TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente e Doenças do Trabalho Tarefa Quarta tarefa da disciplina

Por:   •  13/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  1.174 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Ambiente e Doenças do Trabalho

Identificação da tarefa: Tarefa 4. Quarta tarefa da disciplina. Envio de arquivo.

Pontuação: 10 pontos de 40

TAREFA 4

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, serve como um indicador biológico e um termômetro de como está o funcionamento da politica de segurança ocupacional da empresa e a aderência do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA. Assim é imprescindível conhecer e identificar as características de um bom PCMSO e como ele interfere na segurança ocupacional de uma organização.[

Isto posto: Analise o PCMSO apresentado e sua aderência a legislação vigente em especial a NR07, inferindo-se o mesmo serve como um instrumento de política de segurança e higiene no trabalho.

O texto tem tamanho livre. Vale de 10 (dez) pontos desde que você envie no prazo determinado e alcance os objetivos propostos.

Análise do PCMSO da empresa IMUNOTECH

Trata-se de uma renovação do ano de 2009, de uma empresa de comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso odonto-médico-hospitalar;partes e peças.

Os riscos estão descritos sucintamente, os quais me leva a acreditar que este documento não tem a função de levar a sério a norma regulamentadora NR07, pois pouco enfatiza os riscos, onde a maioria dos trabalhadores tem ausência de exposição a eles.

Não se descreve claramente quais serão os procedimentos para sanar os riscos encontrados, por isso meu questionamento seria se o que está sendo desenvolvido está garantido a qualidade de vida dos trabalhadores ou este é apenas para cumprir legislação trabalhista, que é o mais comum acontecer nas empresas.

Em meu entendimento deveria haver uma programação anual dos exames clínicos e complementares para os riscos detectados e demonstrações das ações de promoção de saúde que serão realizadas.

Nos dados da empresa foi suprimido a quantidade de trabalhadores e sua distribuição por sexo e o horário de trabalho.

O item II - subitem B - o final do parágrafo não compete ao PCMSO, produtividade, qualidade e competitividade, neste momento estas três situações nada tem a ver com a saúde do trabalhador.

O item III - subitem 4 - descreve que o PCMSO, tem como objetivo reduzir os índices de acidentes de trabalho, não concordo frisando que o intuito deste documento é focar encima da saúde do trabalhador, o resto é consequência.

Os itens restantes estão de acordo com a NR07.

No item 2 - subitem A - exame admissional, ficou um pouco vago quando se refere ao exame físico específico e geral, pois o item 7.4.2 deixa claro exame físico e mental.

No mesmo item 2 - subitem B - os demais trabalhadores estão especificados  na NR07 o devem fazer os exames bienal - são eles os que se encontram entre 18 anos e 45 anos.        

Como conclusão podemos melhorar este documento, pois se tivermos um bom PCMSO e PPRA, demonstrando os riscos e como eliminá-los, com isto levaremos saúde aos trabalhadores refletindo na qualidade dos serviços prestados, trazendo menos afastamentos, menos acidentes,  o que será melhor para empresa e para os trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com