TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implementação do sistema ERP na empresa

Artigo: Implementação do sistema ERP na empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Artigo  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 4

1 – Quais foram os principais benefícios da implantação de um sistema ERP para a Sabó?

- Maior visibilidade do que está acontecendo com todas as partes do negócio

Melhor “senso de controle” de operações que formarão a base para a melhoria contínua

- Otimiza o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização

- Otimiza o processo de tomada de decisão

Força mudanças baseadas em processos de negócios

Permite uma sofisticada comunicação entre consumidores, fornecedores e outros parceiros do negócio.

2 – Imagine que você fosse implementar um sistema ERP em sua empresa, como você se planejaria para essa implementação?Quais seriam os ganhos práticos desta atividade? Caso a sua empresa já tenha um ERP implementado apresente os benefícios provenientes deste sistema.

Planejamento: Buscar conhecer as necessidades do cliente, o que ele busca e precisa.

Para saber se realmente sua empresa precisa implantar um ERP, basta fazer algumas perguntas. Depois é só estimar quanto tudo isto está custando ou deixando de ganhar em um ano, comparar com o custo de aquisição, implantação e manutenção do ERP de um ano e chegar a uma conclusão. Não precisa de nenhuma consultoria especializada para fazer isso.

A decisão da escolha de um software de gestão empresarial não pode ser somente baseada no preço e nas características técnicas do sistema. Há necessidade de considerar outros aspectos.

A empresa é constituída de pessoas. O sistema será operado por usuários Cada ramo de atividade exige uma forma de conduzir o negócio. São formas e hábitos de trabalhar que constituem a cultura da empresa. São conhecimentos, habilidades e valores culturais conquistados ao longo dos anos que não podem ser perdidos na implantação de um sistema.

Tendo na mente a empresa, as pessoas e a forma de operar o negócio, elaborar uma lista dos requisitos necessários para a empresa. Destacar os requisitos indispensáveis, necessários mas adaptáveis.

Estratégia, é a de liderança em custo. Ela consiste em ser o produtor de custo mais baixo em uma determinada indústria.

Podemos perceber que esta estratégia é eficaz como defesa em relação às cinco

forças competitivas: defende a empresa contra os concorrentes, porque lhe confere maior fôlego em uma guerra competitiva; contra os compradores, que só poderão exercer pressão para abaixar preços até atingir o do concorrente mais eficiente; contra fornecedores poderosos, porque dá maior flexibilidade para enfrentar aumentos de custos nos insumos; por fim, constitui-se, naturalmente, em uma barreira a novas entradas e coloca a empresa em uma posição favorável em relação aos produtos substitutos.

O principal benefício que uma implantação do sistema integrado de gestão ou ERP (Enterprise Resource Planning) apresenta é a otimização na utilização dos recursos humanos e materiais com a diminuição dos desperdícios de tempo e materiais. Evidentemente, a otimização dos recursos e redução do desperdício não dependem só de um sistema, mas qualquer otimização traz sempre enormes ganhos e redução de custos.

Diminui custos operacionais e dos retrabalhos porque elimina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com