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Sistemas de informação distribuídos

Relatório de pesquisa: Sistemas de informação distribuídos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  287 Visualizações

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Sistemas de Informação Distribuídos/Computação Ubíqua nos Sistemas de Informação Distribuídos

< Sistemas de Informação Distribuídos

Sistemas de Informação DistribuídosSID na WebSegurança em SIDs: Intranet e Internet

Nesse capítulo será descrita a extensão dos Sistemas de Informação Distribuídos (SID) que tem evoluído e se tornada realidade nos últimos anos: a Computação Ubíqua (Ubiquitous Computing – UbiComp).

Índice [esconder]

1 Introdução

2 Conceitos

2.1 Computação Móvel

2.2 Computação Pervasiva

2.3 Computação Ubíqua

3 Computação Ubíqua

4 Middleware

5 Comunicação

6 Adaptação de Aplicações

7 Exemplo de Aplicação Ubíqua

7.1 Aplicações

7.2 Arquitetura Sistema de Serviço Baseado em Localização

7.3 Sistema de Gerenciamento de Ambientes

7.4 Alguns aspectos de um sistema pervasivo genérico

7.5 Outras Aplicações

8 Tendências

8.1 Novas Possibilidades de Pesquisa

8.2 Áreas de mercado promissoras

9 Bibliografia

Introdução[editar | editar código-fonte]

"The most profound technologies are those that disappear. They weave themselves into the fabric of everyday life until they are indistinguishable from it"[1],Mark Weiser.

Traduzindo a frase para o português temos o seguinte significado: As tecnologias mais profundas e duradouras são aquelas que desaparecem. Elas dissipam-se nas coisas do dia a dia até tornarem-se indistingüíveis.

A computação ubíqua vislumbrada por ele traria um acréscimo de funcionalidades e disponibilidade dos serviços de computação, entretanto, a visibilidade desses serviços para o usuário deveria ser a menor possível. Quando coisas “desaparecem”, ficamos livres para usá-las sem pensar. O foco do usuário fica voltado para a tarefa e a ferramenta utilizada é abstraída.

Mark Weiser é considerado o pai da Computação Ubíqua (23/07/1952 – 27/04/1999). Foi o pioneiro na escrita de um artigo na área de Computação Ubíqua, "The computer for the 21st century." [1], sendo assim considerado um dos artigos mais importantes da área.

Os Sistemas de Informação Distribuídos (SID) têm sido vistos apenas na forma de computadores pessoais (PCs) acessando a Internet ou comunicando-se par a par e servidores formando Grids. No entanto, após as duas ondas da computação (Mainframe e Computador Pessoal), hoje em dia estamos iniciando a nova onda: Computação Ubíqua. [2]

Eras da Computação:

Mainframe: um computador, muitas pessoas;

Personal Computer(PC): um computador, uma pessoa;

Computação Ubíqua: uma pessoa, muitos computadores;

Conceitos[editar | editar código-fonte]

Computação Móvel[editar | editar código-fonte]

O conceito de Computação Móvel implica que os meios de computação e os serviços associados a eles são móveis.

Ou seja, um computador possui características que o torna possível de ser carregado de forma prática pelo seu usuário.

Dessa forma, o computador torna-se um dispositivo sempre presente expandindo a capacidade do usuário de utilizar os seus serviços independente de localização.[3]

Computação Pervasiva[editar | editar código-fonte]

O conceito de Computação Pervasiva implica que os meios de computação estão distribuídos no ambiente de forma perceptível e imperceptível ao usuário.

Distribuído no ambiente, o computador tem a capacidade de extrair informações bastante detalhadas de cada parte desse ambiente. A partir disso, é capaz de utilizá-la para dinamicamente contruir modelos computacionais, ou seja, controlar, configurar e ajustar aplicações para melhor atender as necessidades de um dispositivo ou de um usuário. Em um ambiente desses povoado de sensores, computadores e aplicações, cada itegrante é capaz de detectar a existênca e interagir com outro integrante a fim de construir um contexto inteligente. [3]

Computação Ubíqua[editar | editar código-fonte]

A Computação Ubíqua beneficia-se dos avanços da Computação Móvel e da Computação Pervasiva.

Portanto, a Computação Ubíqua surge da integração da mobilidade com a presença distribuída, imperceptível, inteligente e altamente integrada de computadores e suas aplicações.

FiguraComputacaoMovelPervasicaUbiqua.JPG

Computação Ubíqua[editar | editar código-fonte]

A Computação Ubíqua promove a idéia de que os computadores estarão em todos os lugares e em todos os momentos auxiliando o ser humano sem que ele tenha consciência disso.

Middleware[editar | editar código-fonte]

Devido às diversidades de softwares e Sistemas Operacionais, SIDs Pervasivos necessitam de um ou mais Middleware.

Comunicação[editar | editar código-fonte]

Adaptação de Aplicações[editar | editar código-fonte]

Os ambientes de Computação Ubíqua são caracterizados pela grande diversidade de dispositivos, heterogeneidade de redes e conexão intermitente.

As aplicações têm que se ajustar a mudanças nesses ambientes de forma transparente para o usuário.

As informações retornadas para o usuário podem mudar dependendo do contexto.

Serviços Baseados em

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