TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema interno de recrutamento na empresa de telecomunicações

Tese: Sistema interno de recrutamento na empresa de telecomunicações. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Tese  •  3.690 Palavras (15 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 15

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Sistema de recrutamento interno numa empresa de Telecomunicacões.

3 JUSTIFICATIVA DO ESTUDO

A escolha do tema é importante, pois está relacionado diretamente com o aprendizado realizado no decorrer do Curso de Administração. Esse estudo fornecerá um conhecimento específico sobre técnicas de recrutamento interno de pessoas com habilidades satisfatórias para desempenhar certa função dento da empresa. Através do processo de seleção de pessoas, que se pode ajustar o profissional para desenvolver determinada função dentro da empresa, através do recrutamento proporcionando à empresa a troca ou ascensão do funcionário.

O planejamento estratégico de uma empresa promove a escolha e colocação de profissionais adequados nas funções apropriadas, que tenham habilidades em proporcionar eficiência e maior desempenho nas suas atividades.

Por isso da importância do recrutamento e seleção dentro da empresa, pois quando essas são bem realizadas diminuem as possibilidades de falhas no processo, contribuindo para uma melhor adequação do funcionário às atribuições do cargo.

A pesquisa tem como finalidade a contribuição para a empresa analisada através do levantamento de elementos sobre os processos de recrutamento e seleção utilizados no seu interior, comportando em aperfeiçoamento e correção de falhas.

A importância do tema se relaciona com a possibilidade de comprovar a forma como a Alpha Telecomunicações, procede na disposição de seu quadro de pessoal, tendo em vista ser uma empresa reconhecida em todo o território nacional brasileiro, despertando grande interesse das pessoas crescerem profissionalmente dentro da própria organização.

4 PROBLEMA

As empresas estão passando por uma fase em que a concorrência por profissionais qualificados está aumentando cada vez mais e com isso ampliando a competição entre as empresas.

O recrutamento e seleção de pessoal precisam estar relacionados à estratégia da empresa, quando a empresa passar por mudanças ou mesmo por renovações, ela deve buscar pessoas com o potencial adequado para tal função.

Diante desse fato, foi elaborado o seguinte problema: a política de recrutamento interno adotada pela empresa no setor de telecomunicações, assegura a fidelização dos funcionários para formar uma equipe de profissionais qualificados?

5 HIPÓTESE

Acredita-se que a importância da decisão de adotar o critério de promover seus colaboradores é que este modelo de recrutamento traz algumas vantagens para a organização, entre elas otimização na velocidade do processo de recrutamento e seleção, o candidato não precisa passar por testes, não precisa passar por treinamento introdutório, o empregado fica motivado. Também pode ocorrer competição interna em exagerada, gerando desconforto e frustração dos funcionários não escolhidos.

Supõe-se que o funcionário treinado aumenta a produtividade, fica mais motivado, desenvolve habilidades, melhora o desempenho individual e coletivo, aumenta o seu conhecimento, comportamento e atitudes. A empresa fica mais competitiva, garante suporte ao crescimento, maximiza os lucros, reforça o futuro da organização.

A carência de um processo de recrutamento, a falha em colocar pessoas adequadas para ocupar o cargo apropriado, a falta de um planejamento de recursos humanos e também a inexistência de um processo de recrutamento e seleção.

Em relação ao problema exposto surgiu a seguinte hipótese: a política de recrutamento interno juntamente com outras políticas de plano de carreira, avaliação no desempenho, treinamento e desenvolvimento dos funcionários garante para a empresa a criação e a conservação dos talentos necessários para o crescimento da organização.

6 OBJETIVOS

6.1 Objetivo Geral

Analisar os métodos utilizados pela Alpha Telecomunicações, nos processos de recrutamento interno, relatando as diferentes maneiras de recrutamento como especificação do perfil e requisito de vagas, como são analisados os currículos, levantamento de entrevistas, aplicação de testes e avaliação final com os próprios funcionários.

6.2 Objetivo Específico

- qual departamento ou quem é responsável pelo recrutamento e seleção da empresa.

- determinar os critérios usados pela empresa pesquisada para a escolha dos pretendentes a vagas de emprego;

- a empresa possui um formulário padrão para o preenchimento dos dados do candidato; que informações ele contêm.

- quais os pontos fracos e fortes deste processo de recrutamento da empresa. 

7 RECRUTAMENTO

O recrutamento é um procedimento de identificação e deslocamento de um grupo de candidatos, em que serão escolhidos apenas alguns para serem contratados para o emprego futuramente. Apresentando o papel de convidar pessoas para preencher as necessidades da empresa através do processo de seleção (ARAÚJO; GARCIA, 2006).

As organizações precisam de pessoas que, além de conhecimento técnico, tenham como competências essenciais a curiosidade pelo aprendizado, a flexibilidade, a capacidade de adaptação às mudanças, a facilidade no trato interpessoal e o sentido de urgência que o mundo atual nos imprime. (SORIO, 2014).

A comunicação inicial para descobrir o candidato ideal para o cargo disponível é o Recrutamento. O processo de procurar empregados se faz baseado na exigência dos supervisores e também no mercado de trabalho, em que de um lado pertencem aos empregadores e do outro os profissionais. Os empregadores são responsáveis pelos salários, condições de trabalho e benefícios oferecidos pela empresa aos funcionários. Os candidatos concorrem em termos de qualificação pessoal, compreendendo capacidade, informação, conhecimento e também a personalidade (LODI, 2000).

O candidato ideal para ser buscado deve-se ter em mente: que vagas são oferecidas pelo mercado de trabalho; que número e quais os candidatos disponíveis, para assim decidir como vai ser utilizado e onde divulgar o recrutamento.

Nas épocas de crises, o mercado de trabalho recebe muita oferta de mão-de-obra do que vagas e nos períodos de crescimento e desenvolvimento da economia, a disputa por candidatos torna-se bem concorrida.

Em todas as empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com