TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Informação

Tese: Sistemas De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Tese  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

1- Quais são os objetivos organizacionais dos sistemas de informação?

Os sistemas de informação se tornaram essenciais e presentes nas empresas juntamente com a busca por altos inventismentos em tecnologia e sistemas de informação. Os objetivos são:

Excelência operacional – resultados melhorados com maior lucratividade, atingindo altos níveis de eficiência e produtividade com o auxílio dos sistemas de informação e tecnologias;

Novos produtos, serviços e modelos de negócio – um modelo de negócio demonstra como uma empresa produz, entrega e vende seus produtos e serviços, sendo assim, as tecnologias e os sistemas de informação o meio facilitador para as empresas criarem novos produtos, serviços e modelos de negócios;

Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores – clientes bem atendidos são fiéis, logo, comprarão mais e fornecedores mais próximos podem abaixar os custos;

Melhor tomada de decisões – o balanço final de uma empresa pode ser afetado pela sobrecarga de dados inoportunos ou inúteis em seus gerentes, obrigando-os a trabalhar com suposições, ao passo que utilizando dados em tempo real aperfeiçoam a tomada de decisões pelos gerentes;

Vantagem competitiva – galgar os objetivos mencionados previamente, em geral, conduz a vantagem competitiva;

Sobrevivência – talvez seja necessário a uma empresa investir em sistemas de informação, pois, se tornaram imprescindíveis, pois, permitem integrar os departamentos, de forma a agilizar processos e ainda gerar o Just-in-time (produção por demanda, sem estoques).

2- O que é exatamente um sistema de informação?

Um Sistema de Informação (SI) é um sistema cujo elemento principal é a informação. Seu objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações de tal modo a apoiar as funções ou processos de uma organização.

Geralmente, um SI é composto de um subsistema social e de um subsistema automatizado. O primeiro inclui as pessoas, processos, informações e documentos. O segundo consiste dos meios automatizados (máquinas, computadores, redes de comunicação) que interligam os elementos do subsistema social.

Ao contrário do que muitos pensam, as pessoas (juntamente como os processos que executam e com as informações e documentos que manipulam) também fazem parte do SI. O SI é algo maior que um software, pois além de incluir o hardware e o software, também inclui os processos (e seus agentes) que são executados fora das máquinas.

Isto implica em que pessoas que não usam computadores também façam parte do sistema e, conseqüentemente, necessitem ser observadas e guiadas pelos processos de planejamento e análise de sistemas.

O perigo de não se dar atenção ao aspecto social é que os sistemas automatizados (incluindo o software), não sejam eficazes ou não possam ser utilizados, apesar de estarem funcionando perfeitamente (pelo menos, em ambientes de teste).

No ambiente real, os aspectos sociais interferem e muito no funcionamento do SI. Os processos podem ser modificados em razão de aspectos sociais não bem controlados. Por esta razão, é que existem muitos sistemas que depois de implantados acabam não sendo utilizados ou até mesmo trazendo prejuízos ou dificultando o trabalho nas organizações.

Um exemplo de tal descuido aconteceu com um supermercado que gastou em torno de 200 mil dólares para informatizar seus caixas (check-out), com o intuito de eliminar as filas. Entretanto, após a implantação do sistema, o que se viu foi que as filas aumentaram. Apesar da rapidez com que os preços são contabilizados, alguns problemas de ordem social acabaram por prejudicar o serviço.

Entre tais problemas, observou-se: a difícil identificação do local onde está o código de barras (funcionário mal-treinado ou etiquetas mal-colocadas), problemas com a leitora ótica (exigindo passar várias vezes o produto para que o código fosse identificado ou mesmo digitá-lo), problemas na passagem do produto pela leitora do código (etiqueta com o código mal colocado, dobrado ou em lugar inacessível), demora no preenchimento de cheques, falta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com