TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Consulta de Clínica Veterinária (SICCV)

Por:   •  29/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.230 Palavras (13 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERISADE ESTÁCIO DE SÁ

Júlio César de Oliveira Porto

201101489316

Sistema de Consulta de Clínica Veterinária (SICCV)

Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao corpo docente do Curso de Graduação em Sistemas de Informação da Universidade Estácio de Sá – UNESA/RJ, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Sistemas de Informação.

Orientador: José Carlos Millan

   Rio de Janeiro

2015

Proposta de Trabalho para Projeto DE TCC

Ano:

2015

Semestre:

2015.2

Nome do Aluno:

Júlio César de Oliveira Porto

Matricula:

201101489316

Professor Orientador:

José Carlos Millan

Titulo Provisório do Projeto:

Sistema de Consulta de Clínica Veterinária (SICCV)

  1. Introdução

    Este sistema tem por objetivo automatizar o processo das consultas da clínica veterinária Sasson. Atualmente, as consultas são marcadas de forma manual. Nossa proposta é desenvolver um sistema que permita que o cliente marque a suas consultas de maneira on-line e mantenha os dados do animal para facilitar o acompanhamento do médico veterinário, caso o cliente retorne para uma futura consulta.

  1. O Projeto

          A proposta do projeto é desenvolver o sistema onde vai facilitar o agendamento de consulta para o cliente, e também, as informações dos animais serão mantido pelo sistema, facilitando o acompanhamento do veterinário durante as consultas. Nossa principal proposta é oferecer um agendamento de consulta on-line e um histórico com as informações de consulta anteriores dos animais.

  1. Problemas a serem resolvidos

           Inexistência de flexibilidade para que os clientes  marque  as consultas de seus animais.

        Inexistência de um histórico de consulta dos animais.

.

  1. Vantagens para a empresa

  • Ter um controle maior para alocar de seus profissionais no seu devido tempo para atendimento dos clientes. Assim, irá reduzir o tempo ansioso de seus funcionários.
  • Com maior flexibilidade para agendamento, irá acarretar em um aumento significativo de consulta, elevando o faturamento da clínica.
  • Melhora no processo de acompanhamento do medico veterinário.
  1. Aprendizado para o aluno

          Este projeto tem como objetivo colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso Sistema de Informação. Possibilitará a utilização dos conhecimentos sobre ferramentas de desenvolvimento e análise e, fundamentalmente, trabalhar com uma situação realista de um projeto, situação esta semelhante à que um profissional de informática encontra no mercado quando da implementação de projetos na área de informática.

  1. Metodologia e Tecnologias serem utilizadas

O projeto será elaborado utilizando as seguintes ferramentas:

  • Documentação
  • UML
  • Linguagem de Programação (OO)
  • JAVA
  • Banco de Dados
  • A ser definido

----------------------------------------------------------------------------

  1. Caracterização da Empresa e do Negócio

  1.  História da Empresa

A Clínica Veterinária Sasson iniciou suas atividades em 2008 no bairro Engenho Novo no Rio de Janeiro, a fim de proporcionar saúde e cuidados diferenciados e de qualidade para os animais de companhia.

  1. Missão

Oferecer um serviço médico veterinário de alta qualidade sempre em contato com as últimas atualizações científicas, e desta forma, proporcionar saúde e bem estar para os animais, e, em consequência, para os seus proprietários. 

  1. Visão

Ser sinônimo de serviço de excelência na área veterinária, buscando a conciliação entre tecnologia, respeito, ética e responsabilidade. 

  1. Valores

Honestidade

Ética e profissionalismo

Comprometimento

Respeito aos clientes e seus animais

.

  1.  Atividade da Empresa

A Clínica Sasson é especialista em consulta veterinária geral. Nos últimos 2 anos, se tornou referência no município do Rio de Janeiro em consultas Felinas. Mas a clínica atende todos os tipos de animais.

  1.  Organograma

[pic 1]

  1.  Mercado Consumidor

O mercado das clínicas veterinárias vive uma época de excesso de oferta onde os clientes parecem não ver nada além de preços. Isso faz com que as clínicas tenham dificuldade de diferenciar seus serviços e libertar-se da concorrência devastadora baseada em preço.
   Ocorre que os clientes compram algo mais que o serviço genérico, “algo” que pode ser gerenciado para conquistar e satisfazer clientes. É preciso diferenciar. Por isso a Clínica Sasson vem investimento forte em qualidade e velocidade do atendimento.

  1.  Concorrência

A concorrência no ramo de clínica veterinária é mediana. O que acontece, quando um cliente é bem atendido com eficácia e eficiência, ele retornará, caso ao contrario, não.

  1.  Expansibilidade dos Negócios

         Atualmente a clínica deseja expandir prioritariamente a sua própria filial matriz com os novos recursos tecnológicos que o sistema irá oferece.

  1.  Aspectos Tecnológicos

A organização vem investindo em tecnologia, justamente para tentar se manter a frente de alguns concorrentes e visando se aproximar de outros que estão à frente. O investimento em tecnologia esta sendo forte para automatizar seus atendimentos e torna-los mais eficazes

  1.  Premisssas de restrição do projeto

Não foram identificadas restrições para a continuidade do projeto.

------------------------------------------------------------------------------------------

3. O Sistema Atual

Nesta fase estamos analisando e representando os procedimentos do sistema atual ,sendo eles automáticos ou manuais.

3.1. Justificativa de Escolha do Sistema

Após um levantamento, identificamos que existe a necessidade de processos mais ágeis para melhorar e automatizar os atendimentos das consultas da clínica Sasson.

3.1.1. O Sistema

A clínica Sasson atualmente não tem um sistema para gerenciamento de consulta. O gerenciamento é feito manualmente, os dados dos animais são guardados em “Fichinhas”.

3.1.2. Funcionamento do sistema

        

O cliente vai marcar a consulta presencialmente dando os seus dados (dono do animal) e de seu animal para recepcionista cadastrar no sistema e agendar a consultar, logo em seguida, os dados do animal é enviado para o veterinário, para que ele consiga consultar o histórico de consulta do mesmo, e também, programar o seu tempo melhor, já que o veterinário irá consultar os horários das consultas.  O sistema deve permitir também que veterinário cadastre o diagnostico do animal, remédio que ele recomendou, peso e altura, para que em uma próxima consulta, ele consulte o histórico do animal.

3.1.3. O Ambiente do Sistema

        O sistema é utilizado pela recepcionista, médicos veterinários e o gerente. A recepcionista é responsável pelo cadastro da consulta. O médico veterinário vai consultar as consultas do dia e irá cadastrar os dados delas, registrando um histórico das consultas. O gerente vai ter acesso total no sistema.

3.1.4. A definição do escopo

        Através da implementação de novas tecnologias e da informatização de alguns processos da clínica, proporcionará aos seus clientes uma maior agilidade e eficiência das consultas.

3.2. Motivação para o novo sistema

        Após o levantamento e análise de informações e necessidades atuais da clínica, foram obtidas as seguintes causas para o desenvolvimento do novo sistema:

- Dificuldade em manter e consultar o histórico das consultas;

- Cadastros das consultas eram realizados manualmente;

- Cadastro de dos animais eram realizados manualmente;

- Dificuldade para organizar os cadastros;

- O processo de marca consulta era muito lento.          

3.3. Situação Desejada

- Automatização do processo de marcação de consulta;

- Opções de relatórios das consultas por período;

- Histórico das consultas.

3.4. Problemas do sistema atual

         O sistema atual utiliza planilhas manuais. Este processo dificulta muito consultar o histórico das consulta para acompanhamento do médico veterinário.

Requisitos Funcionais:

- [RF1] Cadastrar, excluir e alterar produtos: O sistema deverá permitir cadastrar novos produtos com todos os seus atributos. O cadastro não poderá ser realizado no caso de já existir no sistema um produto com o mesmo código. O sistema deverá permitir a exclusão de produtos por nome ou código. O sistema deverá atualizando a os atributos dos produtos e caso estes produtos estejam em pedidos, esses pedidos deverão ser atualizados também.

- [RF2] Cadastrar, excluir e alterar clientes e fornecedores: O sistema deverá permitir cadastrar novos cliente ou fornecedores com todos os seus atributos. O cadastro não poderá ser realizado no caso de já existir no sistema um cliente ou fornecedor com o mesmo código. O sistema deverá permitir a exclusão de clientes ou fornecedores por nome ou código. O sistema deverá atualizando a os atributos dos clientes ou fornecedores e caso estes estejam em pedidos ou em documentos de cotas a receber ou a pagar, esses documentos deverão ser atualizados também.

- [RF3] Cadastro, exclusão e alteração de contas a receber/pagar: O sistema deverá permitir cadastrar novos documentos de despesa ou receita para controle e acompanhamento financeiro dos clientes e fornecedores. O sistema deverá permitir a exclusão de documentos com a situação em aberto, mas NÃO deverá permitir a exclusão de documentos já baixados. O sistema não deverá permitir o cadastro de documentos com o código já existente na base.

- [RF4] Cadastro de condições de pagamentos. Para que a empresa posso controlar melhor o número de parcelas que o cliente poderá pagar.

- [RF5] Cadastro e controle usuário para manter a segurança da informação;

- [RF6] Cadastro e controle do estoque, para que a empresa possa rastrear seu estoque. O sistema deverá permitir a alteração do estoque nunca a exclusão dos registros de lançamentos.

- [RF7] Controle e análise financeira dos clientes através de consultas dos documentos financeiros;

- [RF8] Emissão de relatórios financeiros e de cadastro.

Requisitos Não Funcionais:

- [RNF1] Será criado um documento contendo um diagrama de classes, diagrama de caso de uso com suas descrições e com os demais diagramas, como também informações sobre o código fonte.

- [RNF2] Será criado um cronograma detalhado para o processo de desenvolvimento no qual constem: as atividades a serem desenvolvidas e em que período e com que recursos humanos e físicos serão desenvolvidos o sistema.

- [RNF3] A interface do sistema será agradável, objetiva e trivial ao usuário. Suas funcionalidades e informações deveram estar bem visíveis e disponíveis.

- [RNF4] Comunicação entre o sistema e usuário será com mensagens simples, explicando o erro gerado e evitando termos técnicos.

- [RNF5] Os relatórios no com o filtro de um mês não deverão demorar mais que 7 segundos para serem gerados.

- [RNF6] O tempo de resposta para as operações do banco de dados deverá ser de, no máximo, 3 segundos.

4.2 Casos de Uso

Nesta seção estão os diagramas onde estão registradas todas as funcionalidades do sistema, assim como os atores, onde assim fica explicito suas responsabilidades.

4.2.1 Diagrama de Casos de uso

[pic 2] 

Figura 4 – Diagrama de Caso de Uso

4.3 Especificações dos casos de uso

Tabela 2 - Descrição do Caso de Uso "Manter Cliente"

Nome do Caso de Uso

Manter Cliente

Caso de Uso Geral

Ator Principal

Vendedor

Atores Secundários

Resumo

Este caso uso descreve a etapa de cadastro de Clientes

Pré-Condições

N/S

Pós-Condições

Manter Condição de Pagamento

Fluxo Principal

Ações do Ator

Ações do Sistema

1. Selecionar opção Cadastro de Cliente.

2. Apresenta tela de cadastro de Cliente.

3. Seleciona adicionar Cliente.

4. Apresenta tela de cadastro de Cliente.

5. Preenche dados do formulário.

6. Salva dados do formulário.

Restrições/Validações

Fluxo Alternativo – Cliente já existe na base

Ações do Ator

Ações do Sistema

1. Informa ao usuário que o código já existe na base.

2. Abre formulário de cadastro de Cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (356.8 Kb)   docx (239.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com