TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Sincronização de arquivos RSYNC

Por:   •  8/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A área de tecnologia cresceu muito nos últimos anos e muito tem se falado em segurança da informação, porém segurança não esta somente em proteger seus dados contra acesso não autorizado, ataques Hackers entre outros. Segurança também consiste em manter dados importantes disponíveis sempre que necessário, e com garantia que em caso de perda desses dados tem-se uma cópia com possibilidade de torna-los disponíveis no menor tempo possível, de forma confiável e integra.

O Backup dos dados é se não a mais, uma das mais importantes ferramentas disponíveis a profissionais da área de tecnologia da Informação (TI). Vários são os softwares que nos permitem criar uma cópia de segurança dos dados, sejam em ambientes de Ti de grande porte ou mesmo em ambientes domésticos.

Nesse trabalho serão exploradas as funcionalidades protocolo Rsync. Baseado no antigo RCP (Remote Copy) em plataforma UNIX esse protocolo realiza a sincronização de arquivos, seja em um mesmo computador ou em ambiente de rede ou internet de forma segura e confiável.

Vantagens e Desvantagens

O Rsync tem algumas vantagens significativas, por usar o protocolo SSH permite a transferência de arquivos criptografados, o que protege os dados durante o processo. Realiza a cópia de arquivos local-local, remoto-local, local-remoto de forma rápida, utiliza algoritmo de compressão de arquivos para transferência. Possibilita o uso de chave publica para autenticação cliente-servidor.

Dentre as desvantagens dessa forma de Backup podemos citar a realização somente de backup completo na primeira execução e incremental nas demais, ou seja, somente os dados que foram alterados serão copiados. Esse sistema não possibilita a programação do Backup nativamente, sendo necessário auxilio de outros recursos como scripts e tarefas agendadas (Windows) para sua execução em horários programados.

Plataformas de funcionamento e armazenamento

O Rsync é nativo em todas as distribuições derivadas do UNIX dessa forma o protocolo puro não pode ser usado em Sistemas Operacionais Windows, mas alguns softwares como o CWRsync foram desenvolvidos e possibilitam o uso de todas as funcionalidades deste protocolo. Esse sistema permite a realização de Backup de qualquer tipo de arquivo em um diretório, porem não consegue executar copias de estado de maquina.

Com o Rsync é possível a copia de arquivos em HD, pendrive, SSD sem o auxilio de outros softwares. Porem para outros tipos de mídias como CD/DVD e fitas magnéticas faz-se necessário a utilização de Softwares para que possam realizar a gravação desses arquivos nos diferentes tipos de mídia.

Cálculo do backup

Criar um cenário para fazer backup e restore.

Política de backup

Criar uma política de backup;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com