TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAREFA 2 - O Ambiente e Doenças do Trabalho (HST4)

Por:   •  4/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

TAREFA 2

De acordo com a leitura do conteúdo da disciplina, responda as questões abaixo:

(1) Quais são as formas de uma doença se manifestar? Quais são as fases de evolução de uma doença?

No geral, as doenças se manifestam de três maneiras: I) aguda, que pode levar rapidamente a óbito; II) crônica, cuja evolução é bem lenta; e, III) limiar clínico, onde uma pessoa apesar de doente tem seu diagnóstico prejudicado uma vez que a sintomatologia não se exterioriza.

Já com relação às fases de evolução de uma doença, estas dividem-se em quatro: a) fase de suscetibilidade, na qual existem condições ambientais e individuais que favorecem o aparecimento da doença; b) fase patológica pré-clínica, quando a doença ainda não apresenta sintomatologia externa, mas o organismo já apresenta alterações; c) fase clínica, onde a doença já se encontra em estágio adiantada; e, d) fase de incapacidade residual, quando a doença não progrediu para óbito e a cura deixou sequelas, havendo necessidade de reabilitação de cunho físico, psicológico ou social.

(2) Defina Incidência e Prevalência. Quando usar cada um?

Incidência corresponde ao número de casos novos de uma doença, numa determinada população durante um determinado espaço de tempo. Já prevalência indica uma doença já estabelecida, ou seja, o número total de casos existentes numa determinada população durante um determinado espaço de tempo. Quando se pretende fazer referência a casos novos, utiliza-se o termo Incidência; já quando o assunto é o total de casos já existentes, utiliza-se o termo Prevalência.

(3) Todas as 300 crianças em uma comunidade em que é feito o diagnóstico de debilidade mental, em um determinado período, são incluídas na investigação, à medida que o diagnóstico é confirmado. Elas são submetidas a teste sorológico para toxoplasmose, no intuito de aferir se tiveram ou não infecção prévia pelo Toxoplasma gondii. O mesmo exame de toxoplasmose é realizado em igual número de crianças sem debilidade mental, de mesmo sexo e idade, que funcionam como controle. Os resultados mostram que 15% dos casos e 5% dos controles apresentaram sorologia reativa para toxoplasmose. Arme uma tabela 2 X 2 com os resultados. Indique qual o odds ratio estimado.

Total de crianças Crianças com sorologia

positiva para Toxoplasmose

Grupo confirmado 150 23

Grupo-controle 150 8

Cálculo do Odds Ratio

- Grupo confirmado (p)

150 crianças – 23 sorologia positiva = a chance (probabilidade) de uma criança deste grupo apresentar sorologia positiva para toxoplasmose é de 23 para 127, ou 23:127

- Grupo-controle (q)

150 crianças – 8 sorologia positiva = a chance (probabilidade) de uma criança deste grupo apresentar sorologia positiva para toxoplasmose é de 8 para 142, ou 8:142

Então,

23 / 127 = 0,18 = 3¸

8 / 142 = 0,06

(4) O que são limites de exposição? Especifique cada uma das categorias.

De acordo com o estabelecido na NR 15 (Portaria 3214/ 78 do MTE), define-se como Limite de Tolerância a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com