TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Informação Geográficos baseados em Ontologias.

Por:   •  19/2/2017  •  Seminário  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

 

De forma didática o conceito de lógica fuzzy pode ser entendido como uma situação onde não podemos responder simplesmente "Sim" ou "Não", completamente diferente da lógica booleana ou binária entendida na computação apenas como verdadeiro e falso ou zero e um, levando em conta os meio termos entre as condições propostas.

“Considere, por exemplo, informações como "homens altos", "dias quentes" ou "vento forte". Nada existe que determine exatamente qual a "altura”, "temperatura" ou "velocidade" que podemos considerar como limites para tais informações. Se considerarmos como alto todos os homens com mais de 1,90m, então um homem com 1,88m não seria "alto" e sim "quase alto" (Abar, 2004).

No âmbito da construção civil a logica fuzzy pode ser utilizada quando não se tem um banco de dados precisos e/ou consistentes. Como os fatores (econômicos, técnicos, estéticos...) que determinam a escolha do melhor sistema estrutural para tal edificação estão sempre sujeitos à alto grau de incertezas, torna a analise difícil por meios lógicos tradicionais. Com o uso da lógica fuzzy os resultados conseguem ser satisfatórios.

Conceitos

Historicamente o primeiro conceito de lógica Fuzzy nasceu por um lógico polonês, Jan Lukasiewicz (1878-1956) em 1920 que introduziu conjuntos com graus de pertinência sendo 0, ½ e 1 e, mais tarde, expandiu para um número infinito de valores entre 0 e 1 combinados com aos conceitos de lógica clássica desenvolvidos por Aristóteles definindo graus de pertinência.

A probabilidade, no contexto da lógica clássica, é um valor numérico ou um intervalo. Na lógica nebulosa existe a opção adicional de se empregar probabilidades linguísticas (e.g.: provável, altamente provável, improvável, etc), interpretados como números fuzzy e manipuladas pela aritmética fuzzy (Kaufmann & Gupta, 1985).

Também, em contraste com a lógica modal clássica, o conceito de possibilidade é interpretado utilizando-se subconjuntos fuzzy no universo dos reais (Zadeh, 1988).

Lofti Asker Zadeh, professor iraniano de Ciências da computação da Universidade da Califórnia, com embasamento na obra de Lukasiewisk, produziu a primeira publicação científica sobre o tema em 1965 que visava dar tratamento matemático a termos linguísticos subjetivos como “aproximadamente”, “em torno de”, “a baixo de”, etc.

A partir dos anos 70 as aplicações industriais da que usavam a lógica fuzzy se difundiram pela Europa e na década seguinte no Japão sendo adotada em grandes corporações como Fuji e Hitachi despertando o interesse dos Estados Unidos no começo nos anos 90.

O brasileiro Rodney Carlos Bassanezi, além dos cálculos matemáticos para definir a lógica fuzzy como um modelador de incertezas leva ao tom dos poetas pré-socráticos que “procuravam fazer afirmações sintetizando seus pensamentos sobre o universo na tentativa de explicar as coisas que nele existem. ”

“Para descrever certos fenômenos relacionados ao mundo sensível, temos utilizado graus que representam qualidades ou verdades parciais ou ainda padrões do melhor (na linguagem sofista). Esse é o caso, por exemplo, dos conceitos de alto, fumante, infeccioso, presa etc.” (Bassanezi, 2010)

Metodologia Utilizada

O presente estudo caracterizou-se como exploratório e descritivo. É exploratório, pois sua principal finalidade foi desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias para a formulação de abordagens mais condizentes com o desenvolvimento de estudos posteriores. E é descritivo, uma vez que a pesquisa buscou descrever a realidade como ela é, sem preocupar-se em modificá-la (GIL, 1987; RICHARDSON, 1989).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com