TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAREFA MÓDULO 1 - AMBIENTES DE COMPUTAÇÃO EMERGENTES

Por:   •  6/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Joseane Wichrowski Gauterio

Disciplina: Gestão da Tecnologia da Informação

TAREFA MÓDULO 1 - AMBIENTES DE COMPUTAÇÃO EMERGENTES

1) Discuta/argumente por que o SOA é considerado um elemento chave para a agilidade dos negócios (nota 0,5).

A agilidade do modelo SOA provém do fato de funcionalidades tornarem-se serviços de negócio independentes, reutilizáveis e compartilhados. Em linhas gerais, isto significa que cada um destes serviços pode evoluir e mudar de maneira independente (especialmente em termos de manutenção), o que implica em um tempo menor de resposta a mudanças e uma maior reusabilidade de tal serviço, visto que o reaproveitamento se dá em um nível macro (funcionalidade) em vez de micro (nível de código) e caixa-preta (detalhes internos dos serviços são isolados e eles se comunicam utilizando interfaces padronizadas), o que significa uma maior interoperabilidade entre os serviços.

2) Compare e contraponha a computação em grade e a computação por demanda (nota 0,5).

Apesar dos dois serem frequentemente equiparados como sendo a mesma coisa, pois ambos compartilham os mesmos objetivos de redução de custos, aumento de flexibilidade e acessibilidade de recursos, eles não são. A computação em grade se refere à poder de processamento através de algum mecanismo, ou seja, ela tem o objetivo de combinar o processamento de vários computadores ligados em rede para que seja possível processar grandes tarefas em um servidor virtual, que tem integração com outros recursos capazes de compartilhar de forma rápida e de fácil gerenciamento. Já a computação por demanda se foca em distribuir um serviço, se responsabilizando por toda estrutura necessária à disponibilização do sistema.


3) Conforme abordado no capítulo 1 do livro da disciplina, o uso da TI nas organizações vem evoluindo, conforme demonstram os estudos desenvolvidos por Nolan, contemplando inicialmente quatro estágios: iniciação, contágio, controle e maturidade. O modelo foi revisado onde aparecem duas novas categorias: a da integração e da administração de dados. Identifique em que estágio se enquadram os ambientes de computação emergentes SaaS e SOA, justifique a resposta (nota 1,0).

Pesquisando um pouco mais sobre os estágios, encontrei alguns pontos chaves do último (maturidade) que me convenceram que os ambientes SaaS e SOA se enquadram ali. São sistemas que agora refletem a real necessidade de informação da organização, maior uso de recursos de dados para desenvolver aplicações competitivas e oportunistas, a organização do processamento de dados é visto somente como uma função de recurso de dados, processamento de dados agora enfatiza planejamento estratégico de recurso de dados e os usuários e o departamento de processamento de dados juntos se responsabilizam pelo uso desses dados dentro da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (219.4 Kb)   docx (57.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com