TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Informações e Sua Importância

Por:   •  25/9/2023  •  Artigo  •  3.210 Palavras (13 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO EMPRESARIAL E NA TOMADA DE DECISÕES

Theophilo  

 

RESUMO

O tema deste artigo é o sistema de informação e sua importância na gestão empresarial e na tomada de decisões. Com o atual mundo globalizado e com o avanço tecnológico, não há como as organizações não se conectarem com a tecnologia para se manterem no mercado competitivo. Logo, a informação é de grande importância para o avanço das empresas dentro de um melhor sistema de tomada de decisões. o objetivo desta pesquisa é mostrar qual a importância dos sistemas de informações na gestão empresarial e na tomada de decisões. Para isso foi utilizado como metodologia um estudo exploratório e bibliográfico com uma pesquisa descritiva, buscando esclarecer os conceitos de sistemas de informações existentes para ajudar as empresas na sua tomada de decisão por parte da gerência. A coleta de dados foi realizada buscando livros, artigos científicos, monografias e teses sobre o assunto. E como conclusão da pesquisa foi observado que o sistema de informação gerencial é de grande importância na eficácia das tomadas de decisões pelos gestores das empresas, no sentido de agilizar e otimizar o alcance das metas e dos objetivos da empresa.

  1. INTRODUÇÃO

No mundo atual globalizado, a tecnologia cada vez se expande mais e vai se tornando muito essencial em todos os momentos do dia a dia de todos, seja no trabalho, em casa, nas escolas e até mesmo nas ruas. Então, como o mundo está o tempo todo conectado com informações, esta expansão tecnológica também está promovendo uma inovação no mundo dos negócios, e com isso surge a necessidade das empresas se informatizarem cada vez mais.

A informação e de grande importância para as empresas, sendo uma ferramenta segura e eficaz na tomada de decisões, porque sem elas as decisões podem não ter a qualidade necessária, o que provocará resultados ruins, como, por exemplo, o não atingimento dos objetivos traçados pela organização.

De acordo com Cruz (2000), o desenvolvimento dos sistemas de informações gerenciais faz com que uma organização tenha uma maior segurança dentro do seu processo administrativo. Isso ocorre porque com a utilização dos dados a empresa irá continuar produzindo, mas quando esses dados se tornam informações auxiliam melhor na tomada das decisões.

Essa necessidade de informatização das empresas está proporcionando o aparecimento de softwares de gestão integrada que possui um grande poder de armazenamento e mineração de dados, e que são chamados de SIG (Sistemas de Informações Gerenciais).

Dessa forma o objetivo desta pesquisa é mostrar qual a importância dos sistemas de informações na gestão empresarial e na tomada de decisões. Para isso foi utilizado como metodologia um estudo exploratório e bibliográfico com uma pesquisa descritiva, buscando esclarecer os conceitos de sistemas de informações existentes para ajudar as empresas na sua tomada de decisão por parte da gerência. A coleta de dados foi realizada buscando livros, artigos científicos, monografias e teses sobre o assunto.

De acordo com Gil (2007, p. 59), “uma pesquisa descritiva vai além da simples identificação da existência de relação entre variáveis e pretendem determinar a natureza desta relação”. Logo o que se propõe é mostrar a relação entre os sistemas de informação e a gestão empresarial.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. CONCEITOS IMPORTANTES

De acordo com Oliveira (2011) a informação é o que vai consolidar o poder da empresa, porque a partir do momento em que se tem os dados básicos para transformá-los em informação, esta dará a oportunidade de otimizar os conhecimentos e de adquirir domínio político relacionados com a organização. Então, vendo este conceito, percebe-se que para se ter uma informação se faz necessário a utilização de um sistema de informação, que ajudará a dar formas para a obtenção da informação e também ajudar no seu aprimoramento e qualidade dos dados para que tudo ocorra de uma forma que siga os padrões adotados pela empresa.

De acordo com Batista (2004, p. 20) “do ponto de vista da administração de empresas em concordância com a definição de sistemas, existem dois elementos fundamentais para a tomada de decisões: os canais de informação e as redes de comunicação”. Logo, é através dos canais de informações que as organizações irão definir de onde os dados serão adquiridos, e as redes de comunicação irão definir para onde esses dados coletados serão direcionados.

Segundo Laudon; Laudon (1999), sistema de informação gerencial é um conjunto de componentes que se relacionam entre si e que trabalham junto com o objetivo de coletar, recuperar, armazenar e distribuir informação que irão auxiliar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo de tomada de decisão dentro de uma empresa.

Já para Chiavenato (2002) o sistema de informação é um conjunto de elementos que são independentes, mas ao mesmo tempo associados, de forma que de sua intenção possam ser geradas informações que serão extremamente importantes e necessárias para a tomada de decisões.

Para O’Brien (2002) o sistema de informação gerencial vem gerar informações que irão subsidiar os administradores na sua tomada de decisão, logo ele auxilia os mesmos na busca das melhores soluções que propiciem à organização uma melhoria contínua em todo o seu processo, porque o sistema de informação levará aos gestores informações que serão decisivas para o bom funcionamento da organização.

Conforme Oliveira (2004) os sistemas de informações gerencias consideram a informação como um processo de coleta de dados, seu tratamento para que resulte em uma informação, a decisão a ser tomada de acordo com a informação obtida, a ação que se terá mediante a decisão tomada e, por fim, os resultados e a avaliação.

Numa definição mais atualizada de LaudoN; Laudon (2006, p. 7) afirmam que “Um sistema de informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, à coordenação e ao controle”.

Esses mesmos autores ainda enfatizam que “esses sistemas também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos” (LAUDON; LAUDON, 2006, P.7).

  1. NÍVEIS DE AÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

Segundo Bio (2008) o sistema de informação gerencial se iniciou após a Segunda Guerra Mundial, no século XX, juntamente com outros sistemas na sociedade.

De acordo com O’Brien (2002), os sistemas de informações gerenciais surgiram com o objetivo de apoiar as necessidades informacionais e as tomadas de decisões, logo o tipo de informação está diretamente ligada ao nível de tomada de decisão gerencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (384.1 Kb)   docx (481 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com