-C++

Criado pela Bloodshed, o melhor para quem é iniciante tanto na linguagem quanto na programação. Tem suporte a projeto e boa interface com o usuário. A desvantagem é a impossibilidade de se criar projetos muito extensos.

Sistema Operacional: Windows

Arquitetura: 32-bit/64-bit

Versões: 5.11 (27 de abril de 2015), 4.9.9.3 (30 de junho de 2011)

GCC

Compilador utilizado pelo projeto GNU. É padrão ANSI C e nativo do sistema Linux, facilitando muito a vida de usuários Linux, pois não é preciso instalar compiladores de terceiros. Seu único problema é a falta de uma interface, que prejudica quem é principiante na linguagem.

Sistema Operacional: Windows (MinGW), Linux, OS X.

Arquitetura: -

Versões: 6.1 (27 de abril de 2016), 1.0 (23 de maio de 1987)

C++ Builder

O C++ Builder é um dos melhores compiladores que tem, com possibilidade de criação de projetos extensos. A Borland mantém no site da Code Gear duas versões: uma demo e outra paga. Ele segue o padrão ISO ou ANSI C, mas também tem muitas bibliotecas não padrão, fazendo muitas vezes com que o programa perca a portabilidade e o código escrito no C++ Builder não rode em outros compiladores, mesmo que a linguagem C seja a mesma.

Sistema Operacional: Windows, Linux, OS X, iOS, Android

Arquitetura: 32-bit/64-bit

Versões: C++Builder 10 Seattle (31 de agosto de 2015), 1.0 (4 de fevereiro de 1997)

Visual C++

O visual C++ é um compilador profissional da Microsoft que compõe o pacote Visual Studio, com vários recursos, como incremento de código, depurador de erros avançado e outras ferramentas que aumentam a produtividade do programador. O problema é que por ser da Microsoft tem o preço elevado e só compensará se você for usar esta linguagem para desenvolvimento profissional em aplicações Windows.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (145.2 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com