TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1 MUDANÇAS NO SISTEMA ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS

Casos: 1 MUDANÇAS NO SISTEMA ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 3

1 MUDANÇAS NO SISTEMA ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS

1.1 ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS E NÃO BUROCRÁTICAS

As principais diferenças que tangem as organizações burocráticas daquelas que adotam o método de contratação de freelancers estão na forma de como conduzem as relações trabalhistas. Enquanto a primeira trabalha com funcionários efetivos, muitas vezes, insatisfeitos com a relação entre empregador e empregado, a segunda opta por reduzir o número de funcionários efetivos, contratando mão de obra especializada fora dos limites físicos da empresa, quando necessário. Neste caso, o intuito seria reduzir custos, aumentar a produtividade e aprimorar a tecnologia de forma mais ágil.

1.2 O MODELO CLÁSSICO E O NOVO MODELO DE GESTÃO

No modelo clássico de gestão, o foco da empresa está na produção e produtividade. No entanto, neste modelo, as organizações não se preocupavam com os aspectos motivacionais, nem com o bem estar do trabalhador, desta forma, não valorizando sua criatividade, haja vista a falta de horizontalidade nas relações entre o empregado e o empregador. Por outro lado, o novo modelo de gestão é constituído por um ambiente com equipes motivadas, envolvidas no trabalho, por sua vez mais criativas, que opinam, sugerem, criticam, e apontam melhorias, proporcionando um ambiente de trabalho mais agradável onde os colaboradores têm mais prazer em trabalhar. No caso de empresas como Google, Facebook e a IBM, o corpo de funcionários efetivos vem sendo minimizado, no entanto, com o avanço da demanda de serviços, estas empresas, passaram a investir na contratação de freelancers, principalmente na área tecnológica.

2 RECURSOS ARGUMENTATIVOS

Os recursos argumentativos apresentados no texto se baseiam em reportagem da Revista Exame, que, apesar de ter reconhecimento público, não é uma revista científica. No entanto, o emissor utiliza, nos itens “a”, “b” e “c”, dados provenientes das empresas IBM, Elance e Freelancers Union, como forma verbal de convencer o leitor a partir dos dados fornecidos. Já nos itens “d” e “e”, o emissor se ancora em afirmações dos executivos Carolina Azevedo e Fernando Montovani, como forma de credibilizar o texto, onde, os quais, possivelmente, têm reconhecimento na área em que atuam.

3 VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS TRABALHADORES TEMPORÁRIOS

Sabe-se que a tendência do mercado globalizado, principalmente na área tecnológica, está na contratação de trabalhadores temporários. Esta modalidade de trabalho tem vantagens e desvantagens; uma das principais vantagens é a possibilidade de fazer seu próprio salário. O freelancer depende do seu próprio desempenho. Investindo em sua capacitação, poderá obter propostas financeiras mais atraentes, desta forma, podendo selecionar os projetos com os quais mais se identifica. O trabalho temporário pode proporcionar mais liberdade e flexibilidade, para investimento em capacitação, e, até mesmo, outros projetos. Trabalhar em casa, sem enfrentar congestionamentos e eventualidades, pode se reverter em benefícios consideráveis em relação ao bem estar e à própria remuneração, pois, conforme o conhecido ditado popular: “tempo é dinheiro”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com