TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas operacionais Glide OS

Relatório de pesquisa: Sistemas operacionais Glide OS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A virtualização está presente tanto no desktop de um entusiasta pelo assunto quanto no ambiente de TI de uma infinidade de empresas das mais variadas áreas. Não se trata de "moda" ou mero capricho: graças a este conceito, é possível, entre outros benefícios, economizar com equipamentos e obter resultados de determinadas tarefas computacionais em menor tempo. Neste texto de introdução ao assunto, você saberá o que é máquina virtual, conhecerá as principais técnicas de virtualização existentes e descobrirá as suas principais vantagens.

Sistemas Operacionais Online

Glide OS

Glide OS com certeza é um dos melhores da categoria. Começando pelo visual, completamente moderno e cheio de estilo. As aplicações, por sua vez, estão repletas de detalhes que incrementam ainda mais o visual do sistema. Para completar, todas as ações realizadas são precedidas de efeitos.

Quanto às funções, o aplicativo dá um verdadeiro show, principalmente em se tratando de multimídia. Nele você encontra uma infinidade de ferramentas para editar fotos e um player e áudio e vídeo. Um método diferente de você acessar suas músicas e vídeos prediletos de qualquer lugar.

Se você trabalha mais com textos e apresentações, o programa também oferece aplicações excelentes para suprir suas necessidades. Enfim, tudo o que você encontra no Glide OS é da mais alta qualidade. Por se tratar de uma versão em fase de testes, algumas falhas podem ser encontradas, mas com certeza vale a pena experimentá-lo.

Como funcionam essas aplicações

Um sistema operacional em nuvem trabalha com uma arquitetura semelhante à de uma rede local. Existem servidores dedicados que trabalham como controladores de usuários e outros servidores que trabalham como fornecedores da interface gráfica do OOS (Online Operate Sistem). Existem também aqueles servidores que fazem o trabalho duro de upload e download de centenas de usuários, e à aqueles que fazem o armazenamento em disco, que por sinal ultrapassam muitos terabytes.

As propriedades de execução desses sistemas são baseadas basicamente em ferramentas web, ou seja, são executados diretamente nos browsers dos seus computadores sem precisar utilizar recursos de hardware, não que ele fique totalmente independe do hardware, mas como sua proposta foi feita para trabalhar no browser, pouco se usará do hardware do PC.

Resumindo, tudo o que se precisa fazer é ter uma conexão com a internet, um cadastro no site do desenvolvedor e qualquer dispositivo que acesse a internet seja ele um laptop; um PC; tablet; smartphone ou qualquer meio de acesso a internet, logo com alguns cliques você estará “logado” em sistema operacional com todos os seus arquivos disponíveis à qualquer momento.

Que tipo de funcionalidades são implementadas?

A implementação de funcionalidades depende muito do sistema que está sendo utilizado, funcionalidades como busca interna, modo de pesquisa, selecionadores de texto e imagens, visualizadores são dados como padrão nos sistemas em nuvens até mesmo pelo fato de serem escritos em plataforma web e terem como principal característica a navegação através de browsers.

Mas características de funcionalidades podem variar de acordo com a proposta do desenvolvedor da ferramenta, exemplo claro disso é que existem sistemas operacionais online que permitem apenas o armazenamento de dados enquanto outros já permitem até mesmo editar novos arquivos dentro da plataforma web e manter os mesmos sem a necessidade de fazer um upload.

Enfim a forma peculiar como cada qual é desenvolvido resulta nas mais diversificadas funcionalidades e implementações.

É possível instalar novos aplicativos?

Sistemas operacionais em nuvens não deixam de ser ferramentas executadas pela internet, sua implementação foi feita para atender e emular um sistema operacional convencional, no entanto ainda sendo uma ferramenta web e sendo criada em linguagem web, é garantido que possam ser instalados novos aplicativos uma vez que estes sejam também criados para a plataforma web priorizando a linguagem na qual o OOS foi desenvolvido. Exemplo disso é o EYEOS, que possui uma toolkit para desenvolvimento de aplicações voltadas para o sistema em questão sendo possível o desenvolvimento de aplicativos, devemos lembrar que nesse caso em específico o EYEOS trabalha com uma política de software livre o que o permite ter uma gama bem maior de aplicativos desenvolvido por terceiros.

Comparaçãode um SO tradicional com um online, vantagens e desvantagens

Um sistema operacional tradicional lhe permite executar tarefas mais pesadas e especificas, pois sua utilização está sendo feita diretamente pelo processador e suas memórias de processamento. O armazenamento é também um ponto forte dos sistemas tradicionais por que o sigilo e a segurança dos dados visualmente são maiores, não que os sistemas em nuvens não sejam seguros mas, a idoneidade é um fator relevante quando tratamos de computação em nuvens. Em contrapartida esse sistema operacional depende exclusivamente do hardware adotado na maquina, o que pode resultar em um sistema muito bom ou obsoleto, coisa que já não é um problema para os afamados OOS, pois por serem executados no navegador de internet exigem muito menos do processamento e do hardware em geral, solicitando apenas um trabalho mais atento do modem e da placa de rede. A disponibilidade e facilidade de poder acessar seus arquivos mais importantes de qualquer lugar do mundo é o principal chamariz dos OOS, as vezes muito bem trabalhado visualmente acabam sendo adotados por usuários que necessitam dessas ferramentas, sua capacidade de ser multi users acabou por ser também uma ferramenta corporativa muito usada nos dias de hoje, permitindo o compartilhamento de informações e arquivos de modo rápido e organizado. Em seu desempenho de armazenamento, muitos deixam à desejar pois o padrão estabelecido nem sempre atende as necessidades de usuários “uploaders” que são a maioria.

Benefícios da virtualização

Você já conhece algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com