TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIAS PARA O ARMAZENAMENTO DE DADOS COLIDER/MT

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

ESTADO DE MATO GROSSO

ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR MILTON ARMANDO POMPEU DE BARROS

ENSINO MÉDIO INTEGRADO PROFISSIONALIZANTE

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

AULAS PRÁTICAS E TCC

ARIANE ALVES DE LIMA

JANAÍNA SANDES FIGUEIREDO

MARCELA DE OLIVEIRA SAMPAIO

PATRÍCIA DAPPER

TECNOLOGIAS PARA O ARMAZENAMENTO DE DADOS

COLIDER/MT

2012

ARIANE ALVES DE LIMA

JANAÍNA SANDES FIGUEIREDO

MARCELA DE OLIVEIRA SAMPAIO

PATRÍCIA DAPPER

TECNOLOGIAS PARA O ARMAZENAMENTO DE DADOS

Trabalho apresentado como forma de avaliação,para a disciplina de Aulas Práticas e TCC sob orientação da professora:

Elisângela Mazei da Silva

COLIDER/MT

2012

INTRODUÇÃO

      O trabalho a seguir abordará o tema: ’’Tecnologias para o Armazenamento de dados’’, e explanará cada categoria em que são classificados os dispositivos utilizados para o armazenamento de suas informações.

Essas categorias são divididas em: Memória volátil e não volátil; Dispositivos magnéticos, ópticos e eletrônicos; Dispositivos removível e não Removível.

ARMAZENAMENTO DE DADOS

Atualmente, aumentou-se a necessidade de se armazenar informações,que posteriormente poderão vir a ser usadas. Para que o armazenamento aconteça de forma mais segura e eficaz, utiliza-se pequenos Hardwares, que são os dispositivos de armazenamento de dados.

Na computação, segundo Madeira (2010), um dispositivo de armazenamento é um componente capaz de gravar informação. É o hardware que possui a finalidade de armazenar o software.

O primeiro relato oficial do surgimento de um dispositivos de armazenamento ocorreu no ano de 1956, quando a IBM (International Business Machines)lançou o dispositivo de armazenamento 305 RAMAC (Random Access Methodof Accountingand Control), que tinha capacidade de armazenamento de apenas 5 MB. Porém para a época era algo extremamente grandioso

         Já houve um grande avanço nesse aspecto, pois os dispositivos que antes tinham apenas 5Mega Bytes de memória, hoje encontra-se no mercado com Giga Bytes e até mesmo TeraBytes de memória.

Classifica-se esses dispositivos nas seguintes categorias:

  • Memória volátil: Os dados são perdidos com o desligamento do computador.
  • Não volátil: Os dados permanecem no computador mesmo sendo desligado.
  • Dispositivo magnético: São os mais antigos e amplamente utilizados atualmente, por permitir armazenar grande quantidade de dados em um pequeno espaço físico
  • Óptico: São dispositivos em que a leitura e a gravação dos dados são realizadas por processos ópticos.
  •  Eletrônico: São dispositivos de memória de estado sólidos e funcionam por meio de circuitos eletrônicos.
  • Dispositivo removível: Um hardware não pertencente ao computador.
  • Não removível: Um hardware pertencente ao computador.
  • Armazenamento nas nuvens: Consiste em gravar seus dados no computador de um provedor.

Alguns dispositivos se encaixam em mais de uma das categorias relatadas, como é o caso da Memória Ram que é a memória principal do computador, é uma memória volátil pois os dados são perdidos com o desligamento da máquina, e é um dispositivo eletrônico não removível. É na RAM onde ficam armazenados os programas que estão em execução e os arquivos abertos para exibição ou edição. A RAM é utilizada automaticamente pelo computador e pelo sistema operacional, desta forma, no uso comum o usuário não controla diretamente a RAM. (MADEIRA,2010, grifo nosso)

Segundo o mesmo autor, existe também a memória secundária onde ficam armazenados os softwares, os documentos e as imagens entre outros de uma maneira não volátil, ou seja, a informação fica armazenada permanentemente, mesmo com o computador desligado. É no uso da memória secundária que o usuário pode interagir e modificar em sua operação do computador, gravando programas e documentos, entre outros dados que posteriormente poderão vir a ser usados.(Grifo nosso)

Os dispositivos de armazenamento que compõem a memória secundária podem ser removíveis ou não removíveis. Um disco rígido (HD) e o disco de estado sólido (SDD) são dispositivos não removíveis, pois ficam permanentemente no interior do computador, apesar de existirem equipamentos que dão mobilidade à estes dispositivos. Nestes dispositivos internos ficam os softwares prontos para serem executados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com