TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais tarefas de gestão ambiental

Seminário: As principais tarefas de gestão ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Seminário  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 3

Conceitos de:

Empresa é uma unidade econômico-social, integrados por elementos humanos, materiais e técnico, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido faz uso dos fatores produtivos. (trabalho, terra e capital). As empresas podem ser classificadas de acordo com a atividade econômica que desenvolvem. Assim temos: setor primário (que obtém recursos da natureza, com a agrícola). Setor secundário: (dedicadas a transformação de matéria prima, como as indústrias e construção civil). Setor terciário (empresas que se dedicam a prestação de serviço ou do comercio). Também a outras definições como: empresas privadas (cujo capita é particular) as publicas (controle pelo estado), as mistas (o capital é partilhado pelo governo e particulares). Portanto empresa é uma ciência social que se dedica ao estudo da organização, analisando a forma como são geridos os seus recursos, a fim de se tornarem lucrativas.

Meio ambiente, envolve todas as coisas vivas e não vivas que ocorrem na terra, ou em alguma região dela, que afeta os ecossistemas e a vida dos humanos. O meio ambiente pode ter diversos conceitos, que são identificados por seus componentes. Na ecologia o meio ambiente é o panorama animado e inanimado onde se desenvolve a vida de um organismo. A ecologia tem como objetivo de estudo as relações entre os organismos e o ambiente envolvente. Enfim, meio ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural que inclui toda a vegetação, animais, micro-organismo, solo, rocha, atmosfera, fenômenos naturais, que podem ocorrer em seus limites.

Gestão ambiental é um sistema de administração empresarial que da ênfase na sustentabilidade, desta forma, a gestão ambienta visa o uso de praticas e métodos administrativo que reduz ao Maximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recurso da natureza.

Principais objetivos da gestão ambiental: uso de recurso ambiental de forma racional, usar métodos que visam à biodiversidade, adoção de sistemas de reciclagem de resíduos sólidos, utilização sustentável de recursos naturais, tratamento e reutilização da água, criar produtos que provoquem o mínimo de impacto ambiental, uso de sistemas que não poluem treinamento de funcionários, para que conheçam o programa de sustentabilidade da empresa, criação de programas pós-consumo, para retirada de resíduos da natureza ou parte deles.

Desenvolvimento sustentável significa obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras. Para que ocorra o desenvolvimento sustentável, é necessário que haja uma amortização entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente, a justiça social (acesso a serviços públicos de qualidade), a qualidade de vida e o uso racional dos recursos naturais, (principalmente a água).

Alguns pontos para que haja um desenvolvimento sustentável: reciclagem de diversos tipos de materiais, coleta coletiva do lixo, tratamento de esgotos, para que não sejam jogados em rios, córregos, ou encostas, descarte de baterias e pilhas em locais adequados, geração de energia através de fontes não poluentes, uso racional da água, diminuições na utilização de combustíveis fosseis, substituição dos meios de transportes particulares por coletivos, combate ao desmatamento ilegal, criação de áreas verdes aos grandes centros urbanos, e implantações de técnica de trabalho verde.

A importância da gestão ambiental para as empresas, a diversos motivos para que uma empresa tenha uma grande preocupação voltada ao meio ambiente. A primeira é, a organização associa a sua imagem a preservação ambiental, melhorando no mercado a sua marca, empresas que adotam esse sistema consegue redução de seus custos evitando desperdícios e reutilizando materiais, que antes eram descartados, empresas com gestão ambiental melhora sua relação com outra empresas de mesmo seguimento.

Alem disso para o complemento desta gestão, é importante salientar que existem ferramentas que ajuda no controle de documentações legal e das exigências contempladas nas legislações, seja ele, estadual federal ou municipal. O processo de gestão ambiental e o embasamento das legislações ambientais brasileiras são pautados principalmente nos padrões estabelecidos por leis e regulamentos. Atender esses padrões não significa estar consciente dos danos que ira causar ao ambiente, e sim conseguir uma regulamentação (autorização) para atuar como empresa.

...

Baixar como  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »